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SEICHO-NO-IÊ

 

:Mt 24.24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que , se possível fora, enganariam até os escolhidos.

seicho

HISTÓRICO DA SEITA
O fundador da chamada religião do “Seicho-no-iê” (Casa de Vida Longa) é Taniguchi Masaharu, fundada em 1º de março de 1930, no Japão tendo como livro principal “Semei no Jissô (verdade da Vida), com mais de quarenta volumes.

Na realidade, o Seicho-no-iê é um reflexo das idéias de Taniguchi e “não passa de um grande caldeirão em que fermentam as doutrinas mais diversas e contraditórias, tiradas da filosofia, psicanálise, medicina, psicologia, magia, pedagogia, e das religiões mais conhecidas”. “É uma religião de retalhos”. Revistas no Brasil: Fonte de Luz, antigo Acendedor (tiragem mensal 500 mil exemplares), e Pomba Branca para mulheres (tiragem mensal 120 mil exemplares).

Taniguchi Masaharu nasceu em Kobê, atrás das montanhas de Rokko, em novembro de 1893. Devido à pobreza de seu lar, foi educado por seu tio, de forma severa. Seu temperamento era retraído entregava-se à leitura avidamente. Começou a se sentir desgostoso pela vida e a maldizer a sociedade. Já adulto, teve vários casos de amor, a tal ponto que sua consciência dolorida não o deixava dormir. Contraíra doenças venéreas e pensava tê-las transmitido a uma menina, sobrinha de um chefe seu, com a qual tivera um caso. Somente sua auto-sugestão de que não existia doença (era fruto de sua imaginação) o tranquilizou, curando-o da insônia e aliviando sua consciência por um período de tempo.

Desvencilhando-se dos casos de amor, entregou-se ao estudo teórico e prático das ciências psíquicas que exerciam atração sobre ele e nas quais depositava a confiança de que poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade. Várias leituras influenciaram sua vida, sua filosofia, seus pensamentos e a vida de seus familiares: Leu Holmes, Zenwicke, Adler, Freud e outros.

Lendo uma sutra budista, tirou dela o ensinamento fundamental: “Não existe matéria, como não existe doenças: quem criou tudo isso foi o coração. A doença pode ser curada com o coração”. Mais tarde esse conceito tornou-se fundamental também no Seicho-no-iê.

Este pensamento veio de encontro às necessidades de Taniguchi e foi complementado com idéias tiradas da seita Omotoko, de que a “alma psíquica” (shinrei) realmente existe.O complexo de culpa, por causa do problema com aquela menina, atormentava-o ainda.

Somente libertou-se dele com a doutrina da não existência do pecado, da seita Omotokio. Convidado pela seita, começou a escrever a revista Shinrenkai (O Mundo Psíquico). A “recompensa do mundo” se daria em maio de 1922 criam aqueles adeptos. Dois anos antes, Taniguchi se casou, incentivando muitos a fazer o mesmo, apesar de parecer tal loucura diante da profecia. No entanto em maio de 1922 chegou e nada aconteceu. Ao invés de pensar que o erro fora seu e dos adeptos em marcar o dia para o juízo de Deus, ele julga “Deus impotente”.

Em dezembro de 1922, já em Tóquio, Taniguchi, desempregado, escreveu uma dissertação sobre a natureza religiosa do homem – Seido e – (Para a Santidade). A obra logo se esgotou e foi ela que estabeleceu os fundamentos da filosofia de Taniguchi ou a “Teologia do Seicho-no-iê”. Em 1929, lançou número após números; em junho de 1930, Taniguchi inaugurou uma secretaria de imprensa. “Encontrar as leis do coração para fazer com que colaborem na realização da vida” é a finalidade da sua seita, explicada pelo autor Taniguchi Masahara.

Em 1934, estabeleceu seu quartel-general em Tóquio. Persuadiu os leitores que poderiam evitar o medo de qualquer mal, através do preço de uma assinatura da revista. Em 1935, começou a imprimir grandes anúncios nos jornais, semelhante. Logo “os amigos da revista” chegaram a trinta mil.

Em 1936, fez registrar Seicho-no-iê como “Associação Cultural”. Em 1941, a Associação transformou-se em seita, centralizada no “komio”, espécie de deus-pessoal ao qual se dirigem as orações. A seita continuou a dedicar-se à cura dos doentes de mente através de fluído vital. Várias obras saíram da pena de Taniguchi Masahara. A mais importante, além das 80 já publicada, é a intitulada Seimei no jissô (verdadeira natureza da vida) – em mais de 20 volumes.

A cada ano sai um novo contingente desta obra. Redigia cinco revistas mensais, dentre as quais Seicho-no-iê, com uma tiragem de mais de um milhão de exemplares. Jissô no Kotoba (Palavras acerca da verdadeira essência das coisas) contém relatos de curas, histórias vividas e inventadas; desperta a esperança nos crentes e explica a
expansão do Seicho-no-iê. Explodindo a II Guerra Mundial, o Seicho-no-iê influenciou, particularmente, os operários das indústrias bélicas e os colonizadores da Manchúria.

Depois da guerra, Taniguchi foi expurgado. A filha Emiko assumiu a chefia da seita. Masaharu, no entanto, continua sendo a alma e o propagandista da seita. Em 1949 veio dos Estados Unidos um pedido, assinado pelos americanos de origem japonesa, para que Taniguchi pudesse desenvolver livremente a sua atividade.

O quartel general do Seicho-no-iê está em Tóquio. Possuía cerca de 50 filiais, 10 das quais no estrangeiro; 5.000 catequistas. Dizem que no quartel-general há dez milhões de fiéis. Os que participam das reuniões na sede da seita são na maioria pequenos industriais ou assalariados com suas famílias. Os cânticos foram redigidos por Taniguchi. A seita vai assumindo o caráter das religiões tradicionais japonesas.

DOUTRINAS DA SEITA
1. FONTE DE AUTORIDADE – A Seicho-no-iê não é nenhuma seita religiosa. No sentido de dar a vida a todas as religiões, faz conferências baseadas em escrituras do Budismo, em textos da antiguidade japonesa, e, também na Bíblia (A Verdade da Vida, vol. I, p. 13).

Refutando a declaração acima:
a) Que se trata de uma religião ecumênica associando xintoísmo, budismo e cristianismo. Tal é a mistura e é condenada na Bíblia (Dt 32.16,17; I Rs 11.33; Mt 7.13,14; I Co 8.5,6; 10.20; Ef 4.5). Jesus condenou crenças e práticas religiosas que não estavam em harmonia com a palavra de Deus (Mt 16.6,12; 23.5,7,28; Mc 7.6,9).

b) A Bíblia adverte contra o ser desencaminhado pela tradição da religião falsa (Mt 15.3,69; I Co 4.6). Proíbe adicionar ou tirar da palavra de Deus (Dt 4.2; Pv 30.5,6; Is 8.20; Ap 22.18,19). 2. DEUS – Apesar do caráter religioso de suas orações, o Seicho-no-iê não adora nenhum deus, pois Taniguchi julgou Deus impotente e declarou que o deus dos homens são eles próprios.

Palavras inspiradas repetidas nas reuniões: “Neste mundo da essência de Deus perfeitamente ordenada, nós somos os filhos de Deus benéfico, sem arrependimentos, da Providência de Deus que faz viver… O infinito poder da vida que emana de Deus, penetra-nos… penetra-nos…Obrigado!…Obrigado!…Obrigado!”.

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“O Deus da Seicho-no-iê, que manifestastes para indicar o caminho do Deus- Pai, protegei-nos” (Kanro no Hoou, p. 12). “É o Deus do meu interior que te cura…” (Shinsokan e Outras Orações, p. 10). “No interior da criança aloja-se o Infinito” (Shinsokan e outras Orações, p. 15).

Refutando: Identifica Deus como a criatura. A Bíblia apresenta o conceito de um Deus pessoal que criou o Universo. Embora esteja em todas as partes, visto que é onipresente, existe à partes de suas obras. Deus é transcendente, isto é, sua existência vai além das coisas criadas. Segundo as Escrituras, a obra de sua criação (o homem, por exemplo) não constitui parte do ser divino (Gn 1.1,26,27; 2.15; Sl 2.8,9; I Co 15.38,41).

O HOMEM É FILHO DE DEUS
“O Deus da minha alma despertando – Eu vejo em todos os homens o Filho de Deus, é Buda” (Remido Imortal – A verdade da Vida, vol, I, p. 15). Refutação: Os homens tornam-se filhos de Deus quando aceitam Jesus como seu
Salvador pessoal (Jo 1.12).

Se ser criatura significasse o mesmo que ser filho de Deus, se poderia até admitir, contra o bom senso, que Deus é pai dos irracionais. Ele o criou, o que é bem diferente. Pai e filho devem pertencer à mesma espécie; não fosse assim, o cavalo bem que poderia ser filho do homem.

O pecado fez do homem um inimigo de Deus, privando-o da semelhança com o Criador, ainda perceptível no estado de inocência. No que diz respeito ao parecer-se com Deus, o pecador está muito longe. Não pensa como Ele, não se comunica com Ele, ignora sua vontade, não lhe obedece, não o ama. Vive de forma independente e tortuosa, e não aceita a reconciliação por meio de Cristo.

Como pode o pecador considerar-se filho de Deus, se não o vê como Pai? (Jo 8.44; II Co 4.3,4). A semelhança perdida só pode ser recuperada quando nos permitimos lavar e purificar (de todo o pecado) no sangue de Cristo (Ap 1.5), mediante a fé e o arrependimento (At 16.30,31).

3. O PODER DO CORAÇÃO – A doença pode ser curada com o coração. “O que desejamos e amamos vem a nós naturalmente; o que não desejamos e não amamos afasta-se naturalmente de nós…” Há a crença de que não existe matéria apenas coração. Não existe matéria, mas existe realidade (jissô). Está no coração do homem a causa de todos os males do mundo e das dificuldades do dia-a-dia.

Fazer o Seicho-noiê é encontrar as leis do coração para fazê-las colaborar na realização da vida. O próprio inconsciente é chamado de Deus.

A filosofia do Seicho-no-iê revela a psicologia japonesa: magniloquência, egocentrismo, poesia, a utilidade imediata, a procura da alegria de viver, o espírito prático.

4. EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS – Para a educação das crianças é necessário educar primeiro os pais. A influência dos pais sobre os filhos é muito grande e eles reagem como por “reflexo” às utilidades dos pais.

5. CURAS – Lendo a revista Seicho-no-iê a pessoa pode ser curada, pode obter sucesso no casamento, pode ir bem na escola, porque é incentivada a ter fé, aprende sobre a verdade aplicada à vida prática e sobre os reflexos como a causa de muitas coisas negativas.

Ter consigo o livro de Seicho-no-iê possibilita o afastamento de desgraças. Os ensinos Taniguchi Masaharu envolvem o pensamento positivo, a vontade de vencer, a coragem de enfrentar – o que produz efeito benéfico na pessoa.

A EXISTÊNCIA DO PECADO, DOENÇA E MORTE
“A doença não existe no mundo da criação de Deus” (Shinsokan e Outras Orações, p.11). Surge agora, a Seicho-no-iê perante a humanidade como os “Sete Candeeiros”, que profetisa a Luz da Verdade através destes candeeiros e aniquila os três males: Pecado, Doença e Morte, que tem torturado a humanidade desde sua expulsão do Paraíso Éden, como está citado no Gênesis (Kanro no Hoou, p6).

Refutação: A doutrina da não existência do pecado, de que tudo é ilusão, tranquiliza a consciência, sem que a alma rebelde tenha de humilhar-se em arrependimento.

O disfarce do ensino – sob o nome de “filosofia”, de “ciência” – apregoado pelo Seichono- iê, cega os membros com as muitas contribuições que contém.

O orgulho natural se compraz na superioridade intelectual da pessoa que julga poder compreender e praticar uma religião tão incompreensível para a maioria das pessoas. Muitas pessoas são enganadas pela hipocrisia do nome, crendo que uma simples religião possa solucionar o problema do pecado. Como a avestruz da lenda, encontrou para a cabeça um buraco na areia e crêem estar segura.

Mas vejamos o que a Bíblia tem a dizer:
A Bíblia declara que Satanás, o “deus deste século”, foi uma vez um poderoso ser angélico. É o que está escrito em (Is 14.12-14; ez 28.14-16). Esse anjo desejou o trono de Deus (Is 14.1314). Arregimentando após si a terça parte dos anjos, em total rebelião. Orquestrou um ataque frontal a soberania divina, sendo em consequência expulso do céu (Gn 3.6,19; Rm 3.23; 5.12; 6.23).

Jesus nunca curou alguém mediante a negação da enfermidade. Se a doença era algo ilusório, então a cura não tinha sentido. Mas ele deixava bem claro não só que existia a doença, como que havia nEle o poder para curá-las, sendo Deus glorificado.

Antes de atender o convite para visitar seu amigo Lázaro, que estava à morte, ele não teve pressa. Esperou que o moribundo morresse fisicamente e que a morte fosse comprovada, aguardando quatro dias até ressuscitá-lo. É importante ter em mente que Jesus não negou a realidade da enfermidade, como fazem os adeptos da Seicho-no-iê. Ele nunca considerou a doença como uma ilusão. Ao contrário, foi bem claro, foi bem enfático e objetivo quando reconheceu: “Lázaro está morto” (Jo 11.14).
Afirmamos, portanto, que os milagres de Jesus foram reais, fisicamente tangíveis, o resultado incontestável, visível e comprovável da intervenção sobrenatural de Deus sobre suas criaturas:

a) Jesus curou a sogra de Pedro (Mt 8.14,15);
b) Faz cessar a tempestade (Mt 8.26,27);
c) Cura um paralítico (Mt 9.2,6,7);
d) Restaura a visão de dois cegos (Mt 9.27,30);
e) Cura a muitos e expulsa demônios (Mc 1.1,11);
f) Transforma água em vinho (Jo 2,1,11);
g) Multiplica os pães (Jo 6.10,14).

6. O PECADO – O Seicho-no-iê, na pessoa de seu fundador, nega a existência do pecado. Para Taniguchi, somente duas pessoas realizaram o “Eu sem pecado” como ele: Gautama Buda e Jesus Cristo. Para ele, a única salvação para os homens está em acreditarem que são livres do pecado. O Seicho-no-iê, assim com a seita Omokokio, declara o homem imaculado, porque Deus não criou o pecado.

7. SAGRADAS ESCRITURAS – A Bíblia é interpretada por Masaharu de acordo com sua possibilidade e sua fé. São considerados sagrados os seus próprios escritos, pelos adeptos da seita.

8. A MULHER – É muito considerada na seita e enaltecida. Taniguchi fala da “Mulher Eterna”. São suas palavras: “O esplendor da beleza da verdadeira “Mulher Eterna’ adquire sempre mais frescor com o passar da idade”.

9. RECONHECIMENTO – Uma vez que está sendo difícil sobreviver apenas com o lucro da venda de seus livros, Taniguchi introduziu um novo ensino: pede donativos e declara que o grau de generosidade influi na qualidade do donativo (O-kage).

CONCLUSÃO:
Para finalizar, parece que a seita tende a desaparecer quando morre seu líder, uma vez que se prende aos seus ideais. Nela temos um exemplo do poder da literatura. Uma revista, imbuída de misticismo e propaganda intensa, pode dar origem a uma seita que existirá talvez por pouco tempo, talvez por muito tempo.

Que diremos nós diante disso? Temos usado a comunicação escrita para transmitir as verdades do evangelho de Jesus Cristo a tantas almas sedentas e oprimidas?

FONTES DE PESQUISA
LEITE, Tácito da Gama, Resistindo a Tempestade das Seitas. Goiânia: Renascer, 2002.
GEISLER, Norman L., RHODES Ron, Respostas às Seitas, Rio de Janeiro: CPAD, 5ª Ed. 2008.
OLIVEIRA, Raimundo, Seitas e Heresias, Rio de Janeiro: CPAD, 37º impressão, 2010.
CABRAL,J., Religiões , Seitas e Heresias, Rio de Janeiro: Produções, 6ª Ed. 1996.
RINALDI, Natanael, ROMERO, Paulo, Desmascarando as Seitas, Rio de Janeiro: CPAD.
EBD, Pr. Djalma Gomes 17/09/10

06-06-16 013

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

12 respostas em “SEICHO-NO-IÊ”

Para se falar de alguma coisa precisa conhecer , quem escreveu o texto e bem analfabeto em amteria de escritura biblicas , primeiro por que a seicho-no-ie ,não é seita , e nem possue acento ,
para se falar mal ,precisa se conhecer.

Trata-se de uma Filosofia de Ouro, pois aonde o pastor refere “retalhos” de outras relgiões, entendo, Pérolas , em geral comum em todas, com entendimento distinto em cada cultura, haja vista que Deus é Um e o Prof. Massaharu Taniguchi reafirma que DEUS está m cada um de nós “Somos Homens Deus”.

O curioso é que a própria ciência tem confirmado o que a Seicho-no-Ie pregava desde os anos 40, isto atraves da física quântica.

É muito feio e de mal tom condenar a fé alheia com lógicas falhas e analogias equivocadas,mesmo porque a Seicho-no -Ie esteve e está à frente do nosso tempo, contudo Albert Einstein afirmou “Uma mente que se alarga jamais volta ao seu tamanho original”; estamos evoluinndo, o Universo se expanndindo e quem não conseguir embarcar, não embarque,mas não condene assuntos superiores.

Obrigado,

Jefferson

Deus todo Poderoso ilumina todas as religioes que tem por BASE ELEVAR O CORAÇAO DO HOMEM VMOS CONTRIBUIR PARA O PROGRESSO ESPIRITUAL

Sou da seicho-no-ie e
gostaria de pedir orientação pois comprei uma loja
mais o movimento esta muito ruim e não estou conseguindo
fazer nem pras despezas e quero vender, como devo fazer as orações
pra mim fazer um bom negocio.Muito obrigado.

A Seicho-no-ie eh uma Filosofia Sagrada que fala de Jesus Cristo o tempo todo e nunca critica outras religioes.
A Seicho-no-ie, ensina as pessoas a pensarem de forma positiva e acreditar que Deus eha nossa forca interna.
Quem critica essa Filosofia nao a conhece

A Seicho-no-ie, eh uma filosofia muito positiva!!!!!!

PEDIDOS DE ORAÇAO E MILAGRES GILBERTO ANTONIO DE LARA ,MARLENE KARVONSKI GABARDO DE LARA,GABRIELA GABARDO DE LARA,ELIANE CASTORINA DE LARA,SILVANA TERSINHA DE LARA,MARILDA FATIMA DE LARApedidos de milagres e oracoes gilberto antonio de lara , marlene karvonski gabardo de lara ,matheus gabardo messias de lara ,kamilla gabardo messias de lara ,gabriella gaBARDO DE LARA, ELIANE CASTORINA DE LARA ,SILVANA TEREZINHA DE LARA,MARLI TERESINHA DE LARA,MARILDA FATIMA DE LARA JACICHEN, MARIZA FATIMA DE LARA, MARILISE APARESIDA DE LARA MOURA, JANETE APARESIDA GABARDO, JUSILENE SOARES DA SILVA,HELEN LUIZA DA SILVA GABARDO,LUIZ MESSIAS,ELIANDRO FERREIRA BASTOS , MAYCON VINICIUS DE LARA, CESAR ANTONIO BAGGIO, ROBSON JACICHEN ,ROBERTO JACICHEN ,MAURICIO JACICHEN, JHONATAN VINICIUS DE LARA RIBEIRO, JHONY VINICIUS DE LARA RIBEIRO WESLEY HENRIQUE ALU DE LARA GEREMIAS, PAULO VALASQUE, RENATO MILLER ,AMAURI ADILSO DA SILVA,, FLORENTINA KARVOSNKI GABARDO,EDILSON KARVONSKI GABARDO, JOSE ORLANDO GABARDO,NILTON KARVONSKI GABARDO ,NILSON KARVOSNKI GABARDO,NELSON KARVONSKI ALVES GABARDO,

As pessoas que criticam a Seicho-no-ie não sabem o que dizem, tanto que trata-se de uma filosofia de vida que jamais critica outras religiões, ela trabalha fundamentada no Evangelho também e o que é melhor não exige dinheiro epricura ajudar as pessoas a manterem seus pensamenos positivos
De que adianta uma pessoa orar se ela não tem luz????????????

peço a cura espiritual para meu filho eduardo ferreira lima.

gostaria de receber uma prece pois estouem disispero no motivo de vicios

Estou orando por você neste momento. Deus cuidará de tí e dara sabedoria para se livrar dos seus vícios.

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