Polícia frustra plano de queimar igrejas na Índia

“Todos os móveis, o quadro elétrico e uma Bíblia foram queimados, e o nome ‘Ram’ escrito em uma das paredes internas da igreja”, explica o pároco.

NOVA DELI · 20 DE FEVEREIRO DE 2023 · 18:00 CET

Madhya Pradesh, Índia.  / Foto: <a target="_blank" href="https://unsplash.com/es/@bayraagi">Sandeep Yadav</a>, Unsplash, CC0.,

Madhya Pradesh, Índia. / Foto: Sandeep Yadav , Unsplash, CC0.

Os planos para queimar várias igrejas no centro da Índia chegaram ao fim no domingo, 12 de fevereiro, depois que policiais prenderam três extremistas hindus, mas não antes de terem incendiado uma estrutura, disse a polícia.

O pastor Mahesh Kumre, da Igreja Evangélica Luterana na vila de Chaukipura (sob o bloco Sukhtawa dominado por tribos), Madhya Pradesh , disse que encontrou o prédio carbonizado quando chegou às 11h para começar o culto no domingo de manhã .

“As paredes estavam enegrecidas com a fumaça do incêndio, o painel elétrico queimado e o nome ‘Ram’ escrito em uma das paredes internas da igreja na língua hindi”, disse o pastor Kumre ao Morning Star News .

Pouco antes do Natal, o pastor de 60 anos terminou de colocar o piso, aplicou uma camada de tinta e fixou uma vidraça na estrutura de 5 anos.

O assaltante cortou a grade da janela para arrombar, e o pastor encontrou a porta aberta.

“ Todos os móveis , incluindo cadeiras, púlpito de madeira, tapetes, mesa, pandeiros, tambores de armação e uma Bíblia foram queimados com um líquido inflamatório, que transformou tudo em cinzas”, disse o pastor Kumre.

Ele relatou o assunto à polícia de Kesla, e os oficiais de investigação prenderam Avneesh Pandey, um jovem de 24 anos de Faizabad , Uttar Pradesh, com pós-graduação em administração que trabalhava em Itarsi, Madhya Pradesh no ano passado, disse o superintendente de Narmadapuram da Polícia Gurkaran Singh.

Os oficiais descobriram que o amigo de Pandey, Aakash Tiwari, de 24 anos, de Jhansi, a 265 milhas de Itarsi, havia enviado a Pandey localizações de igrejas para serem atacadas, disse Singh.

“Se não tivéssemos parado essas pessoas, seus próximos alvos na fila seriam igrejas e Mazars/Dargahs (santuários muçulmanos) em Itarsi [sede do subdistrito do distrito de Narmadapuram] e depois em Bhopal”, disse Singh à Morning. Estrela Notícias.

Ele enfatizou que os agressores hindus eram “basicamente elementos marginais” que não pertenciam a um grupo extremista ou partido político.

“Eles basicamente pensaram que tinham que fazer algo para vingar e proteger sua religião ”, disse Singh ao Morning Star News .

“Não havia muitas pessoas envolvidas . A pessoa Itarsi [Pandey] estava fazendo isso sozinho. Tiwari estava pagando a essa pessoa de 4.000 a 5.000 rúpias [US$ 48-60] após cada ato desse tipo.”

A polícia registrou um Primeiro Relatório de Informação (FIR No. 0011) por “ ferir e profanar um local de culto com a intenção de insultar a religião de qualquer classe” no domingo, 12 de fevereiro.

O FIR sob as seções do Código Penal Indiano foi registrado contra “pessoas não identificadas”, pois os suspeitos ainda não haviam sido identificados quando foi arquivado.

“Como a vila de Chaukipura fica longe de Itarsi [16 milhas], desta vez o agressor usou a motocicleta de seu vizinho, Shiva Kumar, 23, um eletricista que trabalhava na Indian Railways, que também o acompanhava [Pandey]”, disse Singh. “A polícia também prendeu Shiva.”

Anteriormente, Pandey havia incendiado Bíblias do lado de fora de um prédio da Igreja Evangélica da Índia em Itarsi em 9 de janeiro, disse Singh.

A destruição

O pastor Kumre não tinha certeza quando o prédio de sua igreja foi queimado. Não havia câmeras instaladas no local.

“Eu nunca poderia imaginar que uma coisa dessas pudesse acontecer”, disse ele. “ Eu tenho vivido pacificamente nesta área nos últimos 22 anos e nunca ninguém me ameaçou ou me prejudicou de qualquer forma antes.”

Vilsen Mawase, membro da igreja, disse que cerca de 30 pastores da área de Itarsi se reuniram na terça-feira de fevereiro. 14, para traçar um plano para pedir proteção às autoridades.

Representantes da comunhão de pastores de Itarsi e da Associação de Jovens Cristãos de Itarsi se reuniram com o magistrado da subdivisão na quarta-feira de fevereiro. 15 e apresentou um memorando ao presidente da Índia pedindo proteção .

Os líderes cristãos também agradeceram à polícia por sua pronta ação em prender os suspeitos.

O tom hostil do governo da Aliança Democrática Nacional, liderado pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata, contra os não hindus, tem encorajado extremistas hindus em várias partes do país a atacar os cristãos desde que o primeiro-ministro Narendra Modi assumiu o poder em maio de 2014, direitos religiosos dizem os defensores.

A Índia ficou em 11º lugar na lista de observação mundial de 2023 da organização de apoio cristão Portas Abertas dos países onde é mais difícil ser cristão. O país era o 31º em 2013, mas sua posição piorou depois que Modi chegou ao poder.

Publicado em: Foco Evangélico – mundo – Polícia frustra plano de queimar igrejas na Índia