Categorias
Artigos

A Bíblia exige o casamento civil?

 

marriage license

A Bíblia respeita e recomenda o casamento, mas nunca diz que Deus somente o considera válido se for oficializado em algum cartório.

Assim, pessoas que praticam o sexo antes do casamento civil, não estão necessariamente cometendo fornicação e nem outro tipo de pecado.

A lei de Moisés, que continha instruções tanto espirituais e simbólicas quanto de higiene e organização social, não ordenava que se fizesse algum tipo de certidão para comprovar que duas pessoas se casaram, embora houvesse uma certidão de divórcio:

“QUANDO um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.”  (Deuteronômio 24 : 1)

A certidão de divórcio servia para proteger a mulher, para que ela pudesse ter a chance de se casar novamente assim como a certidão de casamento atual brasileira só serve para proteger as partes em caso de divórcio ou desarmonia.

Há quem tente provar biblicamente que devemos nos casar no civil baseado em passagens como essa:

“TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.”  (Romanos 13 : 1)

“Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;”  (Tito 3 : 1)

No entanto, isso só provaria biblicamente a necessidade de casamento civil se o governo ordenasse que todas as pessoas unidas devem obrigatoriamente oficializar sua situação, o que não é o caso no Brasil, por exemplo.

Creative Commons License photo credit: billaday

Blog Roberto Soares

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

2 respostas em “A Bíblia exige o casamento civil?”

Não concordo com a mensagem a cima escrita, é verdade que o matrimonio não é apenas civil é também religioso, se moisés liberou o divórcio é porque existia formalmente um casamento. Em parte alguma das sagradas Escrituras Deus aprova o divórcio com novas nupcias pelo contrario não poderia se casar Mr 10: 10 aos 12; Rm 7: 2, 3; 1ªCo 7: 10,11. A citação em Dt 24: 1 “Se não achar graça em seus olhos, nela encontrar coisa indecente”. O texto se refere a virgindade, a jovem tinha fornicado nesse caso o homem poderia dá o divórcio. Aconteceu com José Mt 1: 18 aos 20. Resolveu deixar secretamente. Seria lhe dá o divórcio e não denunciar para que ela não fosse apedrejada, para os adúlteros existia a pena de morte Lv 20: 10. Infelizmente não temos uma boa tradução das sagradas Escrituras, o que temos estão recheadas de ternos latinos com base nos interesses de pessoas, no meio evangélico só temos um tradutor e um monte de novas edições que nada explica. Em todo N.t. tando nosso Senhor assim também os apóstolos falaram mais de fornicação do que em adultério, mas não está traduzido fornicação está traduzido impureza, o único que traduziu bem foi Figueredo infelizmente não existe essa tradução, fornicação no grego é “porneia” foi isto que Jesus falou Mateus registrou: Eu, porém, nos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de “porneia” (deram o jeitinho brasileiro e colocaram relações sexuais ilícitas). como sendo adultério que no grego é “moicheia”. Hoje temos um monte de pastores divorciados contrariando os princípios bíblicos, Paulo escreveu: marido de uma só mulher 1ªTm 3:2. Significa que não teve divórcio em seu casamento…

O escrito abaixo tem alguns erros ortográficos devido a pressa de escrever, não justifica, mas depois de publicado não dá para corrigir, infelizmente não encontrei como corrigir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.