Categorias
Noticias

Em meio ao crescimento econômico, budismo avança na China

 

EFEPor María Esther Chía | EFE – 2 horas 3 minutos atrás

 

Embora o governo de Pequim continue controlando as práticas religiosas da sociedade, as crenças têm se tornado muito populares na China, sobretudo o budismo. Em todo o país, há mais de 13 mil templos budistas, além da estátua de Buda mais alta do mundo. E, de todas as variedades dessa religião, justo a tibetana é a mais popular.

Buda gigante de Leshan, na província de Sichuan

Buda gigante de Leshan, na província de Sichuan

O budismo foi introduzido na China proveniente da Índia por volta do século 1 e se transformou na religião de maior influência do império chinês após o século 4. Diz-se que um dos imperadores da Dinastia Han enviou uma delegação à Índia para trazer livros, estátuas e monges com os quais depois se traduziram os escritos divinos ao chinês.
A China, onde há mais de 13 mil templos budistas, abriga a escultura do Buda mais alta do mundo, de 128 metros de altura, o Buda do Templo de Primavera, em Lushan. Além disso, o budismo tibetano é o mais popular, não só na região do Tibete, mas também na da Mongólia Interior.
Esta religião, que durante a Revolução Cultural (1966-76) foi proibida e seus praticantes, perseguidos, detidos e, no caso dos monges e freiras, obrigados a se casar e viver em sociedade, hoje voltou a se difundir em abundância na China. Mas, por que de repente muitos cidadãos chineses decidiram se converter ao budismo? Por que ultimamente se começaram a construir mais templos budistas na China?
Renascimento religioso
Um estudo realizado pelo pesquisador Hongyi Harry Lai e publicada na revista dinamarquesa "The Copenhagen Journal of Asian Studies" explica que, desde 1979, apenas um ano depois da abertura econômica chinesa, o país experimentou o renascimento das religiões, especialmente do budismo.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.