Igreja Mundial constrói sede onde haveria rua

CRISTIANE BOMFIM

Era para ser uma rua, mas o que se vê é um imenso canteiro de obras onde está sendo erguida a sede da Igreja Mundial do Poder de Deus. A construção da gigantesca unidade em Santo Amaro, na zona sul da capital, começou há cerca de um ano, segundo pessoas que moram e trabalham no entorno. No entanto, de acordo com uma lei municipal de 1988, é por essa área que a Rua Bruges deveria continuar por mais 135 metros, chegando à Benedito Fernandes.

Hoje, a via termina em um muro alto e com portão de ferro que já não esconde as colunas de concreto da igreja que, depois de pronta, vai ocupar quase um quarteirão, com entrada na Rua Benedito Fernandes.

O canteiro de obras é cercado por muro de quase 5 metros de altura. Não há nem sequer uma placa que identifique autorização da Prefeitura para a realização do empreendimento e nome do engenheiro responsável. No início de maio, o prefeito Gilberto Kassab (sem partido) enviou à Câmara Municipal o projeto de lei 224/2011 que impede o prolongamento da Rua Bruges até a Rua Benedito Fernandes. Nesta semana, ele pediu urgência na análise.

Antes de ser comprado pela Igreja Mundial, funcionava em parte do terreno o Centro de Lazer e Cultura Patativa. “Mas não era todo este espação, não”, disse o vendedor de milho Sebastião Vicente da Silva, de 49 anos. Segundo ele, a área ocupada pela casa de shows ficava distante de onde deveria passar a Rua Bruges.

De acordo com o vereador Milton Leite (DEM), o projeto de lei deverá ser analisado somente no próximo semestre e tem poucas chances de ser aprovado. Milton Leite é um dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que analisará a proposta. “A minha opinião é de que esse projeto de lei é irregular e inconstitucional. A igreja construiu uma sede em cima de uma rua que existe em projeto e depois se faz o pedido para eliminar a rua? É claro que esta é uma opinião individual. Precisamos analisar com mais cuidado”, explica.

O vereador Chico Macena (PT), da Comissão de Política Urbana, na Câmara, afirma que “a Prefeitura não fiscalizou uma obra quando teria que fiscalizar”. “Aliás, sempre que é apresentado um projeto de construção nova, uma das coisas que é verificada é o arruamento. Agora, a Prefeitura quer regularizar o irregular?”

Procurada, a Prefeitura informou, por nota, que o pedido de extinção do prolongamento da Rua Bruges depois de 22 anos foi feito porque a via não “acrescentaria alternativas significativas ao tráfego local”. A Igreja Mundial do Poder de Deus não atendeu a reportagem (veja mais ao lado).

Trânsito

Juntas, as ruas Bruges e Florenville são a saída de veículos da Avenida Victor Manzini para a Nações Unidas. Por ela circulam além de carros, ônibus e caminhões. É movimentada também por pedestres que utilizam a estação Socorro da CPTM. A Rua Benedito Fernandes, onde ficará a entrada principal da igreja, é uma via de mão dupla que costuma congestionar nos fins de tarde.

igrejamundial_pauloliebert_ae300200