Alunas evangélicas são impedidas de entrar em escola por usar saia

Por Luana Santiago | Correspondente do The Christian Post

Alunas evangélicas ligadas à igreja evangélica Assembleia de Deus do segundo e terceiro ano de uma escola pública em Olinda, PE, foram impedidas de entrar na escola nesta quarta-feira (26), porque estavam usando saia. O caso ocorreu na Escola Estadual Padre Francisco Carneiro, no bairro de São Benedito.

• Alunas evangélicas

(Foto:Divulgação)

Alunas evangélicas proibidas de entrar na escola por usar saia

De acordo com a estudante Taylene Batista, as alunas já haviam conversado com o diretor que disse que não interferiria na religião das meninas, mas que gostaria de ver o tamanho das saias.

"Eu disse para o diretor: ‘nós não podemos usar saia, somos evangélicas?’ Ele disse que não ia interferir na religião de ninguém, que podíamos usar saia, mas que queria ver o tamanho da saia da gente. Nossas saias estão bem decentes, estão em um tamanho ótimo", contou.

Thallita Cunha, uma das estudantes, lamentou a atitude da direção da escola. "A gente foi barrada, logo hoje que tenho cinco provas, trabalhos, estudos. Isso aqui é uma escola do governo. Ele devia chamar a gente para dentro, não colocar a gente para fora. Vocês viram que ele fechou o portão na nossa cara", falou a garota.

A mãe de uma das alunas, Maria José Ferreira, ficou surpresa com a decisão da direção e disse que desde que a filha se tornou evangélica usa saia e nunca havia sido proibida de entrar na escola.

No mesmo dia no final da tarde, as alunas participaram de uma reunião com o diretor da escola. Segundo estudante Raiane Trindade, o diretor argumentou que tudo foi um mal entendido.

Curta-nos no Facebook

"Ele disse que foi um mal entendido, que ele tinha passado para o porteiro que não podia entrar no colégio com saia acima do joelho. Foi criado um Comitê de Fardamento, formado por nós mesmos, e, a partir de quinta, (27), nós vamos poder entrar de saia. Acreditamos que foi um mal entendido, por isso não estamos com raiva do diretor", disse a estudante.

De acordo com publicação G1, a Secretaria Estadual de Educação informou que vai encaminhar, ainda esta semana, a Comissão de Direito do Aluno para apurar o caso e tomar as medidas cabíveis.

A secretaria ainda completou que todas as provas das alunas que não entraram hoje na unidade de ensino foram remarcadas e que o diretor da escola será notificado com uma medida administrativa.

O uniforme indicado pela Secretaria de Educação é composto por camisa e mochila. A recomendação é que a camisa seja usada com calça jeans e tênis, mas essa sugestão não é obrigatória.

Normalmente as regras de vestimenta dos evangélicos, podendo ocorrer variações dependendo da igreja, vetam calças, decotes e transparências.