03/11/2010 – 14h34
Fonte:Folha.com
DE SÃO PAULO
Depois de cinco anos no espaço, o veículo Deep Impact está prestes a participar nesta quinta-feira de uma missão aguardada pelos cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana).
Por volta das 9h50 (horário de Brasília), o Deep Impact vai fotografar o cometa Hartley 2 e enviar as imagens para a Terra.
Nasa capta imagens de restos do cometa Halley
Nasa estipula em 4 bilhões de litros volume de água dentro de cratera lunar
Nasa fotografa momento em que supermancha solar lança labaredas no espaço
Observações feitas anteriormente indicam que o núcleo do Hartley 2 é formado por gelo e pedra e possui um diâmetro de cerca de 1,5 quilômetro.
Nasa
Ilustração do veículo espacial Deep Impact, que vai se aproximar do cometa Hartley 2 nesta quinta-feira
Cientistas observam atentamente cometas porque o interior desses objetos é composto por substâncias que podem fornecer informações sobre a formação do nosso Sistema Solar já que passaram por poucas mudanças.
Essa não é a primeira vez que o Deep Impact é usado para o estudo de cometas. A nave robô se lançou contra o Tempel 1 em julho de 2005 para literalmente "levantar poeira" e colher material para análises.
Desta vez, no encontro com o Hartley 2, não haverá impacto. A missão deve fornecer à Nasa dados que podem gerar uma das mais detalhadas análises sobre esse tipo de astro.