Presos usam piscina com autorização de pastor no AM

02/04/2012 – 20h03

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Cinco detentos provisórios da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no centro de Manaus (AM), tomaram banho e se divertiram em uma piscina de plástico armada no campo da unidade, numa manhã quente de novembro do ano passado.

Após festa em presídio, secretário pede demissão no AM
Diretor de presídio é afastado no AM após presos fazerem churrasco

As cenas da indisciplina dos presos foram publicadas nesta segunda-feira (2) no site do jornal "A Crítica", causaram mais um desgaste na cúpula da Sejus (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos do Amazonas).

Na semana passada, imagens de uma festa mostrando presos bebendo e fazendo churrasco foram divulgadas em redes sociais. Esse caso provocou a demissão do secretário de Justiça, Lélio Lauria.

O diretor da Unidade Prisional do Puraquequara, onde aconteceu a festa, foi afastado depois que uma sindicância foi aberta. Os 12 presos foram transferidos para outros presídios e vão responder a um processo disciplinar, perdendo direito a visitas nos fins de semana.

De acordo com o secretário-adjunto de Justiça, coronel Bernardo Encarnação, a piscina de plástico pertence à Igreja Assembleia de Deus. No dia 8 de novembro do ano passado, a igreja recebeu autorização da Sejus para realizar um batismo nas águas (imersão) com os detentos na unidade, disse o secretário.

Encarnação afirmou que os cinco presos fotografados, ainda não identificados, ajudaram a montar a piscina. Depois tomaram banho. Ele disse que o caso não tem relação com a festa dos presos na outra unidade. Uma sindicância foi aberta. Não houve afastamento de funcionários.

Procurado pela Folha, o pastor Paulo Farias, responsável pela capelania da Igreja Assembleia de Deus, disse que os cinco presos receberam sua autorização para tomar banho na piscina. Os detentos, segundo ele, não participaram do batismo.

"Simplesmente, depois do batismo, eles foram secar a água, aí pediram para tomar o banho. Um guarda que está de marcação com o diretor bateu a foto na hora. Aproveitou a oportunidade para bagunçar com o diretor", disse o pastor.

Jean Oliveira, diretor da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, não foi localizado para falar sobre o caso.

O presidente da OAB seccional do Amazonas, Fábio Mendonça, disse que as indisciplinas nos presídios de Manaus são lamentáveis e inadmissíveis.