Papiro com texto apócrifo sobre Jesus é encontrado

Texto contém supostos “ensinamentos secretos” de Cristo a seu irmão

Papiro com texto apócrifo sobre Jesus é encontrado

Livros apócrifos são aqueles considerados pela Igreja como ‘não inspirados’, que podem possuir algum valor histórico, mas seu conteúdo não é a Palavra de Deus. Existem vários deles, mas agora pesquisadores britânicos encontraram a mais antiga cópia grega de um desses apócrifos. Ele apresentaria os “ensinamentos secretos” de Jesus para Tiago, seu irmão de sangue que posteriormente seria um dos líderes da Igreja Primitiva.

O documento estava no acervo da Universidade de Oxford, uma das mais antigas do mundo e foi revelado agora. Trata-se de um manuscrito, em grego, contando uma história apócrifa da mesma época do Novo Testamento. O “Primeiro Apocalipse de Tiago” até agora era conhecido apenas por cópias em copta, uma língua egípcia que acredita-se ter evoluída de hieróglifos.

Depois que Atanásio, o bispo de Alexandria, um dos chamados “pais da Igreja” publicou sua Carta Festiva de 367, identificando os 27 livros do Novo Testamento, todos os outros relatos, como esse encontrado agora passaram a ser consideradas heréticos.

Brent Landau, pesquisador de estudos religiosos da Universidade do Texas em Austin, explica que “Os textos gnósticos como o ‘Primeiro Apocalipse de Tiago’ foram banidos por causa de sua compreensão diferente da importância de Jesus. Eles apresentam Jesus muito mais como um revelador da sabedoria humana do que o messias. Segundo esses textos gnósticos, Jesus ensinou que o mundo material é realmente uma prisão criada por um ser maligno, algo muito parecido com o filme “Matrix”.

No texto em questão, Jesus fala com seu irmão Tiago sobre “esta prisão terrena” em que viveríamos. Ele diz que o mundo é protegido por figuras demoníacas chamadas “archons”, os quais bloqueiam o caminho entre o mundo material e a vida após a morte.

Apesar de não ser uma descoberta de um novo apócrifo, ela chamou atenção porque a maioria dos textos apócrifos que se conhece estão em copta. Pouquíssimos textos foram encontrados em grego, que seria seu idioma original de composição. A coleção mais famosa, que forma a biblioteca de Nag Hammadi, são 13 livros gnósticos coptas descobertos em 1945 no Alto Egito.

Landau e Geoffrey Smith, outro pesquisador de estudos religiosos de Universidade do Texas, acrescentam à essa lista sua descoberta de fragmentos gregos. Eles estavam com o material em mãos desde o início do ano, mas só agora divulgaram em publicação científica.

Suas conclusões foram apresentadas no Encontro Anual da Sociedade de Literatura Bíblica, em Boston. O trabalho ainda não foi analisado por outros pesquisadores.

Para Smith, “o texto complementa o relato bíblico da vida e do ministério de Jesus, permitindo-nos o acesso a conversas que supostamente ocorreram entre Jesus e seu irmão Tiago. Ensinamentos secretos que permitiram que Tiago fosse um bom professor após a morte de Jesus”. Obviamente, ele não possui nenhum valor teológico, apenas histórico.

O achado estava em uma coleção de mais de 200 mil documentos de papiros da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles foram retirados da cidade egípcia de Oxyrhynchus e levados para Oxford no final do século XIX

Segundo consta, foram escavados em um antigo depósito de lixo da cidade egípcia, estando entre pilhas de manuscritos do século V, que incluíam recibos de impostos e contas de vendas. Smith e Landau estudaram os achados de Oxyrhynchus por mais de dois anos. Com informações Live Science