Não consigo ficar em nenhuma igreja. Qual o limite da submissão ao pastor?

Imagem do avatarPor Daniel Simoncelos  2 de agosto de 2011

Não consigo ficar em nenhuma igreja. Qual o limite da submissão ao pastor?

Parte do email que recebi:

Daniel,

…O líder do louvor tinha uma ideia muito deturpada do que é ser líder. Ele achava que tudo tinha que girar ao redor dele, nada acontece se ele não participar do processo. Começamos a nós desentender e eu fui sincero com ele pois tinhamos muita liberdade eramos amigos. Deus começou a me usar e ele se sentiu ameaçado e começou a me tolir.Tivemos inumeras conversas com os pastores, mas como eu fui transparente a respeito do que eu sentia, fui rotulado como rebelde. Fui “disciplinado” e o líder do louvor continuou na sua função, porque ele é líder. Por várias vezes ele dizia coisas bonitas na frente dos irmãos e quando eu chegava em casa ele me ligava e dizia o contrário. … Sai da igreja. … Hoje não consigo ficar mais em igreja nenhuma, tentei visitar várias, mas para mim são todas iguais. Não sei mais o que fazer.

Tenho muitas dúvidas com relação a liderança. Qual é o limite da submissão a um pastor? Devo me submeter mesmo não concordando ou ele estando errado?

RESPOSTA:

Olá XXX, tudo bem contigo?

Muito obrigado por confiar em mim!! Pelo que entendi, você passou por situações de decepção com a liderança e hoje tem dúvidas sobre se submeter e até onde fazer isto.

Entendo sua situação. Já passei por algo parecido com um pastor que cuidava apenas de si mesmo e dominava o rebanho. Fui tolido e impedido de fazer qualquer coisa na igreja. Porém orei e apenas saí de lá pois eu não era mais útil. Qualquer coisa que eu fizesse serviria de mau exemplo para as pessoas. Então eu saí de lá.

Normalmente pensamos que o problema está sempre fora de nós. Vejo que isto acontece no seu caso. Porém, creio que podem haver questões dentro de você que precisam ser resolvidas. Por que digo isto? Se você sempre for o dono da verdade, e sempre quiser estar à frente, achar que sabe mais que as pessoas, isso sempre te trará problemas.

Isso é muito comum de acontecer e basta ser humano para ter problemas. A maioria das pessoas tem falhas porém não olham para si, apenas para os outros. Como não te conheço, posso falar sem medo, pois não sei como você é. Mas peço que você olhe para si e veja quais são seus principais defeitos. Antes de olhar para os erros da liderança.

Digo isto para que no futuro estas coisas não aconteçam denovo. Pois todos temos problemas e defeitos. Tem um livro que chama Temperamentos Transformados do Tim Lahaye, que é muito bom para você se conhecer um pouco melhor. Tem um vídeo que falo sobre como lidamos com problemas também que pode elucidar um pouco também => http://www.youtube.com/watch?v=Sr2m36e7YUA

Agora, vamos para o problema em si. No caso de submissão, a bíblia é clara em dizer que sejamos submissos à autoridade. Falar mal de uma autoridade espiritual, fará mal para sua alma. Mesmo que ele esteja errado, ele é uma autoridade. Quando Davi não fala mal de Saul e não toca em Saul, ele tinha essa noção.

Quem tem que julgar e tocar é Deus, não você. A sua submissão deve ser até onde a bíblia diz. A partir do momento que a liderança estiver contra a bíblia, você deve sair. Pedro disse: Antes importa obedecer a Deus do que a homens. Então, se se submeter te fizer desobedecer a Deus, então não se submeta. Caso contrário, é bom para sua alma fazer isso.

Davi não se submetia à autoridade de Saul pois ele não estava obedecendo mais a Deus, por isso Davi fugiu. Porém Davi o respeitava. Não falava contra e não desejava a morte dele. Davi lamentou muito quando Saul morreu, mesmo com Saul desejando a morte de Davi.

Creio que você deve sair desta igreja e procurar uma igreja que você confie e acredite. Que seja bíblica e que possa pastorear a sua vida. Que você se submeta e confie neste pastor. Às vezes as diferenças serão por gosto, por jeito, por idéias, e isso é de menos. Se não for a sua, faça do mesmo jeito, porque importa agradar a Deus e não a nós mesmos. E a liderança normalmente tem uma visão mais ampla pois precisa disso e Deus dá.

Por isso, é bom sempre ouvir aqueles que tem mais experiencias que nós. E tê-los como lideres espirituais para nos pastorearem e direcionarem.

Deus é contigo querido e para que você cresça é importante que esteja em uma igreja e seja humilde. Que reconheça que você está bem longe de saber tudo e se dispor a servir. Que seja limpar a igreja, que seja carregar banco. O Senhor te honrará e te fará crescer se seu coração for inteiramente dele.

Procure uma igreja bíblica, com homens que sirvam e não querem ser servidos, que viva o evangelho, que se importe com os pobres, e que pregue o evangelho da cruz e não a prosperidade apenas.

Que Ele te abençoe e te direcione!!! Conte comigo também no que precisar querido!!!!

Abraços,