Fiéis da Igreja Universal estavam vestidos de branco formando um cordão humano nas vias que dão acesso à mega igreja
por Leiliane Roberta Lopes
Quem passou pela Avenida Celso Garcia na tarde e noite de ontem (31) ficou curioso não apenas para as luzes acesas que destacavam a grandiosidade do Templo de Salomão, mas também pelo cordão humano que cercava a mega igreja e seus arredores.
Em um trecho da avenida, cujo tráfego foi impactado causando lentidão e congestionamento, um tapete vermelho foi estendido em um percurso de mais de 50 metros ligando a central da Igreja Universal no número 499 até o novo templo que estava sendo inaugurado.
Os milhares de fiéis de branco – jovens da Força Jovem Universal – não podiam explicar porque estavam ali rodeando a região, tão pouco diziam o que passaria pelo tapete vermelho que subia as belíssimas escadas até a esplanada do templo.
Enquanto a reunião não era iniciada a Orquestra Toccata entoava músicas clássicas e algumas canções religiosas. A cerimônia de inauguração do Templo de Salomão começou com pouco mais de cinco minutos de atraso tendo o bispo Domingos Siqueira como mestre de cerimônia.
O mestre de cerimônia – que usava uma talit com as cores da bandeira de Israel e um quipá – apresentou as personalidades políticas e militares que estavam presentes, como a presidente Dilma Rousseff; o vice-presidente Michael Temer; o governador de São Paulo Geraldo Alckimin e sua esposa Lú Alckimin; o prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad; e outros.
O bispo Edir Macedo, líder da IURD e idealizador da obra do Templo de Salomão, estava acompanhado de sua esposa, Ester Bezerra, sentado na primeira fila rodeado pelos líderes políticos.
A Arca da Aliança
O significado daquele grande tapete vermelho foi revelado pelo mestre de cerimônia que anunciou a entrada da Arca da Aliança no Templo. O objeto, cujo significado é a presença de Deus, foi levado por “sacerdotes” (bispos) – vestidos de branco – da catedral para o Templo tendo a ajuda de “levitas” (pastores) – com as mesmas vestimentas dos sacerdotes – que tiraram a estola que cobria o objeto de ouro somente quando as portas principais do templo foram abertas.
Enquanto isso o Universal Gospel Choir, da África do Sul, com trajes típicos, entoava canções em inglês. Com a Arca dentro do Templo de Salomão, o Hino de Israel e o Hino Nacional foram tocados.
História da Igreja Universal
A cerimônia contou com a exibição de um filme intitulado “Atraídos pela Revolta” que mistura a história do chamado de Abraão, passando por outros trechos importantes da Bíblia, até a Reforma Protestante para chegar, finalmente, no início da Igreja Universal.
A “Revolta” que dá nome ao filme narra o sentimento que fez com que Edir Macedo iniciasse seu ministério, quando sua segunda filha, Viviane Freitas, nasceu com palato fendido e lábio leporino. Foi por conta da enfermidade da criança, que Macedo se “revoltou” e passou a pregar nas praças públicas do Rio de Janeiro.
A IURD foi fundada em 1977 e o Templo de Salomão consolida o ministério com uma das maiores denominações evangélicas do mundo.
Testemunho e luta contra as drogas
O bispo Rogério Formigoni, também vestido com estola e quipá, foi convidado para dar ser testemunho e falar sobre os trabalhos da Igreja Universal contra as drogas.
Usuário de maconha, craque e cocaína, o bispo chegou a perder tudo até que encontrou a igreja e foi liberto.
Um fiel que tem uma história parecida, também subiu no altar para testemunhar como os trabalhos de libertação da denominação o ajudaram a recuperar sua vida e sua família.
Após os testemunhos, o bispo pediu que os presentes escrevessem em um envelope um pedido de oração e fizessem uma oferta voluntária.
Edir Macedo ora pela paz
O bispo Edir Macedo foi o último a subir no altar. De talit e quipá ele fez uma oração longa clamando pela paz em Israel e pela paz de espírito de todos que estavam acompanhando aquela reunião. Ele também leu Jeremias 9:23 e fez um apelo para quem quisesse receber o Espírito Santo.
Imprensa do lado de fora
Apesar de credenciar emissoras de TV, rádios, portais, jornais e revistas, os jornalistas não tiveram acesso à área interna do Templo de Salomão.
Ficamos do lado de fora em uma área isolada acompanhando toda a cerimônia através de duas TVs que estavam sintonizadas na CNT. As duas quedas de energia que atingiram o Templo, fizeram com que parte dessa transmissão fosse cortada.
Ao terminar a reunião, Edir Macedo anunciou que acompanharia a presidente Dilma Rousseff para a coletiva com os jornalistas, mas depois de mais de meia hora de espera seguranças da Universal confirmaram que a presidente não falaria com a imprensa, e os jornalistas foram dispensados.