24/05/2011 – 22h52
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Uma série de tornados que atingiu os Estados americanos do Kansas e Oklahoma deixou ao menos seis mortos e 60 feridos, informaram as autoridades locais.
Ainda segundo o governo dos dois Estados as tempestades chegaram conforme as previsões e há ainda a perspectiva de que diversos tornados atinjam a região nas próximas horas.
De acordo com a emissora CNN ao menos um tornado já se formava na noite de terça-feira também no Estado do Texas, e alertas foram emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional para a região de Dallas e outros condados do norte do Texas.
No Kansas uma árvore foi lançada contra um carro, matando seus dois ocupantes, na cidade de St. John.
As mortes chegam apenas dois dias depois do tornado que devastou a cidade de Joplin, no Missouri, matando ao menos 122 pessoas.
O crescimento no número de vítimas já faz desse tornado o mais mortífero do país em 60 anos.
Mira Oberman/France Presse
Imagem mostra rastro de destruição na cidade de Joplin, nos EUA; tornado deixou ao menos 117 mortos
Tanto as autoridades quanto os bombeiros, no entanto, ainda esperam encontrar sobreviventes entre os escombros.
A revisão do número de vítimas chega no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que visitará a área devastada no próximo domingo (29).
Na casa do embaixador dos EUA em Londres, no momento em que iniciava uma visita de Estado ao Reino Unido, Obama disse que sua promessa aos atingidos pelas tempestades no meio-oeste norte-americano é de que o governo federal os apoiará.
Larry Downing/Reuters
Presidente americano, Barack Obama, fala sobre tornado que matou ao menos 117
"Tudo que podemos fazer é fazer com que saibam que toda a América se importa profundamente com eles e que vamos absolutamente tudo que pudermos para garantir que se recuperem", disse.
Obama está em visita de uma semana por quatro países europeus e deve retornar a Washington no sábado (28).
"Como todos americanos, estamos monitorando muito de perto o que tem acontecido e estamos de coração partido com as imagens que vimos", disse Obama a jornalistas.
Editoria de Arte/Folhapress