Artigos Cultos

Acontecerá o arrebatamento antes da Tribulação?

Pesquisa mostra a divisão entre pastores a respeito do arrebatamento conforme mostra as Escrituras Sagradas no livro do Apocalipse de João. O tempo do fim com o surgimento do antiCristo é motivo de um grande debates entre as denominações que adotam o cristianismo.

Será o arrebatamento antes da Tribulação
Opinião escatológica entre Pastores promovem o debate.

Segundo o site ‘gospel prime’ a maioria dos pastores acredita que Jesus vai voltar no futuro. Mas, um terço dos líderes evangélicos esperam que os cristãos sejam arrebatados, antes que comece a Grande Tribulação. Cerca de metade deles acredita que  o Anticristo aparecerá a qualquer momento.

A nova pesquisa sobe a teologia do fim dos tempos realizada pelo Instituto LifeWay Research ouviram mil pastores, das principais denominações, incluindo luteranos, metodistas, batistas, presbiterianos, assembleianos e outros pentecostais.

Segundo Scott McConnell, vice-presidente da LifeWay, as questões teológicas do final dos tempos são muito  populares entre os fiéis. “A maioria das pessoas querem que o seu pastor pregue sobre o livro do Apocalipse e o fim do mundo”, diz ele. “Mas essa é uma tarefa complicada. Os pastores e os estudiosos muitas vezes discordam sobre como os acontecimentos relativos ao fim irão se desenrolar”.

McConnell entende que não é algo totalmente ruim que os pastores discordem sobre os detalhes do Apocalipse. A maioria concorda com os principais ensinamentos sobre a Segunda Vinda. Para ele, os  detalhes não afetam diretamente a vida  da maioria dos cristãos.

O foco da pesquisa abordou três aspectos principais:

O momento do arrebatamento (1 Tessalonicenses 4: 15-17 e Mateus 24)

A natureza do Anticristo (1 João e 2 João e outros textos)

O milênio, quando Jesus reinará por 1.000 anos (Apocalipse 20: 1-10)

A grande polêmica é sobre o Arrebatamento

Cerca de um terço (36%) dos pastores acredita no pré-tribulacionismo, ou seja, o arrebatamento antes da Grande Tribulação. ou seja, os cristãos verdadeiros não passam pelo período de turbulência onde os que ficaram na terra sofrem grandes problemas.

Um quarto dos pastores (25%) acredita que o arrebatamento não é literal. Ao mesmo tempo,dezoito por cento acham que

o arrebatamento acontecerá depois da tribulação (18%). Uma minoria defende que

o arrebatamento já aconteceu (1%), ou

que irá ocorrer durante a tribulação (4%), ou

antes da ira de Deus ser derramada sobre a terra (4%).

Um grupo não concorda com nenhum destes pontos de vista (8%), ou

não tem certeza sobre o que vai acontecer (4%).

Sobre o Anticristo

Diversos pontos de vista conflitantes sobre o Anticristo. Cerca de metade dos pastores:

(49%) dizem que o Anticristo é uma figura humana que vai surgir no futuro.

Outros dizem que não há um Anticristo (12%),

seria apenas uma personificação do mal (14%),

seria uma instituição (7%).

(6%) dizem que o Anticristo já esteve aqui.

Pré-milenismo

Há discordância também sobre o reino milenar.

(48%) acreditam no pré-milenismo, visão de que um reino de Cristo por 1.000 anos acontece no futuro.

(31%) defende o amilenismo, ideia de que não há um milênio literal, mas sim que Jesus já governa os corações e mentes dos cristãos.

(11%) acredita no pós-milenismo, perspectiva de que o mundo irá gradualmente tornar-se mais cristão, até que Jesus volte.

Com informações gospel prime

045
Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF