Categorias
Estudos

Um cântico ao Senhor

 

Imagem do avatarPor Joao Maria Soares (perfil no G+ Social) em 21 de abril de 2011
Fonte G+

UM CÂNTICO AO SENHOR (Salmo 40)
Este Salmo é uma demonstração do poder de Deus na vida de quem o reconhece e o busca, o resultado das bênçãos recebidas é um cântico elevado ao SENHOR
1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.. 2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. 3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.

Depois de um longo período de espera o salmista foi ouvido e livrado de grande problema( enfermidade ou outro problema que lhe levaria a morte). Depois do estresse da iminência da morte e o livramento de Deus o salmista Davi cantou este Salmo de confiança em Deus, salientando sua bondade e misericórdia.
Estes Três primeiros versos mostram o que Deus faz para quem nele espera: Deus o ergue da lama do pecado, ou da doença, Deus o purifica dessa lama, Deus o estabelece, Deus o sustenta e harmoniza em Salmo de alegria
4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
5 Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
As maravilhas que Deus opera é grande demais para serem descritos e numerosos demais para serem contados. Só conhecemos as migalhas das maravilhas de Deus e estas são mais do que pudemos suportar é feliz aquele que confia no Senhor

6 Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. 7 Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. 8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. 9 Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes. 10 Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. 11 Não retires de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Davi olha além do sistema sacrifical, ainda operante nos seus dias, colocando como inaceitáveis os quatro sacrifícios básicos enuncias no verso seis( Sacrifício de oferta, holocaustos e expiação), para apresentação da verdadeira gratidão e louvor, Hebreus 10. 5.7 apresentam esse trecho para mostrar que Cristo é a única solução para salvar o pecador definitivamente, daí a expressão de louvor do salmista, olhando o futuro.
É esta bondade de Deus que motiva a nossa gratidão, que se expressa não somente em obras, como também em palavras, em primeiro lugar Deus pede-nos a obediência e só depois nosso sacrifício (I Sm. 15.22-23). O exemplo supremo dessa obediência é o Senhor Jesus Cristo, a quem a epistola Aos Hebreus relaciona estes versículos (Hb.10.5-9). Devemos praticar a retidão, antes de exigir que outras pessoas sejam retas. Nota-se o tema dos sermões de Davi: tua justiça; tua fidelidade; tua salvação; tua graça; tua verdade

12 Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
13 Digna-te, SENHOR, livrar-me: SENHOR, apressa-te em meu auxílio.
14 Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
15 Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
16 Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o SENHOR.
17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

O tema dos versos 12 á 17 muda em relação aos anteriores, dando a impressão que é outro poema que por motivo desconhecido foi anexado ao outro, este é um pedido de auxilio9 urgente, pois o salmista encontra-se em aperto, o importante daqui é que ele reconhece sua incapacidade e limitações, mas que está sob os cuidados do Senhor, ele afirma que o SENHOR é o seu auxilio e libertador
Em qualquer circunstância, sob qualquer pressão, devemos estar confiantes de que DEUS não nos perde de vista em nenhum momento.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.