EXCLUSIVO: Gravadoras fazem campanha contra novo golpe no mercado
Por: Celso de Carvalho – Redação Creio
Mais um golpe vem tirar o sono da indústria fonográfica cristã. Depois do CD pirata o novo problema são os CDs clonados. Durante a EXPOCRISTÃ, que aconteceu no mês de setembro, cinco gravadoras, junto com a Novo Disc, deram início a uma campanha de conscientização. A cobertura completa deste assunto você lerá na revista CONSUMIDOR CRISTÃO do mês de novembro.
Som Livre, Line Records, OniMusic, Novo Tempo e Sony Music aproveitaram o maior evento de produtos para cristãos da América Latina para alertar sobre o assunto. Com banner expuseram como este tipo de conduta atrapalha o setor e os artistas que dependem disto para sustentar seus ministérios.
Diferente de um CD pirateado, onde o consumidor final sabe o que está comprando, devido suas caracteristas inferiores, um CD clonado passa despercebido ao consumidor leigo. Isto porque no CD clonado, o código stamper – peça metálica que fica localizada na parte injetora no centro do CD-, é raspado, não podendo ser identificado de que prensa saiu o CD.
Durante a EXPOCRISTÃ, Alessandro Tostes, diretor da Novo Tempo disse que já foi vítima do golpe. “Já encontrei CD de nossos cantores clonados no Paraguai, Uruguai e até na Conde de Sarzedas”, frisa. Sérgio Lima, da Line Records estima que este tipo de pirataria atinja 50% de seus produtos. “Estamos nesta campanha alertando principalmente o público final que desconhece este tipo de golpe”, comenta. Renata Cenízio, da Som Livre, acredita que o povo de Deus tem que ser exemplo e não deve consumir este tipo de produto. “É triste o povo de Deus ser enganado. Isto prejudica muitos ministérios e estamos juntos nesta campanha.”
A campanha contra o CD clonado vai buscar medidas para coibir este tipo de ação que segundo relatos estaria lesando lojistas e distribuidores de São Paulo.
A reportagem completa e exclusiva você lerá na revista CONSUMIDOR CRISTÃO no mês de novembro.
Data: 25/10/2011