Conferência Apóstolica: Paulo Não É o Último Apóstolo?

Por Alan César Correa|Colaborador do The Christian Post

Terminou, Sábado mais uma Conferência Apostólica promovida pelo Apóstolo Estevam Hernandes da Igreja Renascer. Quem são os Apóstolos de Cristo?

apostolo-hernandes

(Foto: Conferência Apóstolica)

Apóstolo Estevam Hernandes da Igreja Renascer em Cristo

A Conferência Apostólica, é fruto de uma visão do apóstolo Estevam a mais de 10 anos, desde 2002, com o objetivo de fazer com que as pessoas por meio de Deus, recebam através da pregação, onde quase todos pregadores são apóstolos, uma manifestação do mover apostólico com curas, libertação, crescimento na palavra do ensino.

O apóstolo Estevam Hernandes que é o único membro brasileiro do conselho internacional de apóstolos, informa no site destinado a conferência. Uma característica do mover apostólico que é vivido durante a conferência é o de conseguir agregar ministérios, de maneira que caminhem juntos.

Nessa última conferência apostólica, que aconteceu durante os dias 12 a 16 de julho, participaram líderes evangélicos de diversos partes do país, e contou com sete preletores: os apóstolos, Estevan Hernandes, Patrick Isaac, César Augusto e Renê Terra Nova, a bispa Sônia Hernandes esposa de Estevam Hernandes, a profetiza Eliane Isaac e o pastor Fadi Fayes Faraj.

Atualmente a presença de apóstolos no cenário da Igreja no Brasil é comum. São "milhares", como o próprio apostolo Patrick Issac, do Canadá, que ministrou durante a segunda noite do evento, disse: “ Existem milhares e milhares de apóstolos no Brasil, mas a palavra diz que há sinais para os verdadeiros apóstolos”.

Apesar do forte impacto apóstolico como pregam os apóstolos do Brasil, há, entretanto, uma divergência entre os líderes evangélicos em aceitar a autodenominação de "apóstolo" das Igrejas neopentecostais.

Segundo o teólogo e professor do Seminário Batista em São Paulo (STBNET), Dorival Guimarães, o último dos apóstolos foi Paulo, pois encontrou com o Senhor ressurreto. Em 1 Cor 15: 8-9, ele diz, “depois de todos” (ou “E por derradeiro de todos”) pode e deve ser traduzido como o “último dos apóstolos”.

“Percebemos então que a dinastia dos apóstolos terminaria ali, pois não vemos os dirigentes da Igreja primitiva ( Tiago e demais) sendo chamados de apóstolos”, disse ele.

O pastor e teólogo Augustus Nicodemus, chanceler da Faculdade Mackenzie, em seu artigo intitulado “ Carta ao Apóstolo Juvenal”, disse que os apóstolos constituíram um grupo único e exclusivo na história da Igreja primitiva e que hoje não existem mais.

Nicodemus ao escrever a carta ao seu colega da turma do seminário presbiteriano, Juvenal, explica sobre o papel que tiveram os apóstolos de Jesus Cristo, crucial e extremamente relevante para a fundação da Igreja Cristã. "é um cargo, um ofício, tão sério e fundamental", que foi designado por Jesus Cristo àqueles que o viram ressurreto.

Ele aponta para características como as de realizar as curas e milagres que os apóstolos faziam e sobre as contribuições efetivas à Igreja, sociedade, missões e teologia. Segundo ele, grandes líderes que tiveram papel importante na Reforma Protestante, não ambicionaram e não tiveram esse tipo de designação, sugerindo que os Apóstolos são apenas os designados 12 Apóstolos de Cristo.

Alan César Corrêa é estudante de teologia da Faculdade Batista do ABC (FABC).