Assassinados jornalistas cristäos

nigeria11Dois jornalistas e cinco civis, todos cristãos, foram assassinados em Jos, Estado de Plateau, Nigéria. Nathan S. Dabak, editor assistente de um jornal da Igreja de Cristo na Nigéria (COCIN), chamado The Light Bearer, e Sunday Gyang Bwede, repórter da publicação, foram esfaqueados no sábado, 24 de abril, em Gado-Bako, Norte de Jos.

Segundo o pastor Pandang Yamsat, presidente da COCIN, a equipe da Igreja foi assassinada a sangue frio por alguns jovens muçulmanos. Ele disse que isso ficou claro porque eles usaram os celulares dos jornalistas e divulgaram que foram eles quem cometeram o assassinato.
Os jovens muçulmanos atenderam os telefonemas nos celulares dos jornalistas sem mostrar qualquer arrependimento. Quando um amigo de Dabak ligou, alguém atendeu ao telefone e disse: “Nós os matamos – pode se lamentar!”

Dabak, de 36 anos, e Bwede, de 39, saíram do escritório no domingo pela manhã e se dirigiam para uma entrevista a um político local, Bulus Kaze, quando se depararam com os jovens muçulmanos.

A Igreja iniciou as buscas pelos jornalistas no mesmo dia, mas não encontraram seus corpos até o meio-dia de domingo no necrotério do Hospital Universitário de Jos. O pastor afirma que a Igreja estava ansiosa, esperando pelos resultados da investigação policial. A equipe de segurança da igreja está em contato com a polícia, mas eles ainda não tiveram nenhum progresso.

“A Igreja ainda está lamentando a morte de nossos pastores, mortos em Boto, Estado de Bauchi”, diz Pandang, fazendo referência ao sequestro e assassinato do pastor Ishaku Kadah, 48, e sua esposa Selina, 45. (CM)