Por Ana Araújo|Repórter do The Christian Post
Cientistas norte-americanos criaram uma placa de metal 100 vezes mais leve do que o isopor. A foto divulgada mostra o material em cima de uma flor dente-de-leão, sem provocar danos.
-
(Reuters)
Cientistas dos EUA afirmam ter criado o metal mais leve do mundo
Os pesquisadores são da Universidade da Califórnia em Irvine. Os laboratórios responsáveis são o HRL e o California Institute of Technology.
De acordo com um estudo publicado na revista "Science" desta sexta-feira, o novo metal é constituído em 99,99% por ar graças à sua arquitetura celular. Também possui níquel em sua fórmula mas, de acordo com os autores, pode ser feito com outra composição já que o níquel foi escolhido apenas pela sua facilidade de manuseamento.
É o mais leve material existente na Terra e, até o momento, o seu estudo não sofreu qualquer contestação. A novidade recebeu o nome de "microrede metálica ultraleve".
"O truque é fabricar uma rede de tubos ocos interligados com uma parede de espessura mil vezes inferior à de um cabelo humano", explicou Tobias Sandler, que lidera a investigação.
Por enquanto, o material sólido mais leve do mundo registrado pelo Guinness Book of Records é o Aerogel, uma substância produzida nos laboratórios da NASA, para coletar poeira da cauda de cometas, a bordo da nave Stardust.
O material pesa 3 miligramas por centímetro cúbico. A título de comparação, o ar que respiramos tem uma densidade de 1,2 miligramas por centímetro cúbico.
Por isso, o Aerogel recebeu o apelido de fumaça sólida, ou fumaça congelada. O exemplar que está a bordo da Stardust pesa 5 miligramas por centímetro cúbico.