Um estudo sobre: Apóstolo, Pastor, Bispo e Presbítero

estevan hernandes

Apóstolo, pastor, bispo e presbítero?

No Novo Testamento, Em (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus. São como sinônimos pois que identificam os mesmos servos. Entretanto, cada uma tem seu próprio significado:

Pastor  Se refere aos pastores de ovelhas, cuidavam dos rebanhos protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas.Esta palavra, Pastor, muitas vezes usada no Antigo Testamento, descrevia líderes espirituais.

Em Gênesis 49:24-25,Deus é chamado de Pastor desde a época dos patriarcas. O Salmo 23 descreve o Senhor como pastor do seu servo fiel. Davi, um pastor de ovelhas, mostra nesse salmo, a proteção divina sobre nossas vidas e o carinho e a Sua proteção para conosco .

Moisés mostrou o homem que iria guiar o povo como pastor (Números 27:17). Deus condenou fortemente os pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel (Ezequiel 34:1-10).

No Novo Testamento, Pastores são homens preparados para pastorear o rebanho, O Povo do Senhor (1 Timóteo 3:1-7; Atos 20:28-35; 1 Pedro 5:1-3).

Bispo vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos na administração da igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7).

Presbítero (ancião em algumas versões da Bíblia) alguém de idade mais avançada com experiência de vida. A palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus.

No livro de Atos dos apóstolos e nas epístolas os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais eram  chamados de presbíteros (veja Atos 11:30; 14:23; 15:2,4,6,22,23; 16:4; 20:17; 21:18; 1 Timóteo 5:17,19; Tito 1:5; Tiago 5:14; 1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1).

São homens de idade suficiente, que tenham filhos crentes, experimentados com as situações da vida, maduros e escolhidos entre os cristãos na congregação. Usam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo de Deus.

Entretanto, Pastores, bispos e presbíteros não são  atividades diferentes mas, três aspectos diferentes.

Aos pastores lhes é dada a liderança por se ver neles, o chamado de Deus, para conduzir o rebanho. Querer atribuir ao Bispo lideranças sobre o pastor é um erro, pois fogem do padrão bíblico. As Igrejas que procuram manter distinções entre pastores, bispos e presbíteros desviam a riqueza das palavras que o Espírito Santo usou para descrever os guias do povo de Deus.

Apóstolos – Apesar do forte impacto apostólico os líderes evangélicos tendem a não aceitar a autodenominação de “apóstolo” das Igrejas neopentecostais.

Segundo o teólogo Dorival Guimarães, o último dos apóstolos foi Paulo, pois encontrou com o Senhor ressurreto. Em 1 Cor 15: 8-9, ele diz, “depois de todos” (ou “E por derradeiro de todos”) pode e deve ser traduzido como o “último dos apóstolos”.

n

O pastor e teólogo Augustus Nicodemus, chanceler da Faculdade Mackenzie, em seu artigo intitulado “ Carta ao Apóstolo Juvenal”, disse que os apóstolos constituíram um grupo único e exclusivo na história da Igreja primitiva e que hoje não existem mais.

Nicodemus ao escrever a carta ao seu colega da turma do seminário presbiteriano, Juvenal, explica sobre o papel que tiveram os apóstolos de Jesus Cristo, crucial e extremamente relevante para a fundação da Igreja Cristã. “é um cargo, um ofício, tão sério e fundamental”, que foi designado por Jesus Cristo àqueles que o viram ressurreto.

Ele aponta para características como as de realizar as curas e milagres que os apóstolos faziam e sobre as contribuições efetivas à Igreja, sociedade, missões e teologia. Segundo ele, grandes líderes que tiveram papel importante na Reforma Protestante, não ambicionaram e não tiveram esse tipo de designação, sugerindo que os Apóstolos são apenas os designados 12 Apóstolos de Cristo.

Portanto, querer ser apóstolo hoje em dia, o pretendente deveria ter no mínimo os dons espirituais que os 12 apóstolos tiveram pois essa seria a característica que identificava os apóstolos. Lembrando ainda que só Jesus Cristo diretamente,nomeou e capacitou apóstolos.

27-5-16-a 006

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria,A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

Uma resposta em “Um estudo sobre: Apóstolo, Pastor, Bispo e Presbítero”