Categorias
Cultos

Grupo conservador Metodista Unido apoia ‘separação amigável’ durante debate LGBT

Delegados e bispos oram antes de uma votação importante sobre as políticas da igreja sobre homossexualidade durante a Conferência Geral Metodista Unida de 2019 em St. Louis.
Foto: UMNS / Mike DuBose

Um grupo teologicamente conservador endossou um plano de “separação amigável” para a Igreja Metodista Unida devido ao debate contínuo da denominação sobre questões LGBT.

Nos últimos anos, a UMC passou por debates cada vez mais divergentes sobre a posição oficial do corpo da igreja contra a homossexualidade, o casamento gay e a ordenação de clérigos homossexuais não-celibatários.

A Wesleyan Covenant Association divulgou um comunicado na quinta-feira passada expressando o apoio de sua liderança ao Plano de Indianapolis para a Separação Amigável, uma proposta que será considerada na Conferência Geral da UMC no próximo ano.

O Rev. Jeff Greenway, presidente do Conselho da WCA, disse em comunicado que a votação do conselho a favor do Plano de Indianápolis ocorreu após um debate considerável.

“Às vezes era um debate tenso para o conselho, mas sempre respeitoso”, explicou Greenway. “Todos os membros do nosso conselho, leigos e clérigos, prestaram anos de serviço à Igreja Metodista Unida; eles a apoiaram fielmente com seus talentos, tempo e serviço. ”

“Portanto, foi obviamente uma decisão muito difícil e dolorosa concluir que alguma forma de separação é o único caminho viável, dado o grande impasse que ameaça a denominação e suas igrejas locais”.

O Plano de Indianápolis foi criado durante o verão por meio de reuniões de um grupo de 12 pessoas de líderes metodistas unidos, incluindo centristas, progressistas e conservadores.

Nomeado para a cidade em que o grupo se reuniu, o plano exige a criação de uma denominação tradicionalista, uma denominação centrista e, possivelmente, uma denominação progressista.

O evento Global Gathering da Wesleyan Covenant Association no Monte. Igreja Metodista Bethel Unido em Marietta, Geórgia, em novembro de 2018. Aproximadamente 2.500 pessoas compareceram. 

O “Plano Indy” não deixa de ter seus críticos. O reverendo Sky McCracken, pastor sênior da Primeira Igreja Metodista Unida em Jackson, Tennessee, argumentou que o plano é falho ao assumir que “as congregações locais, e até os ‘grupos de afinidade’, estão perto de serem monolíticos”.

“Dividir o UMC em dois grupos de ‘Tradicional’ e ‘Centrista / Progressivo’ é uma suposição bastante ampla – alguns diriam ingênuos, outros diriam manipuladores”, ele escreveu em um post no Facebook republicado pela United Methodist Insight em agosto .

“O que essas palavras significam? Parece semelhante a quando os políticos rotulam o ‘outro’ qualquer termo depreciativo que está em voga para obter votos. Eu pensaria que a Igreja gostaria de usar uma abordagem diferente do que imitar nossos políticos. ”

O Plano de Indianápolis não é a única proposta que a Conferência Geral de 2020 considerará que advoga a separação amigável como uma maneira de terminar o debate da denominação sobre questões LGBT.

O UM-Forward teologicamente progressista apresentou uma proposta conhecida como Plano Mundial das Novas Expressões, que, se implementada, criaria quatro denominações metodistas diferentes: uma “Igreja Metodista Tradicionalista”, uma “Igreja Metodista Moderada”, uma “Igreja Metodista Progressista” e uma Igreja Metodista de Libertação.

“Essas novas expressões compartilharão uma herança comum, baseada na visão wesleyana de graça e santidade, compromisso com a missão e conexionismo. No entanto, cada denominação terá um entendimento diferente de como essa herança ‘serve fielmente à era atual’ ”, afirma o NOVO Plano.

“Fiel à oração da aliança dos Wesleys, entregamos nossa lealdade a uma única denominação em nome do emprego fiel ao evangelho de Jesus Cristo e reimaginamos nossos futuros ministérios e missões.”

Siga Michael Gryboski no Twitter ou Facebook

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.