A doutrina do Santo Daime

Por: Claudio José Miranda, em 05/07/2011 às 19:03

A Doutrina do Santo Daime é, junto com a Umbanda, a segunda religião autenticamente brasileira. Ela nasceu na década de 30, no estado do Acre, a partir de uma revelação recebida por um negro maranhense chamado Irineu Raimundo Serra, depois conhecido como Mestre Irineu. No inicio da década de 30, ele foi iniciado no uso da milenar planta peruana oaska, onde teve uma visão espiritual de uma entidade feminina que se apresentou como a Virgem da Conceição. Ela, então, lhe transmitiu os primeiros hinos da Doutrina e como deveria ser o ritual em que seria usada a planta. Esta, na verdade, é um chá feito com o cozimento de dois vegetais amazônicos: o cipó jagube (a força masculina) e o arbusto rainha (a força feminina).

O nome Daime vem das invocações "dai-me luz" ou "daí-me amor", usados pelos participantes do ritual.

Após a passagem de Mestre Irineimageu, em 1971, a liderança da Doutrina ficou com um de seus principais discípulos, o amazonense Padrinho Sebastião, que deu início à expansão para além do Acre, chegando a outras partes do Brasil e, inclusive, a outros países.

Com o falecimento de Padrinho Sebastião, em 1990, a direção da Doutrina ficou com um de seus filhos, o Padrinho Alfredo, que deu continuidade à consolidação e à expansão pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente, existem igrejas do Santo Daime em vários lugares da América do Sul, nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Holanda, Espanha, França, Itália e vários outros países.

O Santo Daime é uma doutrina eclética, de fundamentação cristã, cujo objetivo é, através do uso ritual da bebida Santo Daime, alcançar o conhecimento profundo de si mesmo, juntamente com uma comunhão com Deus.

A partir deste ano, A Doutrina do Santo Daime passou a integrar a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), primeiramente porque é, volta e meia, atacada por pessoas que, ignorando o caráter sagrado e natural de seu sacramento – a bebida Santo Daime – erroneamente a consideram uma droga. E, também, por acreditar na importância da união de todas as religiões frente aos ataques das forças negativas que procuram diminuir ou eliminar a importância da espiritualidade na vida das pessoas e no povo brasileiro.

Claudio José Miranda é mestre em Filosofia, professor de Estudos Comparados de Religião e membro da Comissão e Combate à Intolerância Religiosa.

Leia mais artigos em www.eutenhofe.org.br

Editado por Ricardo Rubim.

Uma resposta em “A doutrina do Santo Daime”

Ola, gostava de saber onde posso encontrar sucursais da Igreja Santo Daime nos estados unidos, vivo em Maryland.