30/11/2011 – Dia do Evangélico

Correio Braziliense – 28/11/11

Evangélicos de Brasília

Tem gente que pensa que evangélico só vai à igreja para participar dos cultos aos domingos. Esse é um dia separado, mas as atividades nos templos da cidade são diárias. Tem trabalho para todas as idades e gostos dentro das igrejas. E tem voluntários para todas as tarefas. As mulheres, por exemplo, fazem chá, congressos, culto semanal, bazar, culto da noiva, do bebê e por aí vai.
Os músicos enchem os templos de melodia com os ensaios das equipes. Guitarra, saxofone, bateria, vocal. Muito mais do que cantar bem, eles têm um estilo de vida de adoração a Deus.
A moçada ligada na dança leva aos púlpitos a leveza da adoração por meio do movimento. Com roupas coloridas, fazem dança profissional aos passos do balé, street dance, entre outros estilos. E os corais? Têm beleza singular. Toda igreja evangélica que preze a boa música investe na formação de coros. Os coralistas são pessoas dedicadas à música e enchem de alegria a igreja. Isso sem falar nas cantatas e musicais especiais que celebram datas importantes no calendário cristão como Natal, Páscoa, entre outras.
Para as crianças, muita pipoca, contação de histórias bíblicas, pintura de desenhos, acampamentos onde se divertem com caça ao grilo, desfile de pijama, guloseimas, banho de piscina, brinquedos infláveis.
Os adolescentes já combinam nas redes sociais se encontrar nos cultos e depois sair para lanchar juntos. Vale sanduíches, pizzas e até aquele cachorro-quente nas barraquinhas espalhadas pela cidade. Vale também ver um filme com a turma, seja em casa seja nos cinemas.
Para os homens, cursos diversos de como desenvolver uma liderança sadia e aprovada pela família. Aliás, família é valorizada no meio do segmento. Elas formam a base da igreja assim como a da sociedade. Pais e mães evangélicos têm a oportunidade, dentre os trabalhos desenvolvidos para esse público, de fazer cursos sobre finanças, educação dos filhos seguindo os sábios conselhos da Bíblia. Casais também têm seu momento de descontração nos jantares organizados para celebrar o amor. Todas as igrejas evangélicas investem nas famílias. Datas como o Dia dos Namorados não passam em branco entre os casais. Jantares românticos são promovidos para aproximar, ainda mais, os que se amam.
As atividades sociais também são outro ponto forte dos evangélicos. Sem medo de errar, afirmo que a igreja sempre chega aonde o braço do Estado brasileiro não alcança. Os dependentes químicos são um exemplo, pois não têm clínicas públicas adequadas para se recuperarem. Mas os evangélicos oferecem vários trabalhos voltados para a saúde e bem-estar dos alcoólatras, detentos, dependentes químicos, crianças órfãs, idosos. Pastores e seus liderados organizam campanhas de arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene pessoal, cobertores, sapatos e fazem a distribuição gratuita para abrigos, creches, casas de recuperação e presídio.
Ser evangélico é isso. Amor ao próximo, disposição em servir, prezar pela ética. Quem pensa que é receber privilégios ainda não leu a Bíblia. Jesus ensina a humildade, o serviço em favor do outro, prega a paz, o acordo, a harmonia. As igrejas evangélicas têm muitos problemas, pois somos seres humanos também, mas têm virtudes que merecem ser destacadas com pessoas sérias e honradas que não aparecem diariamente na mídia. São anônimos que trabalham voluntariamente, à sombra, sem exposição dos holofotes da TV, por amor, doando-se em favor do outro. Aos evangélicos sérios e éticos, aos pastores que sabem que têm um ministério em amor e estão realmente trabalhando para o Reino de Deus e não para interesses próprios, o meu abraço. Dia do Evangélico, 30 de novembro de 2011. Tempo de celebrar Jesus, nosso Salvador.
Denise Santana, evangélica, jornalista e professora