Dentre as religiões mais famosas do mundo destacam-se o Cristianismo e o Islamismo! Estima-se que existam quase 10 mil religiões ao redor do mundo, e uma delas é o Satanismo.
O Satanismo é formado por um conjunto de crenças, filosofias e tradições para adoração e veneração de Satanás. Mas Satanás não é o único adorado neste seita, dentre outros demônios existe uma entidade misteriosa venerada por praticamente todo satanista: Baphomet, o maior ídolo do Satanismo depois de Satanás.
Mas quem é realmente Baphomet, e qual a sua origem? Começando pelo nome, a origem do termo “Baphomet” divide opiniões. Este seria uma junção de deuses e crenças, uma vez que supostamente é a derivação de Mahomet (o nome do profeta do Islã), ou a junção “Baph+Metis” do grego “Batismo de Sabedoria”. Outra teoria nos leva a uma composição do nome de três deuses: ‘Baph’, que seria ligado ao Deus Baal; ‘Pho’, que derivaria do deus Moloc; e ‘Met’, advindo de um deus dos egípcios, Set.
Baphomet, na aparência física, é retratado (originalmente por Eliphas Levi) como sendo um indivíduo semi-humano, com asas, cabeça de bode, seios femininos e um caduceu (simbologia sexual que aparece com frequência na alquimia (o coito do rei e da rainha), com a qual o ocultismo tem relação) representando literalmente um falo masculino. Uma mistura de homem, mulher e animal.
Originalmente, Baphomet seria o ídolo pagão dos extintos Cavaleiros Templários, exterminados pela Igreja no século XIV. Para os membros da seita de Satanás, Baphomet é um dos príncipes de Lúcifer na terra. Sua história para os satanistas vem do livro Goécia de Salomão, onde Salomão tinha aprisionado 72 espíritos e somente com a estrela de Baphomet poderia abrir o portal.
Além disso, Baphomet representa matérias opostas (o bem e o mal, as trevas e a luz, o masculino e o feminino). Ele tem seios femininos e o órgão genital masculino, e é humano mas ao mesmo tempo é animal. Suas mãos apontam o céu e a terra, uma alusão à citação “assim na terra como no Céu”.
Recentemente foi inaugurada um templo satanista em Detroit, nos EUA, onde existe uma grande estátua retratando o deus-bode em bronze.