O Ministério Público instaurou uma investigação para apurar se houve fraude na construção do Templo de Salomão, que será inaugurado nesta quinta-feira em São Paulo pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Orçado em R$ 680 milhões, o templo tem 74 mil metros quadrados de área construída na avenida Celso Garcia, no Brás, onde antes funcionava uma fábrica. Em 2006, a Iurd teria entrado com um pedido de reforma do prédio da fábrica para abrigar o megatemplo. No entanto, segundo parecer do arquiteto Eduardo Nobre, da FAU-USP, a fábrica já havia sido demolida. A área faz parte de uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Pela norma da Zeis, em novas construções, a proprietária da área seria obrigada a destinar 40% do terreno a moradias populares. Em caso de reforma, essa regra não pode vigorar. A presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin confirmaram presença na inauguração da nova igreja.
Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pela Folha de S. Paulo, a Iurd teria usado informações falsas para driblar a legislação e construir o templo sem destinar os 40% do terreno a moradias populares. A irregularidade foi revelada ainda em 2006, em parecer técnico à Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU), da prefeitura. No ano seguinte, no entanto, a CTLU aprovou a construção da obra considerando apenas o parecer do Aprov, departamento responsável pela autorização de construções e reformas do município.
– Eu achei estranho o fato de permitirem o uso do terreno para a construção do templo, já que é uma área de Zeis. Fiz uma vistoria e constatei que o prédio já havia sido demolido. Qualquer construção naquela área deveria ser submetida às regras da Zeis – disse Eduardo Nobre.
Fonte: O Globo
4 respostas em “Ministério Público vai investigar construção do Templo Salomão”
Márcia Farias liked this on Facebook.
Não sei porque investigar o Templo do Edir Macedo, será que vai investigar se o espaço vai estar lotado? Eu acho que onde tem uma maioria de pessoas que aprovam esta tudo certo. Acho melhor o Ministério Publico investigar a Saúde, a educação, a segurança e deixar o Edir para Deus cuidar.
Zilcinete Moreira Anete liked this on Facebook.
Mariinha Aparecida Vilela Silveira liked this on Facebook.