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Cristo veio para nos tornar verdadeiramente humanos: a pecaminosidade humana e a imagem de Deus

eu
“The Nativity”, Jacopo Tintoretto, final dos anos 1550. Museu de Belas Artes de Boston.

O Advento está sobre nós, e em minha casa, pelo menos, já estamos inundados de decorações de Natal, música e filmes. O doce de casca de hortelã-pimenta já está à mão. Os pratos, xícaras e copos de Natal acabaram. Nossa árvore foi erguida em 29 de novembro! Minha esposa, Jeanie, faz o Natal direito .

Na missa católica do primeiro domingo do Advento, a homilia do padre continha uma frase que ressoou em mim. Ele disse: “Jesus não veio ao mundo para nos tornar deuses. Ele veio para nos tornar verdadeiramente humanos. ”

David Gushee

Embora eu saiba que essa afirmação dificilmente esgota o significado da Encarnação, acredito que seja profundamente importante. É um aspecto importante da teologia do “humanismo cristão” que abracei em After Evangelicalism (2020) e que estava trabalhando em outros termos antes disso. Em três posts entre agora e o Natal, quero oferecer um relato teológico do que significa dizer que Cristo veio ao mundo para tornar os seres humanos verdadeiramente humanos. Essas postagens são vagamente adaptadas do meu livro de 2013, The Sacredness of Human Life .

Gênesis 1 diz que os seres humanos foram feitos à imagem e semelhança de Deus (1: 26-27). O conceito de imago dei desempenha um papel importante na maioria dos tratamentos teológicos cristãos contemporâneos da natureza, dignidade e direitos dos seres humanos.

Quer a imagem de Deus seja entendida como consistindo em nossas elevadas capacidades racionais, espirituais e morais, em nossa responsabilidade delegada pela terra e outras criaturas, em nossa imortalidade originalmente pretendida, ou talvez como uma declaração de que os humanos são as únicas representações permitidas do divina na terra, a imago dei há muito tempo é entendida como conferindo um status moral elevado à vida humana.

Em Gênesis 9, de forma bastante significativa, é citado como a razão pela qual o assassinato é proibido: “Vou requerer um ajuste de contas pela vida humana … porque à sua imagem Deus fez o homem” (9: 5-6). Quase todos os documentos cristãos de direitos humanos fazem afirmações fundamentais vinculadas à imagem de Deus. É precisamente porque o homem foi feito à imagem de Deus que a vida humana tem dignidade, a vida humana deve ser protegida e os direitos humanos devem ser respeitados.

“É precisamente porque os humanos foram feitos à imagem de Deus que a vida humana tem dignidade, a vida humana deve ser protegida e os direitos humanos devem ser respeitados.”

No entanto, alguns teólogos cristãos, tomando a metanarrativa criação / queda / redenção cristã como normativa, como eu, argumentaram que a imagem de Deus não sobreviveu (totalmente ou de forma alguma) à entrada do pecado no mundo. As tradições cristãs e os teólogos discordam entre si sobre se, ou quais componentes de, ou em que medida, a imagem de Deus na humanidade sobreviveu à queda.

Dado o grande significado atribuído à imago dei na teologia e na ética cristã, isso não é pouca coisa. Se a imago dei foi perdida com a queda, então fazer reivindicações morais contemporâneas com base na imago dei é inteiramente ilegítimo. Isso anularia a base teológica central de muito trabalho sobre direitos humanos e outras questões.

Uma revisão das confissões cristãs históricas nos lembra que o foco da teologia cristã é propriamente e sempre foi a atividade salvadora de Deus em Cristo, não detalhes sutis sobre a natureza humana. No entanto, o padrão geral em relação à questão em questão parece ser que a tradição católica afirma uma imago dei enfraquecida, mas ainda presente.mesmo na humanidade caída, ainda implantando o conceito da imagem de Deus para fundamentar suas reivindicações de direitos humanos e dignidade humana. A teologia ortodoxa oriental traça uma distinção entre “imagem” e “semelhança” e emprega isso para preservar algum bem da humanidade caída, mas também a necessidade de nossa abrangente recuperação moral e espiritual. Algumas versões da teologia protestante tradicional argumentam que a imagem de Deus na humanidade foi destruída. Dietrich Bonhoeffer, por exemplo, disse que a imagem de Deus foi totalmente perdida quando Adão caiu: “Os seres humanos perderam sua própria essência divina, que tinham de Deus. Eles agora vivem sem seu propósito essencial, o de ser a imagem de Deus. Os seres humanos vivem sem ser verdadeiramente humanos. ”

Não vejo nenhuma evidência clara na Bíblia Hebraica de um ensino de que a imagem de Deus foi totalmente perdida com a entrada do pecado no mundo. A imago dei é aparentemente reafirmada em Gênesis 5: 1-2 e claramente reafirmada em Gênesis 9: 5-6, na mesma história primitiva em que ocorre a história da queda. Não se pode dizer mais do que isso, visto que o conceito não reaparece em nenhum outro lugar da Bíblia Hebraica.

“Não vejo nenhuma evidência clara na Bíblia Hebraica de um ensino de que a imagem de Deus foi totalmente perdida com a entrada do pecado no mundo.”

Talvez o silêncio seja relevante para o argumento. Em qualquer caso, não é implausível argumentar que algo está fundamentalmente errado com os seres humanos – não biblicamente implausível, já que as alegações de pecaminosidade humana abundam nas Escrituras, e não experimentalmente implausível, conforme testemunhamos nossa própria dificuldade e a de outras pessoas para descobrir o que significa ser verdadeiramente, totalmente, significativamente, com sucesso, humano.

A afirmação de Bonhoeffer de que os humanos perderam algo de nossa essência divina projetada, propósito essencial e capacidade de ser “verdadeiramente humano” faz muito sentido quando olhamos ao nosso redor. Pense na violência, crueldade, injustiça, estupidez, mal-estar e desespero que afligem a vida humana. Pense em um jovem de 15 anos apontando uma arma para seus colegas de classe em um dia normal de escola secundária. Essa interpretação pessimista da narrativa da criação e queda, na qual a vida humana tropeçou ao longo dos milênios, mas algo fundamental para o que significa ser humano foi escondido de nós, ou perdido para nós, ou danificado dentro de nós, tem um certo poder convincente para ele.

Se a salvação vai chegar até nós, como promete o Advento, vamos precisar de um tipo de ajuda que vai direto ao nosso âmago. Precisaremos de alguém que nos mostre o que significa ser verdadeiramente humano e nos ajude a ser isso. O Novo Testamento tem algo a dizer sobre isso. Esse será o foco do meu próximo post.

David P. Gushee  é um importante especialista em ética cristã. Ele atua como Distinguished University Professor of Christian Ethics na Mercer University e é o ex-presidente da American Academy of Religion e da The Society of Christian Ethics. Ele é o autor de  Kingdom Ethics ,  After Evangelicalism , e  Changing Our Mind: The Landmark Call for Inclusion of LGBTQ Christians . Ele e sua esposa, Jeanie, moram em Atlanta. Saiba mais: davidpgushee.com  ou  Facebook .

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

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