Categorias
Estudos

A GRANDE TRIBULAÇÃO

arrebatamento2

Pr. Djalma Gomes

Em Mt. 24:21. “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.” Não quero com este estudo, trazer medo a nenhum dos irmãos, muito pelo contrário, quero com isto despertar a muitos para o aproveitamento desta dispensação a qual estamos vivendo.

Não temos que ter medo e sim que temer a Deus e dar-lhe glória conforme Ap. 14:7. pois o Amor lança fora todo o medo I Jo. 4:18, Jesus falou não tenham medo dos homens pois matam o corpo e não tem o que fazer com a alma antes vos digo a quem devem temer a Deus que mata o corpo e lança a alma no inferno Mt. 10:28, não devemos também ter medo da morte, porque Jesus veio para livrar os que tinham medo da morte Hb. 2:15. E também não temos que ter medo do inferno, pois ele será lançado no lago de fogo Ap. 20:14, devemos sim, amar a Deus e confiar em Jesus, sendo fiel para com ele. A grande tribulação será um período logo após o arrebatamento que o Anticristo irá governar, período este que será seguido de: terrível sofrimento e tribulação para todos os que viverem na terra. Observe:

1.Será de âmbito mundial (Ap. 3:10) 1. Será o pior tempo de aflição e angústia que já ocorreu na história da humanidade (Dn. 12:1; Mt 24:21)

2. Será um tempo terrível de sofrimento para os Judeus (Jr. 30:5-7)
3. O período será controlado pelo “homem do pecado o Anticristo (Dn 9:27; Ap. 13:12)”.
4. Será um tempo de grande perseguição um tempo de grande sofrimento e de perseguição pavorosa para todos quantos permanecerem fiéis a Deus (Ap. 12:17; 13:15)
5. Será um tempo de ira de Deus e de juízo seu contra os ímpios (I Tess. 5:1-11; Ap. 6:16,16) No começo dos sete anos de tribulação, o Espírito santo será “afastado” (I Tess. 2:7) Isso não significa ser Ele tirado do mundo, mas que cessará sua influência restritiva à iniqüidade e ao surgimento do Anticristo. Todas as restrições contra o
pecado serão removidas, e começará a rebelião inspirada por Satanás.

As atividades do Anticristo:
1. Declarara ser Deus (Ap.11:6,7; 13:7-18 Dn. 7:8,24,25)
2. Exigirá adoração (Dn 8:4 Ap. 13)
3. O homem aspira tornar-se divino desde a criação (Ap. 13:8)
4. O homem do pecado com grandes sinais, maravilhas, e milagres a fim de propagar o engano no mundo inteiro, prodígios de mentira. (I Tess. 2:9 visto pela televisão). Como é fácil das pessoas serem enganados, Ex. hoje há interpretação, Ap. 7:4-8 de acordo com o ponto de vista dos dispensasionalistas fala dos 144.000, que se refere a um grupo de Judeus, literalmente vivos no momento da Grande Tribulação que receberão um selo com o qual não sofrerá nenhum dano no período da Grande Tribulação porque no inicio do império do Anticristo será feito um acordo com eles e acordo de Judeus não pode ser quebrado. Mas tem ensinos por aí que dizem que só vão para o céu os 144.000, e o povo crer.

QUAL É A VISÃO DE DEUS SOBRE A TRIBULAÇÃO?
O termo Grande tribulação incita terror dentro dos corações dos homens, e com razão. O retrato de Deus sobre a Tribulação é um período de sete anos de terror incomparável que só pode ser descrito como o inferno na terra.
Quando a Bíblia fala de tribulação no sentido técnico nos fala de: provação, sofrimento, angústia que o indivíduo enfrenta. Quando nos fala de forma técnica ela se refere ao período de sete anos que se seguirá ao Arrebatamento da Igreja.

O PROPÓSITO DA GRANDE TRIBULAÇÃO
1. Fazer com que Israel reconheça que Jesus Cristo é o Messias Mt. 23:37-39; Ez. 20:33-38
2. É julgar as nações gentias pela tentativa de exterminar a nação de Israel e pelo abuso dos povos gentios Gn. 12:3.
3. É permitir que o mundo que rejeita a Cristo possa experimentar pessoalmente a tristeza e o sofrimento criados pelo império maligno administrado por Satanás, o Anticristo e o falso profeta.
4. É derramar a ira de Deus sobre todos os povos que rejeitaram o evangelho II Tess 1:8.

A GRANDE TRIBULAÇÃO CAUSARÁ TERROR
A. Será chamada de “Tempo de angústia para Jacó” (Jr. 30:7).
B. Será tempo de “Ira” (Is. 26:20)
C. Tempo de “Angústia” (Dn. 12:1).
O período total de sete anos é chamado de “Tribulação” enquanto que os últimos três anos e meio de “Grande Tribulação”, porque a intensidade do sofrimento criado pela ira de Deus se tornará insuportável. Este dia é descrito pelo profeta Sofonias como: “O dia do Senhor” dia de indignação de angústia de alvoroço e de desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombeta Sf. 1:15,16. João descreve este dia como Ap. 6:17 “O grande dia da ira deles”. Ele se refere ao “vinho da cólera” é o lagar da cólera de Deus (14:10,19). Taças cheias de cólera de Deus serão derramadas (15:7;16:1). Ninguém escapará da cólera na Grande Tribulação. O sofrimento será tão intenso que: Ap 6:15-17 (ler) os reis da terra (governadores)
grandes (militares) ricos e poderosos (influentes) escravos (oprimidos) livres (todo o restante).

OS CRISTÃOS PASSARÃO PELA TRIBULAÇÃO?
Há quatro pontos de vista principais:
1. A posição pós-tribulacionista afirma que a igreja passará por toda a tribulação
2. A posição Semi-tribulacionista passará pela primeira metade da Tribulação
3. A posição pré-tribulacionista afirma que a Igreja não passará por nenhum momento da tribulação.
4. A posição de o Arrebatamento parcial crer que os santificados serão levados antes da Tribulação e que o restante da igreja passará pelo julgamento.

Analisemos, agora, a posição pré-tribulacionista. A cobertura pelo sangue. A Igreja foi purificada pelo sangue de Jesus e não necessita de outra purificação, pois a Tribulação é uma época de ira, julgamento, indignação, trevas e destruição, e quem está em Cristo não há condenação (Rm. 8:1).

Em Ap. 4:19 a Igreja é vista no inicio da Grande Tribulação como, assentada, vestida e coroada. Dessa forma o Arrebatamento precederá a Tribulação. Outra razão pela qual creio que a posição pré-tribulacionista ter fundo de verdade é porque o Senhor vem para a Igreja que o livra da ira futura.

CONCLUSÃO: A palavra de Deus está para ser analisada, pesquisada, estudada e acima de tudo aceita como regra de fé e prática. Não somos donos da verdade, mas servimos ao Deus que é a verdade em Jesus Cristo. Cada cristão deve ter a sua posição diante de Deus, deixando de lado a sua opinião formada e crer no poder da palavra que está acima de tudo e de todos.
Ensino, Pr. Djalma Gomes 25/08/10

06-06-16 013

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

2 respostas em “A GRANDE TRIBULAÇÃO”

Caro Pr.Djalma Gomes

A chamada “grande tribulação” pode ser vista de diversos pontos de vista, mas observe:
existe uma grande inércia nas igrejas brasileiras, a existencia de um número cada vez maior de ministérios individualizados causando uma ruptura ideológica enfraquecendo cada vez mais a unidade lembre-se “TODO O REINO DIVIDIDO CONTRA SI MESMO É DEVASTADO. Mt.12:25”,pastores sem ovelhas ou camufladamente chamados intinerantes mesmo sabendo que todo o pastor que está fora da sua posição (na porta das suas ovelhas) é considerado ladrão e salteador “Jo.10:1”, os grandes eventos estão cheios deles arrastando multidões.
Se tem alguem lendo esse comentário quer dizer que Jesus ainda não veio então pense: no antigo testamento quando Israel se esquecia do Senhor, outras nações a conquistavam trazendo grande sofrimento comparando o velho Israel com o novo Israel e o mesmo Deus não vemos grande diferença, o povo está como que dormindo, mesmo que digamos que o nosso alvo é o céu a luta pelas “bençãos” terrenas é cada vez maior e com isso esquecendo de quem é Deus, para a igreja de hoje voltar-se de todo o coração ao Senhor será preciso algo que os abale totalmente, e se vermos como Deus agiu com Israel veremos que foi através do sofrimento “Jz.3:5-9”.
A passagem pela “grande tribulação” seja no começo,durante ou depois, parece-me um estágio determinante para que todo o povo que se chama pelo o nome do Senhor se humilhe, ore, busque a sua face e se converta dos seus maus caminhos pra que Deus ouça, perdoe os pecados, sare a nossa terra.
Existe aindo os remanescentes que acham graça diante dos olhos do Senhor esses assim como noé, enoque, elias, moisés Deus os levará para um lugar junto de si, enquanto aqui na terra a igreja terá fome da palavra “Amós 8:11” pois, os verdadeiros profetas não estão mais entre eles nesse tempo o dinheiro perderá a sua utilidade, assim como “bençãos” terrenas pois a necessidade será de buscar a Deus sem segundas intenções e nesse contexto vejo uma igreja arrependida, buscando a face do senhor, orando e consequentemente Deus se levando do seu trono e vindo buscar os seus remidos “Is.63:4”. AMÉM
Paz do Senhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.