Categorias
Cultos Estudos

Origens Batistas – Rastro Maçônico

 cb

O pontapé inicial para este artigo, foi um artigo de esclarecimento, falando detalhes da relação entre pastores e a maçonaria, divulgada no site da Benemérita Loja Antônio nº 5, e republicada em diversos sites, como o da Aug .’. Resp .’. Gr .’. Benf .’. Gr .’. Ben .’. Loj .’. Simb .’. OBREIROS DE IRAJÁ, no “Oriente Eterno”, e vários outros.

Se não fosse a maçonaria, o trabalho dos batistas no Brasil não teria nem começado.

A Igreja Católica entrou em guerra contra a maçonaria no século 18 – Misteriosamente, a mesma data do início da vinda de missionários protestantes ao Brasil. Supõe-se que os maçons pretendiam sabotar o domínio católico através disso.

E também, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren (fundadores da Assembleia de Deus) só receberam a ajuda de um pastor batista, por que este pastor batista era um maçom que estava ajudando seus ambos irmãos maçons, como manda a fraternidade – Mas isso é outra história.

Agora, falarei mais especificamente dos batistas. Os maçons emigrados dos EUA se estabeleceram na cidade de Santa Bárbara/São Paulo, lá fundaram em 10/09/1871, a Igreja Batista em Santa Bárbara

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 162)

A primeira Igreja Batista estabelecida em solo brasileiro (Pr. Richard Ratcliff), fundaram também em 1874 a Loja Maçônica “George Washington”, onde se encontravam cerca de oito batistas – Sendo que pelo menos cinco deles também foram fundadores da Primeira Igreja Batista, entre eles estava o Pr. Robert Porter Thomas .

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 363)

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 116)

O Pr. Thomas foi interino por diversas oportunidades tanto na Primeira Igreja quanto na Igreja da Estação – A 2ª Igreja Batista no Brasil, foi fundada em 02/11/1879 (do Pr. Elias Hoton Quillin).

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 181)

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 266)

O pastorado interino do Pr. Thomas nas duas Igrejas somou cerca de 25 anos de trabalho, sendo o que mais tempo pastoreou tais Igrejas.

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 126)

Em 12/07/1880, a pedido da Igreja da Estação, foi formado um Concílio reunindo as duas Igrejas, para Recepção e Consagração ao Ministério, do maçom Antônio Teixeira de Albuquerque, que foi batizado pelo Pr. Thomas.

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 116)

Pr. Thomas foi moderador do Concílio das Igrejas – que se realizou dentro salão da Loja Maçônica, o Pr. Ouillin, conforme se descreve na carta subscrita pelo moderador e pelo secretário do Concílio (4, pg. 249 – tradução e pg. 407 fac-símile do original) ao Foreign Mission Board of fhe Soufhern Baptist Convention (Richmond, VA., U. S.A. ).

O Primeiro Pastor Batista Brasileiro foi um maçom, que além de ter sido batizado por um Pastor que era Maçom, foi ainda consagrado ao ” Ministério da Palavra” no salão da Loja Maçônica. Mais maçônico, impossível.
(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 125)

É importante recordar que a Igreja em Santa Bárbara era uma igreja missionária,e foi ela que insistiu e conseguiu, que a “Junta de Richmond” nomeasse missionários para o Brasil, estabelecendo-se então em Sta. Bárbara a “Missão Batista no Brasil”.

O primeiro missionário batista foi o Pr. Ouillin (1878), com sustento próprio. Seguiram-se, sustentados pela “Junta”: Bagby (1880), Taylor (1882), Soper (1885), Putheff (1885) e outros sendo que Bagby, Soper e Putheff foram pastores da Igreja em Sta. Bárbara – que tinha entre seus membros, um expressivo grupo de maçons.

(Livro “Centelha em Restolho Seco uma contribuição para a história dos primórdios” – de Betty Antunes de Oliveira, Edição da Autora, Rio de Janeiro (RJ), 1985. pág. 126)

Em 1921, Salomão Luiz Ginsburg, Missionário da Junta de Missões Estrangeiras de Richmond, publicou o seu livro autobiográfico.
Encontra-se em algumas partes de seu relato a descrição de sua condição de Maçom.

Inserto da Pág 82, Livro “Um judeu errante no Brasil” de Solomon Louis Ginsburg, Edição 2 – da Casa Publicadora Batista, 1970
Texto completo: Estamos perdidos!’ Como um raio de luz, veio-me o pensamento de fazer o sinal de perigo da Maçonaria. Seria possível que naquele lugar houvesse um irmão maçom? Tentei o sinal, e pareceu-me como se alguém estivesse esperando por isso, pois, em menos de cinco minutos, cerca de meia dúzia de homens se aproximou de mim e me rodeou e me disse que me veio buscar para a sua casa. Logo fiquei livre e seguramente instalado em uma das melhores residências da cidade, protegido por soldados, com suas carabinas de prontidão. Agradeci ao meu Pai Celeste pelo livramento que me deu tão maravilhosamente daquela multidão enfurecida.

Inserto da Pág 114, Livro “Um judeu errante no Brasil” de Solomon Luiz Ginsburg, Edição 2 – da Casa Publicadora Batista, 1970

Foi Ginsburg o editor do primeiro Cantor Cristão (16 hinos) em 1891, e na edição atual do referido Cantor ele aparece como Autor ou Tradutor de 102 hinos.

Salomão Ginsburg foi membro da
1) Loja “Duke de Clarence”, na cidade de Salvador/BA
2) Loja Restauração Pernambucana, em Recife
E na jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, ele é o patrono da Loja nº 3 – Loja Salomão Ginsburg.

Conforme nos informa o Pr. Ebenezer Soares Ferreira (veja O Jornal Batista nº 30 de 24/07/94), Ginsburg foi o fundador, na cidade de São Fidélis no Estado do Rio de Janeiro, da Loja Maçônica Auxílio à Virtude (02/07/1894) e da “Egreja DE CHRISTO, CHAMADA BATISTA” (27/07/1894), que foi a primeira Igreja Batista em São Fidélis/RJ

p_salomaoLuis

No dia 23.01.1894, o Secretario João Luiz dos Santos Guimarães relata em ata. O seu profundo agradecimento pelo apoio dos Irmãos e a seguir, registra; “Filiou-se ao nosso benemérito quadro o maçom grau 30, Salomão Luiz Ginsburg, russo, casado, 27 anos, pastor, membro ativo de diversas Lojas e deputado da loja Duke of Clarem do Or. Da Bahia, sendo proclamado membro ativo da Loja.”

Sua presença em São Fidelis permitiu que ele fosse o grande aglutinador e praticamente o fundador da Loja Maçônica “Auxilio a Virtude” naquela cidade, o que ocorreu em 30 de outubro de 1894, tendo como fundadores outros 24 irmãos da Loja Progresso.
Aqui não foi venerável, mas deixou sua marca como orador da Loja, cargo que ocupou por bons períodos durante os sete anos em que viveu em Campos.

Testemunho da Loja ARLS Maçônica Progresso nº204, em Campos dos Goytacazes/RJ – Pelo testemunho, subentende-se que com 27 anos ele já era do grau 30. Depois ajudou a fundar a ARLS “Auxilio a Virtude” N º 462 na cidade de São Fidélis/RJ em 01 de Junho de 1894. E quando ele atingiu o grau 33, pode fundar sua própria loja.

O primeiro Templo Batista construído no Brasil, foi o da Primeira Igreja Batista de Campos, edificado sob o pastorado de Salomão Ginsburg e com a colaboração financeira dos Maçons (Reimer, Haroldo, Maçonaria – A resposta a uma carta. Edições Cristãs, Ourinhos (SP)- s.d. – pág. 64)

Inserto da Pág 143, Livro “Um judeu errante no Brasil” de Solomon Louis Ginsburg, Edição 2 – da Casa Publicadora Batista, 1970

Salomão Luiz Ginsburg fundou, em 1902, o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, que comemorou o centenário em 2002 – inclusive com a realização da Assembléia Anual da Convenção Batista Brasileira nesta Cidade do Recife.

E obviamente, o Pastor David Mein, que foi o reitor do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil durante 40 anos, Pastor da Igreja Batista do Cordeiro (segunda Igreja Batista fundada na capital, Recife), e Presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB) em várias oportunidades – foi maçom atuante, membro da Loja Maçônica Cavaleiros da Cruz, que fica na mesma cidade do seminário – Em Recife/PE.

i

Fotografia da Igreja Batista do Cordeiro, Recife/PE

O Pastor José de Souza Marques foi Presidente da Convenção Batista Carioca e da Pastor da Igreja Batista do Engenho Novo/RJ, e da Primeira Igreja Batista de Campo Grande/MS no período de 1923 a 1925. Também foi presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), tendo em 1940, na Convenção Batista da Bahia, organizado a Aliança dos Pastores Batistas Brasileiros, e que depois tomou o nome de Ordem dos Ministros Batistas do Brasil, permanecendo em sua presidência até 1962, ele também exerceu cargos importantes na administração maçônica, tendo sido inclusive presidente, por muito tempo, do Supremo Tribunal de Justiça Maçônica.

Ainda hoje, a única foto existente no Salão do Conselho do Palácio Maçônico do Lavradio, é a do Pr. Souza Marques.
http://3.bp.blogspot.com/_vE_lzhoy-74/SvjGtBDsQTI/AAAAAAAABQc/MD5YmqJgIW8/s320/1.jpg
O Grão-Mestre da GLMERJ Ir.·.Waldemar Zveiter, prestou homenagens aos IIr.·. Edimo Muniz Pinho, Grão-Mestre Estadual Adjunto do GOB-RJ; Gilson da Silva Monteiro, Secretário Estadual de Planejamento Estratégico; Vandir Encarnação dos Santos, Secretário Estadual de Entidades Paramaçônicas; Aderaldo Madureira Lima, Secretário Estadual de Administração Adjunto; Waldir Vieira Cristóvão, Administrador do Palácio e José da Rocha Lemos, Conselheiro Estadual da Ordem, concedendo-lhes uma placa em agradecimento ao apoio recebido para a realização deste evento, e encerrou a reunião agradecendo a recepção fraternal do Eminente Grão-Mestre do GOB-RJ, Ir.·. Eduardo Gomes de Souza, ressaltando que a reunião da GLMERJ nas dependências do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, nos traz a certeza de que estamos trabalhando unidos em prol da nossa Sacrossanta Instituição, para o bem da humanidade e para o crescimento da Grande Loja e de todos os IIr.·. e finalizou, citando o Salmo 133: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.

E ainda, no mesmo Palácio Maçônico do Lavradio, a sala de Tribunal de Justiça tem o nome de “José de Souza Marques”, em homenagem a esse mesmo pastor batista.
Palácio_Maçônico_do_Lavradio
Tribunal Maçônico, muito semelhante ao Supremo Tribunal Federal (STF) – A Sala de Sessões Pr. José de Souza Marques está localizada no saguão de entrada do Palácio Maçônico do Lavradio.

O nome dele está sobre a porta, e na parte superior esquerda desta foto, podemos ler o final “MARQUES”  O Pastor batista José de Souza Marques foi também Membro Efetivo do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito, encontrando-se também em sua sede em exposição, um retrato pintado a óleo do Pastor José Souza Marques.
Detalhe: De todos os maçons do Brasil, este Supremo Conselho é formado por somente 33 membros, e todos do grau 33.

http://4.bp.blogspot.com/_pU3KanaHuk8/SpVOEqfuozI/AAAAAAAAA8U/DgBEeOfiypU/s320/sc33.jpg
E em sua homenagem à este grande pastor Batista, em 28/04/81, foi criada uma Loja Maçônica com seu nome: ARLS José de Souza Marques Nº2098, na Rua Nerval de Gouveia 409, Bairro Cascadura, Rio de Janeiro/RJ. E até já existe uma Loja maçônica “filha” – da Loja maçônica que foi fundada por Salomão Louis Ginsburg – “A.·.R.·.L.·.S.·.“ ORVALHO DO HERMON – Nº 21

No final dos anos setenta havia entre os irmãos José Ferreira de Oliveira, Eriberton Scocco Ferreira dos Montes e Samuel Lino de Abreu o hábito de se encontrarem nos finais de semanas, ora na residência de um deles ora na sede da Associação Banco do Brasil em Manguinhos.

Embora estes encontros eram de laser entre as famílias, mas entre um bom aperitivo sempre girava assunto em torno de maçonaria, principalmente sobre as dificuldades para frequentar a ARLS. Salomão Ginsburg, nº 3, devido aos constantes congestionamentos do transito de Vitória (naquela época não existia a segunda ponte) que muitas vezes obrigavam aos irmãos que saiam de Vitória com destino a Campo Grande a fazerem a volta pelo contorno de Carapina, pois só assim chegariam a tempo de assistirem à reunião.

Diante desta dificuldade, e como a ARLS. Salomão Ginsburg, nº 3 tinha um enorme quadro de obreiros, daí surgiu a idéia de fundar uma Loja no Oriente de Vitória, mais precisamente na Praia do Canto.

E o que aconteceu com a Loja Maçônica fundada pelo pastor Salomão Ginsburg??

A Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo foi fundada em 07 de novembro de 1970, pela Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, por meio da união das lojas “Independência” nº01,”Sete de Setembro” nº02 e “Salomão Ginsburg” nº03.

Sua sede está localizada na Avenida Joubert de Barros, 358 – bairro de Bento Ferreira em Vitória, capital do estado.
A Grande Loja Maçônica do Estado do Espirito Santo está inserida no List of Lodges, é reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra, potencia mãe do mundo, pelas Grandes Lojas Americanas, é filiada a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e a Confederação da Maçonaria Interamericana.
http://www.glmees.org.br/?conteudo=historia

Espero que este artigo tenha esclarecido aqueles – especialmente os fanáticos – que juram de pés juntos que sua igreja não tem nada a ver com os “homens de avental”.

As ilustrações foram inseridas pelo autor do site

Nota do autor do site: Muito embora a Maçonaria esteve presente na instalação das igrejas batistas no Brasil é importante salientar que todas as demais denominações religiosas também tiveram o apoio dos maçons nas instalações de cada uma delas.

medrado. perfil

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

25 respostas em “Origens Batistas – Rastro Maçônico”

juizofinal disse…
É impresionante o que tenho lido neste artigo, se quem trouxe a igreja batista para o Brasil seja maçom ou não, isto não quer dizer que a igreja batista seja maçônica, isto seria muita ignorância.

Porque se formos pensar assim, todas as igrejas que no Brasil surgiram a apartir da igreja batista também seriam maçonicas.

É um absurdo e total falta de responsabilidade uma pessoa escrever isto, não só na igreja batista tem maçon, como praticamente em todas as igreja evangélicas do Brasil.

Veja o absurdo que você escreveu: “Se não fosse a maçonaria, o trabalho dos batistas no Brasil não teria nem começado.”

Seria a maçonaria maior do que Deus?

Todas as coisas acontecem neste mundo segundo a permissão de DEus.

Só esta frase descaracteriza totalmente o artigo, que claramente quer denigrir a imagem, o trabalho que fez e iniciou no Brasil de trazer a verdade para os perdidos deste país.

Se Deus usou até uma mula para falar a palavra dEle, ainda mais um maçom pra pregar a palavra dEle.

Porque neste tempo, se muitos não sabem, muitos missionários batistas que vierem dos EUA, morreram aqui no Brasil, através das doenças tropicais, onças e índios.

Mas quem aceitou o desafio?

Porque você não mencionou neste artigo tendencioso?

Não se esqueça que se hoje você conhece o evangelho, foram graças a estes homens, com a permissão de Deus que tiveram coragem de vir para este país.

Se eles estavam envolvidos com a maçonaria, eles vão prestar contas diante de Deus.

Por que será que eles atacam tanto a Maçonaria se o que parece todas as religião ou sociedades esotericas tiveram o mesmo principio?

A maçonaria era tão secreta que seus adeptos nem falavam que eram maçons. Hoje, com a liberdade total de expressão de qualquer coisa, a maçonaria conseguiu lugar sem que alguém ou algo atrapalhasse. Segundo um professor da Universidade Católica (PUC), doutor em História, a maçonaria é uma farsa desde a sua criação. Embora diga ser antiga, portadora dos antigos mistérios, na qual ao longo dos anos veio oculta dentro de religiões como cabala, rosa cruz, cavaleiros templários, etc., na verdade foi criada em mil setecentos e alguma coisa e que esse negócio de ser antiga, desde a época da Torre de Babel, não passa de uma mentira só para florir a maçonaria como sendo uma relíquia, um tesouro, valiosa e poderosa.
A verdade é Jesus Cristo. Ele disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida” É só por meio Dele temos acesso a Deus! Não tem o ditado popular “para descer todo Santo ajuda?” Então, é isso mesmo, para descer ao inferno, todas as outras “religiões” ajudam, agora para subir irmão, somente com o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador!!
A escolha é sua!!

Ângelo falou tudo !

Estou lendo a biografia de Solomon Ginsburg. Ele era um judeu que se converteu. Muito sincero, ele sempre fez tudo que sabia para servir e honrar o Salvador, desde o início ele colocou seu pescoço em risco para proclamar o evangelho.
Infelizmente, ele se converteu no meio de um grupo doutrinariamente muito fraco. Mesmo tendo feito um instituto bíblico, ele nem sabia a questão do batismo corretamente, só foi descobrir depois quando já estava no Brasil. Quando ele descobriu a questão do batismo correto, ele passou para o lado dos batistas (que até então eram “rivais”), e para isso ele correu grande risco de ficar totalmente sem sustento.
Salomão Ginsburg foi fiel às suas convicções.
Eu acredito, pessoalmente, que ele era maçom por causa das suas origens judaicas e porque ele nunca recebeu instrução melhor sobre o assunto. Tudo que ele fez mostra que ele era um homem sincero, e ele provou várias e várias vezes que estava disposto a morrer pela verdade, então eu não acredito que ele se “acovardou” na politicagem maçônica. Eu acredito que ele estava sinceramente enganado.
Só esclarecendo minha posição sobre a maçonaria, para não deixar dúvida: A maçonaria é deplorável, errada, totalmente podre, não há NADA bom na maçonaria, é um paganismo, um ecumenismo abominável.

Outra coisa: os “batistas” não estão presos a um fundador humano.
Não interessa se todos os batistas da convenção que chegaram aqui no Brasil eram maçônicos. Eles são apenas batistas da convenção, e representam apenas os batistas da convenção.
Eu sou batista, e não tenho N-A-D-A com a convenção batista. Me converti a partir de um ministério batista INDEPENDENTE e FUNDAMENTALISTA, totalmente SEPARADO da convenção. A convenção batista do brasil não é, como arrogantemente se auto-constitui, a representante dos “batistas do Brasil”.
Não existe isso!
Os verdadeiros batistas não são como os católicos, que possuem um “vaticano” e um “papa” que representa todos eles.
Nosso cabeça é Jesus Cristo, nossa organização é a igreja, edificaca por Jesus Cristo (Mateus 16:18), que se organiza localmente e de forma independente em cada comunidade (Apocalipse capítulos 2 e 3) não estamos presos a convenções, institutos nem lideranças humanas.
O rastro dos BATISTAS é um rastro de sangue SIM, independente de haver um grupo de batistas – a convenção batista brasileira – que está impregnada com a maçonaria desde os seus primórdios. Problema DELES.
Não confundir “convenção batista” com TODOS OS BATISTAS.

Infelizmente o artigo é tendencioso, pois o momento histórico de nosso país exigiu esse tipo de aliança, e como já foi dito Deus usou até mesmo uma mula como não iria usar um maçon? Que Deus tenha missiricorodia dos que erram e se isso foi um erro que Deus o julguem. Hoje vimos “megas-pastores” com envolvimento com a Maçonaria, é Deus quem julgará!!!
Batistas são Batistas e Maçons são Maçons…

bem os batista não pode estar em algum fundamento humano ou em alguma igreja fundadora certo…..mais não se reconhecer um fruto pela sua arvore MATEUS:7 – 16? Deus poderia sim usar um maçon para pregar a suas leis. mais será que o diabo tambem não usaria alguem para pregar suas lei.MATEUS 7 – 15?

Efésios 4:14 :Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

CONHEÇO PESSOAS DA BATISTA QUE SÃO BOAS PESSOAS MAIS ELES SEMPRE SE PREOCUPARAM NÃO FOI COM A IGREJA E NEM COM PASTORES MAIS SIM COM DEUS.ELES NÃO ESCUTARAN IGREJA MAIS SIM A DEUS.EU ACHO QUE VOCÊS DEVERIAN FAZER A MESMA COISA EM VEZ DE FICAR DISCUTINDO QUAL É A IGREJA A OU B QUE TEM FUNDAMENTO MAÇON OU NÃO

Religião? Apenas um pode religar vc a Deus: Jesus Cristo.

Caminho, verdade e vida.

Leia a bíblia, ore com sinceridade… o Senhor se revelará a vc através da sua palavra revelada.

A letra mata, o espírito vivifica.

As escrituras alertam sobre o fim dos tempos, como idéias hipocritas gerando heresias e apostasias no meio cristão.

Então vc pergunta, Deus! Isso tem solução?? Como te acharei no meio de tantas ou algumas mentiras?

Irmão, conhecereis a verdade e ela vos libertará. O Senhor sabe os seus pensamentos e sonda seu coração. Não se pode dormir no colo de uma religião falsa por muito tempo… pois as escrituras são claras e verdadeiras, o espírito foi derramado sobre toda a carne, e o Senhor fala à sua obra fiél.

Jesus virá buscar a sua igreja fiél, onde Ele é o cabeça, e não o homem. Pois a razão do homem e suas idéias teológicas e filosóficas o separam de escutar a voz do Senhor através da revelação.

A paz do nosso Senhor!

GENTE A MAÇONARIA NÃO É UMA RELIGIÃO O AUTOR ESTA SE REFERINDO, QUE FORAM ALGUNS PASTORES FUNDADORES DA DOUTRINA BATISTA ERAM MAÇONS E MAIS NADA ELES NÃO USAVAM A MAÇONARIA PARA ADORAR A DEUS E SIM NAS IGREJAS ALI SIM SE BUSCA A DEUS.QUANTA IGNORÂNCIA, É MUITO FÁCIL JUGAR.

QUANTA IGNORÂNCIA MAÇONARIA NÃO É UMA RELIGIÃO UM TFA PARA TODOS

Amado Ronaldo: A Partir do momento em que se tem a Bíblia como Livro da Lei e, no ritual do Companheiro ma-çon na lição que diz que religião é o ato de se re-ligar a Deus, alem de voltarem-se para o Grande Arquiteto do Universo, o Deus que todos conhecem, considerando ainda os juramentos realizados com a palma sobre a Biblia e invocando o Grande Arquiteto do Universo, podemos considerar a Maçonaria como religião cujos adeptos estão sempre voltados à busca da Verdade.
Angelo Medrado
Ex-Maçon

Em Jo.8.32 Diz-
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Agora, é tempo de se apartar do mal… busque ao Senhor Deus de todo o teu coraçao. Nao permanecer no erro. Religiao nao salva.
É hora de voce e Deus!!
EU SOU o caminho a verdade e a vida.
Deus nao habita em templos feitos por maos de homens.
Eu sou um templo, uma habitaçao de Deus. O Espírito e a vida de Deus moram em mim…VC é o templo!
Saia dela povo meu…

Espero uqe quem escereveu essas informações , também estude o papel da maçonaria na independencia do Brasil e reafirme, se não fosse a maçonaria, o Brasil não seria um pais democrático hoje. Vamos ver se tem coragem pra isso.
O fato de Deus ter usado a maçonaria para quebrar o monopolio romano e permitir que outras igrejas se instalassem no Brasil, também fez com que as religiões afros viessem também.
Graças a Deus . Hoje ainda a igreja católica tenta tomar o controle da religião no Brasil, e se não orarmos, certamente tomará, ,mas Deus não vai permitir isso, em nome de Jesus.

Embora este comentário tenha sido registrado com o nome de Ângelo Medrado, quero informar que o autor é o Sr.Kelvio… seu email:kelviomm@hotmail.com – entretanto, como não sou o autor da matéria manifesto aqui que concordo plenamente com o presente comentário.

Não podemos deixar de considerar que Deus não é Deus de coisas ou reuniões ocultas, Deus não tem nada pra esconder, e se a igreja está envolvida com a maçonaria, que todos sabem fazer suas reuniões ocultas, afinal ninguém além deles, os maçons, sabem o que acontece lá, pois se assim é tem que ser investigado por aqueles que realmente querem fazer a vontade de Deus, pois em apocalipse fala sobre a mulher virtuosa, se referindo a igreja verdadeira, temos que nos informar bem sobre o assunto, pois o povo erra por falta de conhecimento, e a igreja que esta envolvida com ocultismo é de se duvidar, e pra falar sinceramente, se a igreja batista teve inicio em comunhão com a maçonaria, é muito difícil ter se desligado totalmente, e para aqueles que citaram que Deus usou até um jumento pra falar com o homem, é bobeira, pois o jumento é irracional, já os maçons, tiveram todo um interesse por traz da possível ajuda na fundação de igreja que eles financiaram, concordam. Não tô condenando a igreja Batista e muito menos os batistas, mas devemos estar de olhos abertos, Jesus disse, vigiai e orai, e não estar de alguma forma ligados com aquilo que Deus não aprova.

Devemos sim agradecer à maçonaria por ter trazido os batistas para o Brasil. Deus usa quem ele quer usar. O propósito de Deus sempre será alcançado. Ninguém pode impedir.
Conheci muitos pastores evangélicos na maçonaria. Sou contra como ex-maçon que sou, mas não posso deixar de registrar o trabalho da implantação do trabalho batista no Brasil, bem como, da igreja presbiteriana, Assembléia de Deus e outras denominações que também foram implantadas por maçons no Brasil. Não é privilégio dos batistas o trabalho de maçons para implantação de igrejas no Brasil.
Lembrando nossa luta não contra os maçons, mas contra a maçonaria.

Esses enfoques sobre tais assuntos são ótimos para abrir o nosso entendimento q está tão encharcado pelas mentiras religiosas as quais nos emburreceram e nos deixaram altamente danificados espiritualmente e sequelados ao ponto de termos dificuldade de aceitar certos assuntos q provavelmente irá libertar há muitos presos e acorrentados por essas bestas feras e amaldiçoadas o difícil agora é absorver a verdade ou mais ou menos sinceramente parece mais um pesadelo.

Acredito em alguém q estar acima das nossas kbças comandando a todo instante o ar e os demais efeitos da natureza produzidos por Ele, agora, meu amigo Ângelo, essa de agradecer ao Criador pela maçonaria ter fundado as igrejas batistas ou as assembleias de deus, de jeito nenhum, acredito na veracidade do envio do seu filho para esclarecer e derrubar as mentiras dá época o nosso Criador e Salvador foi simples, enfático e categórico quando se expressou dá seguinte forma: UM NOVO MANDAMENTO EU VOS DOU vc sabem perfeitamente q é o AMOR, porque então Ele iria mandar os maçons construir templos q lá em João 14:30 Ele declara…Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim; e aí amigo! Entendeu? O príncipe desse mundo foi justamente o fundador dos templos, acredito q vc conhece a história dos templários o q houve no século 18 e por aí vai, agora q o Todo Poderoso mandou criar essas sinagogas sinceramente pense nessa confusão operada pelos homens q até hoje estamos sendo vítimas desses absurdos religiosos onde o caminho é tão simples: AMAI-VOS.

Sempre desconfiei dessas igrejas evangelicas e sua ligaçoes com maçonaria. Parabens pela pesquisa e artigo. Efazendo uma ressalva ao comentario desse sr medrado que diz que nada ocorre sem permissao de Deus? Deus nao tem nada a ver com as atitudes dos homens. Da um tempo cara! Entao se um cara corta o pescomo de uma criança isso acontece com a “permissao de Deus” ja que “tudo ocorre c a “permissao Dele. Mania desses caras que sao de igreja fica botando a culpa de tudo em Deus. Da um tempo! Acorda! Deus nao ta nem ai…. Quemcriou as igrejas foram os homens e nao Deus.

O que eu vejo é que, da árvore vereis os seus frutos(Mat. 7:18). É certo que existe sim, uma religião que não tem o rabo preso com a maçonaria nem com outra denominação falsa cristã. Outro exemplo é dos batistas que defendem as doutrinas dos assembleianos e vice versa, mas quem não viu a ligação do sr Manuel Ferreira com o fundamentalista rev. moon, que se diz o messias?
Não adianta se esconder no meio dos galhos por o tronco é um só!

Puxa! como são… Esse mundo está perdido mesmo, só Cristo para salvar essa gente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.