O PODEROSO VENENO DAS SERPENTES.

Leandro Borges

“Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Nércios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus que são dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”. (Romanos cap.1 vers.29,30,31,32).

No Velho Testamento a palavra fofoca é definida como (alguém que revela segredos, agindo como um mexeriqueiro). Isso é alguém que conseguiu descobrir segredos sobre outras pessoas e suas famílias para então sair de casa em casa contando o que descobriu, para o grande detrimento daqueles que confiaram nessa pessoa, assim como para as pessoas que escutam o que não era para escutarem. Fofoca também significa compartilhar informações através da intenção. O mexeriqueiro tem como objetivo melhorar sua própria imagem ao fazer outras pessoas parecerem más e ao exaltar seu conhecimento superior de outras pessoas.

No livro de Romanos, o Apóstolo Paulo revela a natureza pecaminosa da humanidade ao afirmar como Deus está derramando Sua ira sobre aqueles que rejeitam Suas leis. Por terem rejeitado as instruções e direção de Deus, Ele os entregou as suas naturezas pecaminosas. Nesta passagem de (Romanos cap.1) citada no começo da matéria, podemos observar o quão sério é ser mexeriqueiro e como isso é uma característica daqueles que estão sob a ira de Deus.

Um outro grupo que era e é conhecido por ter uma participação direta nesse grupo são as viúvas. Em (1 Timóteo cap.5 vers.12,13), vemos que Timóteo adverte as viúvas para não serem mexeriqueiras ou ociosas, observe: “Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. E, além disso, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém”. Porque as mulheres tendem passar muito tempo com outras mulheres em seus lares, trabalhando juntamente com essas mulheres e se envolvendo na vida de muitas pessoas, elas escutam e observam uma variedade de conversas e situações que têm o potencial de serem destorcidas, se o que verem não for mantido confidencial. Timóteo afirmou que as viúvas criam o hábito de ir de casa em casa, procurando por algo para ocupar sua ociosidade.Cabeça vazia é a oficina do diabo, e Deus nos adverte contra deixar que esse pecado entre em nossas vidas. E é exatamente isso que nos adverte (Provérbios cap.20 vers.19): “O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios”.

Esse pecado não é comum apenas às mulheres.Qualquer pessoa pode acabar participando diretamente de uma fofoca ao repetir algo que escutaram que era para ser um segredo. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos sobre os perigos da fofoca e sobre a dor que pelo resultar da falta de cuidado de pensar em outras pessoas e como podem reagir se algo que queriam que permanecesse em segredo fosse revelado. Prova disse está em (Provérbios cap.11 vers.12,13), observe: “O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto”.

Em (Provérbios cap.16 vers.28) diz que “o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos”. Muitas amizades já foram destruídas por causa de algum engano que começou com uma fofoca. Aqueles que se entregam a esse comportamento nada mais fazem além de criar confusão e causar ira e amargura, sem falar da dor, entre amigos. Triste dizer que algumas pessoas adoram isso e procuram por oportunidades de destruir outras pessoas. Quando essas pessoas são confrontadas pelo seu hábito, elas negam essas alegações e respondem com desculpas e recionalizações. Ao invés de admitir o erro, elas culpam algo ou alguém mais, além de tentarem fazer com que o pecado não pareça tão ruim

Será que são somente as cobras que possuem veneno mortal na língua ???

“A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre”. (Provérbios cap.18 vers.7,8).

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios cap.21 vers.23). Dessa mesma forma devemos guardar a língua e deixar de participar nesse ato pecaminoso de fofoca. Se entregarmos nossos objetivos naturais ao Senhor, Ele vai nos ajudar a permanecer retos. Deus recompensa o justo e o íntegro, então devemos nos esforçar para permanecer assim.

QUE DEUS TE ABENÇOE,