Certo dia, dei uma entrevista à jornalista da revista evangélica “Milénio” que me perguntou a minha interpretação sobre o Milénio. Respondi-lhe que não sabia do que ela estava a falar. A minha resposta causou-lhe surpresa por um pastor não saber o que era o “milénio”.
Na verdade, sei o que se diz sobre o milénio, o pré-milénio, pós-milénio e o amilenismo. Toda esta doutrina é baseada no texto seguinte:
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre este, não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos, Ap 20:6“.
Procurarei dar o meu entendimento segundo uma exegese bíblica à cerca do supra citado texto. Todos sabemos que a melhor regra de interpretar a Bíblia é que a mesma se interpreta a si própria e isto para evitar conjecturas racionais.
Vejamos o que o Apóstolo Paulo escreveu sobre a ressurreição:
“De sorte que fomos sepultados com ele, pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida, Rm 6:4“.
O batismo nas águas é um ato de fé pelo qual o pecador arrependido se une ao Cristo cujo Sangue derramou na cruz do Calvário para propiciação de todos os seus pecados a fim de sepultar a velha natureza, o corpo do pecado e renascer para com Cristo reinar, Rm 6:6-11.
Também na Carta aos Colossenses Paulo faz referência à ressurreição, como segue:
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à dextra de Deus, Cl 3:1“.
“Sepultados com Ele no batismo nEle, também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dos mortos, Cl 2:12“.
“E nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus,Ef 2:6“.
O batismo nas águas conjuntamente com o batismo no Espírito Santo confere autoridade espiritual para que possamos reinar com Cristo durante mil anos, um número simbólico cujo tempo nos é dado pelo Cristo até que o Evangelho do Reino de Deus seja pregado a todas as nações e então virá o fim.
Finalmente precisamos de cuidar que o batismo nas águas que João realizou no Jordão serviu para anunciar a chegada do Reino de Deus e do Seu Cristo, Mt 3:2, e o batismo nas águas em nome de Jesus, Atos 2:38 é para aqueles que salvos pela graça mediante a fé, são revestidos de autoridade para com Cristo reinarem.
Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues
2 respostas em “Doutrinas dos Santos Evangélicos”
Doutrinas dos Santos Evangélicos https://t.co/WMHHz7M3rA
Simphoriano Martinez liked this on Facebook.