CRISE NA IGREJA CATÓLICA

Declaração de arcebispo sobre pedofilia não é opinião da CNBBPope Bento xvi

O porta-voz da 48.ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, deixou claro nesta quarta-feira que a polêmica declaração do arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, de que “a sociedade é pedófila” , não é uma opinião da CNBB. Ele disse inclusive que não compartilha da mesma visão, mas, na linha do arcebispo gaúcho, procurou dividir com a sociedade a responsabilidade pelos abusos sexuais de crianças e adolescentes praticados por religiosos. ” As opiniões de cada bispo são livres ”

– A gente não compartilha essa ideia de acusar ninguém, mas é claro que ela (Igreja) sofre da realidade do mundo de hoje, da própria sociedade de hoje – disse dom Orani.

– As opiniões de cada bispo são livres. Cada um pode manifestar segundo a sua compreensão e a sua ideia. Aquilo que é opinião oficial da CNBB sai nos seus comunicados oficiais.

Para dom Orani, o arcebispo de Porto Alegre foi mal interpretado:

– (Ele) não acusou toda a sociedade de pedófila, nesse sentido como foi colocado. D. Orani disse ainda que a Igreja condena qualquer tipo de abuso, tem carinho em relação às vítimas e entende que os agressores devem ser julgados conforme a legislação de cada país.

As declarações de dom Dadeus provocaram constrangimento entre os 309 bispos que participam da 48.ª Assembleia, em Brasília. O bispo do Xingu (PA), dom Erwin Krautler, escalado para conceder entrevista coletiva, disse que as questões sobre pedofilia seriam respondidas pelo porta-voz:

– Não vou agora fazer uma coletiva sobre pedofilia. Eu sei que todos os criminosos têm que ser punidos na forma da lei, sejam eles dentro da Igreja ou fora da Igreja.
Fonte: O Globo