Terrorismo nas igrejas

o ponto na palavra

JUAN ANTONIO MONROY

É desanimador ter que lidar com pessoas e com as tensões morais que o terrorismo espiritual nos coloca nas congregações evangélicas.
Imagem de <a target="_blank" href="https://unsplash.com/en/photos/XADi7vNvAhc#:~:text=Photo%20of-,Grace%20Galligan,-en%20Unsplash">Grace Galligan</ a>, Unsplash.,

Imagem por Grace Galligan , Unsplash.

A palavra terrorismo não é encontrada na Bíblia nem uma vez. Nenhuma concordância registra isso, nenhum dicionário o define, nenhuma enciclopédia bíblica comenta sobre isso. Isso significa que as ações abomináveis ​​do terrorismo estão ausentes das Escrituras? Acho que as respostas podem ser múltiplas. Se na lista do terrorismo incluímos apenas tortura, sequestro, matar por matar, jogar bombas em pessoas inocentes, então não há um único ato de terrorismo nas páginas do Novo Testamento. Mas esta coleção de livros que vai do Evangelho escrito por Mateus ao Apocalipse transcrito por João na ilha de Patmos, e que giram todos em torno do nascimento e expansão da igreja cristã, frequentemente alerta sobre outras formas de terrorismo que podem ser incubadas dentro das igrejas locais.Em uma igreja cristã, o bem deve superar o mal. Mas é sempre assim? É desanimador ter que lidar com o povo e com as tensões morais em que o terrorismo espiritual nos coloca nas congregações evangélicas.

terrorismo de pensamento

O homem evidentemente foi criado para pensar, disse Pascal. Isso representa toda a sua dignidade e todo o seu mérito; pela mesma razão, ele tem o dever de pensar corretamente. Eu queria que fosse assim! O Novo Testamento nos fala de um terrorismo que cometemos contra nossos irmãos usando o pensamento como arma.

Aos fariseus, Cristo disse: “Por que vocês pensam mal em seus corações?” (Mateus 9:4). Com os discípulos – supostos cristãos – era ainda mais difícil: “Por que pensais vós mesmos, homens de pouca fé, que não tendes pão?” (Mateus 16:8).

Imagine uma daquelas reuniões da igreja em que os ânimos esquentam. Se todo mau pensamento concebido contra os líderes da congregação ou contra algum dos irmãos presentes fosse expresso por meio de uma mancha na pele, os corpos ficariam cheios de feridas.

palavras terrorismo

Mais nocivo que o terrorismo do pensamento é o terrorismo das palavras, o terrorismo da fofoca. O livro apócrifo chamado Eclesiástico – não confundir com o Eclesiastes – fala da terceira língua. O Talmud judeu diz que a língua tríplice mata três: o caluniador, o caluniado e aquele que acredita na calúnia. O capítulo 28 do citado Eclesiástico contém esta dura diatribe contra o terrorismo da fofoca: “Maldito o charlatão e de língua dobre, porque perdeu muitos que viviam em paz. A terceira língua abalou a muitos e os lançou de nação em nação, e derrubou cidades fortes e destruiu casas de nobres; a terceira língua expulsou de casa mulheres corajosas e privou-as do fruto de seu trabalho”.

rancor terrorismo

“Quantas vezes perdoarei meu irmão que pecar contra mim? Até sete? Pedro perguntou a Jesus. E o Senhor lhe responde: “Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:21-22). Setenta vezes sete é quatrocentos e noventa. É muito difícil um irmão ofender outro quatrocentas e noventa vezes, por isso Jesus inclui aqui o possível e o impossível. Mesmo assim, a interpretação mais comum desse texto é que Jesus dá uma figura definida para se referir ao indefinido. Como se dissesse: sempre, cada vez que seu irmão pecar contra você, perdoe-o.

Que perdão é difícil para algumas pessoas! Têm consciência de que estão na misericórdia de Deus, porque o Senhor lhes perdoou todos os seus pecados, os brancos, os escuros, os mais negros, mas são incapazes de perdoar os seus irmãos na fé, com quem partilham os símbolos da a Ceia do Senhor no culto dominical.

terrorismo de julgamento

O terrorismo, considerado um dos processos mais inquietantes e inesperados dos últimos anos, parte de uma situação crítica, emitindo juízos que condenam o contrário e justificando suas próprias ações.

Esta situação ocorre nas igrejas locais. É aquele tipo de terrorismo que julga os outros levianamente, favorecendo partidos falsos, medindo e pesando os outros com medidas que não se aplicam a eles. Cristo veio nos ensinar que quem julga pelo que ouve e não pelo que realmente é, é um ouvido, não um juiz. Se ele, o Senhor, com toda a autoridade que o Pai lhe conferiu, disse que não veio para julgar o mundo, o mundo humano, não o mundo cósmico, quem somos nós para julgar as pessoas e os comportamentos alheios, tornando-nos em juízes da consciência do outro?

Terrorismo Cainita

O cainismo é simplesmente a morte de um irmão nas mãos de outro irmão. Quando Lord Byron escreveu sua grande tragédia em verso com o nome do primeiro filho de Adão e Eva, uma obra que foi elevada às estrelas por figuras literárias de prestígio como Goethe, Shelley e Scott, ele deixou claro que somos todos Cainitas, sempre estamos matando nosso vizinho e irmão de uma forma ou de outra.

A resposta insolente de Caim a Deus, tantas vezes ouvida em nossas igrejas: “Sou eu guardador de meu irmão?” , já é em si uma forma de terrorismo dilacerado.

Mas há mais: quantas pessoas deixaram as igrejas e morreram espiritualmente por causa do terrorismo espiritual desencadeado contra elas por aqueles que deveriam ser guardiões de suas almas?

O terrorismo mantém uma luta sem fronteiras em todos os cantos do planeta. O antiterrorismo pode partir de nossas próprias igrejas, derrotando-o dentro de nós mesmos e mostrando ao mundo a face pacificadora do Evangelho de Cristo.

Publicado em: Foco Evangélico – O ponto na palavra – Terrorismo nas igrejas