Categorias
Noticias

Bento 16, entrada da Croácia na UE é "lógica, justa e necessária

"

Fonte R7.com

  • Vincenzo Pinto/04.06.2011/AFPVincenzo Pinto/04.06.2011/AFP

    Papa Bento 16 é recebido pelo cardeal croata Josip Bozanic ao desembarcar em Zagreb, capital da Croácia

    Publicidade

    A entrada da Croácia na União Europeia (UE) é "lógica, justa e necessária", declarou o Papa Bento 16 aos jornalistas no avião que o transportou a Zagreb, onde iniciou uma visita neste sábado.

    – Acredito que a maioria dos croatas pensam com grande alegria na adesão à UE.

    A Croácia espera concluir até o fim do mês as negociações de adesão à UE para entrar no bloco europeu em meados de 2013.

    O Papa foi recebido no aeroporto da capital Zagreb pelo presidente croata Ivo Josipovic. Bento 16 elogiou os vínculos entre a Croácia e a igreja católica e ressaltou a identidade europeia do país.

    – Desde suas origens, vossa nação pertence à Europa. Tomara que esta querida nação ajude a UE a valorizar plenamente sua riqueza cultural e espiritual.

    Durante os dois dias que passará em Zagreb, o Papa se encontrará em um país com população de 4,4 milhões de habitantes, 90% católica, onde os sentimentos nacionalistas e católicos se conjugam.

    Confira também

    Parte da opinião pública e da Igreja croata, muito nacionalista, ainda critica a Europa por sua prudência durante a luta pela independência do país no conflito armado entre croatas e sérvios, de ocorreu entre 1991 e 1995. O Papa pediu para que a história recente do país sirva como reflexão para o resto do continente preservar sua cultura cristã.

    – 20 anos depois de ter proclamado a independência e pouco antes da plena integração da Croácia à UE, a história passada e recente de vosso país pode constituir um motivo de reflexão para todos os demais povos do continente e ajudá-los a conservar e reavivar o inestimável patrimônio comum de valores humanos e cristãos.

    Segundo ele, a cultura contemporânea se caracteriza por "um individualismo que favorece a visão de uma vida sem obrigações e a busca permanente de espaços privados".

    O Papa também elogiou o cardeal Alojzije Stepinac, beatificado por João Paulo II em 1998, apesar de seu papel que, para alguns historiadores, foi de cúmplice do regime croata pró-nazista dos Ustasha.

    Mas para Bento 16, Stepinac "defendeu os judeus, os sérvios e os ciganos perseguidos pelo regime".

    O presidente croata saudou "a autoridade moral e política da Santa Sé", que ajudou a frear a agressão contra a Croácia, em referência ao reconhecimento do novo Estado croata em janeiro de 1992 pelo Vaticano. Dois dias depois, os países da UE também reconheceram a independência.

    Por Pastor Ângelo Medrado

    Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
    Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.