Por Amanda Gigliotti | Repórter do The Christian Post
Depois do incidente que deixou 13 mortos durante um evento de fim de ano promovido pela Igreja Universal do Reino de Deus no estádio Cidadela Desportiva, o governo da Angola decidiu pela suspensão das atividades da igreja.
-
(Foto:Divulgação)
Igreja Universal condenada a pagar indenização de R$ 10 Mil por agressão
Segundo a agência estatal Angop, a decisão foi tomada no último sábado, depois que o governo responsabilizou a IURD pelas mortes. A igreja é acusada também de não ter suspendido a cerimônia, mesmo depois de tomar conhecimento do caso com vítimas mortais.
As mortes aconteceram na entrada de um portão no estádio, onde acontecia a "Vigília da virada – Dia do Fim". De acordo com uma Comissão de Inquérito criada pelo presidente José Eduardo dos Santos, a superlotação provocou o incidente.
A Igreja Universal teria acolhido um total de 152.600 fieis em um estádio que comporta apenas 30 mil pessoas.
O evento teria início marcado para às 20h, entretanto, o estádio já estava lotado por volta das 18h. Os portões foram todos fechados, com exceção do portão VIP e do número seis.
Uma multidão ainda do lado de fora iniciou um tumulto depois que cânticos começaram a ser ouvidos de dentro do estádio. Tentando forçar a entrada, as pessoas exerceram grande pressão sobre o portão e provocando a queda dos fieis em cadeia. Os fieis morreram por asfixia e esmagamento.
Curta-nos no Facebook
Segundo nota dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, a matéria dos autos será remetida à Procuradoria-Geral da República para o aprofundamento das investigações e a consequente responsabilização civil e criminal.
Outras igrejas suspensas
Por falta de legalização, o governo angolano decidiu suspender também outras seis igrejas evangélica: a Igreja Mundial do Poder de Deus, Mundial do Reino de Deus, Mundial Internacional, Mundial da Promessa de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém.
As igrejas ficarão suspensas até que terminem as investigações da Procuradoria-Geral da República.
3 respostas em “Angola suspende atividades da Igreja Universal e Mundial do Poder de Deus”
Quantas mortes tem nestes paises africanos por hora? isto é a pior coisa que pode acontecer, fechar igrejas é a maior insanidade de um ser humano, pois a igreja mesmo que muitos não aprovem suas doutrinas é o melhor meio de mudar vidas humanas, mas como nem Cristo agradou a todos, que eles continuem a morrer em trevas! o que as pessoas (sem conhecimento de Deus) que a morte não é o final de tudo. A morte tanto na velhice como na infancia nada sigfica para Deus, pois para ele o que importa é a alma salva!
É isso mesmo amado, lamentavelmente veremos muito disso daqui pra frente. Abraços
Não aceito a Universal como Igreja Evangélica, mas não concordo com seu fechamento.