“Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.” Gn 28.16
Betel foi o lugar onde Jacó teve uma visão da escada que ligava a terra ao céu. Nesse mesmo lugar, mais tarde Jeroboão II construiu um templo rival ao de Jerusalém. Deus apareceu a Jacó num tempo de grande crise e profunda angústia. Ele estava fugindo de casa, depois de mentir para seu pai e enganar a seu irmão. À noite, cansado da jornada, tomou uma pedra e fê-la seu travesseiro. Então, sonhou com uma escada que ligava a terra ao céu e os anjos de Deus subiam e desciam pela escada.
Ali ouviu preciosas promessas de Deus. O Senhor prometeu-lhe aquela terra e numerosa descendência. Prometeu-lhe presença e provisão. Deus, porém, apresentou-se a Jacó não como seu Deus pessoal, mas apenas como o Deus de seu avô e de seu pai. Jacó tinha bênçãos da graça comum, mas ainda não era um homem salvo. Deus, porém, amou-o incondicionalmente, escolheu-o soberanamente e o salvou-o graciosamente. Quando Jacó acordou do seu sono, entendeu que Betel era um lugar tremendo, a casa de Deus, a porta do céu.
Ore
Deus, tu conheces o meu interior e necessidades. Eu desejo sentir a tua presença em minha vida. Manifesta-te a mim de modo que eu sinta a mesma alegria e temor de Jacó. Em nome de Jesus.
Data: 30/11/2011