PorEliane Honorato | Correspondente do The Christian Post
A igreja Universal do Reino de Deus teve seu pedido sobre a proibição do provedor de busca do Yahoo! De exibir resultados da igreja por meio do termo “Casa da Moeda”, revogada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
-
(Foto: br.search.yahoo.com)
Foto de tela do buscador Yahoo! com as palavras-chaves "Casa da moeda", mostrando a Igreja Universal do Reino de Deus, nos resultados.
Em 2006, a igreja conseguiu após ordem judicial que o Yahoo! não apresentasse informações referentes à instituição nos resultados de busca que fossem realizadas por meio deste termo.
A justiça determinou que caso o provedor de busca do Yahoo! proporcionasse informações a respeito da igreja Universal do Reino de Deus descumprindo a ordem que lhe foi aplicada, seria cobrado para cada dia uma multa no valor de R$500,00.
Entretanto, desta vez, a justiça aboliu a decisão por compreender que o serviço de busca do Yahoo! é uma ferramenta que responde a pedidos de busca com informações contidas em outros sites, com um rastreamento feito de maneira automática.
Segundo informações UOL, a ação realizada pela igreja Universal do Reino de
Deus, baseia-se em o termo utilizado para busca de informações sobre a igreja, tratar-se de uma expressão que prejudica a sua imagem, logo que a internet é um canal de comunicação que abrange o mundo todo.
O site Yahoo! posicionou-se alegando que a ferramenta de busca oferece informações publicadas por sites de terceiros e que o mesmo não possui tais controles. Os termos utilizados na busca por informações são resultados do que é pesquisado.
Entenda como funciona a ferramenta de busca
O serviço de busca em sites são ferramentas programadas para conduzirem a quem realiza a pesquisa para links e textos inserida na internet. Tais links são elaborados por terceiros e seus conteúdos são de responsabilidades de quem o desenvolveu. O provedor de busca somente apresenta listas dos conteúdos existentes sobre o assunto a qual se refere à pesquisa.