Restos de acampamento romano são descobertos na Alemanha

25/10/2011 – 16h55

DA EFE

Restos de um acampamento romano, que servia de defesa e entrada para a antiga Germânia até o rio Elba, foram encontrados nas margens do rio Lippe, na região alemã de Westfália.

O diretor do LWL (Instituto Arqueológico de Westfália Lippe), Wolfgang Kirsch, informou nesta terça-feira que os especialistas procuravam há mais de um século o acampamento. Ele é equivalente a sete campos de futebol e está situado a 30 quilômetros da cidade de Dortmund, no oeste da Alemanha.

Ruínas de escola de gladiadores são encontradas na Áustria
Piscina usada por saqueadores romanos é encontrada em Jerusalém

Friso Gentsch/Efe

Homem exibe moeda que estava em assentamento romano, o último de cinco localizados pelos arqueólogos

Homem exibe moeda que estava em assentamento romano, o último de cinco localizados pelos arqueólogos

A base era usada por soldados para controlar o rio Lippe e era "uma das importantes regiões logísticas para os conquistadores romanos", disse Kirsch, que considerou a descoberta como "sensacional" para a investigação da época romana em Westfália.

O acampamento, localizado próximo onde atualmente é a cidade de Olfen, era o único que faltava para ser descoberto dos cinco grandes assentamentos militares romanos na região e que tinham funções de abastecimento e defesa.

Para conquistar as terras livres da antiga Germânia e avançar as fronteiras do império até o rio Elba, as forças do imperador Augusto entraram no território a ser conquistado através do rio Lippe, usado como meio de transporte.

Friso Gentsch/Efe

Os assentamentos romanos distanciavam-se um dos outros por exatos 18 quilômetros; acima, moedas romanas

Os assentamentos romanos distanciavam-se um dos outros por exatos 18 quilômetros; acima, moedas romanas

O último grande acampamento romano na região foi descoberto em 1968 perto de Paderborn. Desde então, as pesquisas arqueológicas se intensificaram para encontrar o assentamento próximo a Olfen.

"Era como buscar a peça de um quebra-cabeça", disse Kirsch, que comentou que o acampamento descoberto fecha a lacuna dos assentamentos romanos na região, separados entre si por cerca de 18 quilômetros, o que equivalia a um dia de caminhada de uma tropa de soldados armados com todos seus pertences.

Kirsch acrescentou que as primeiras pistas sobre a localização do acampamento surgiram há três anos, quando arqueólogos descobriram moedas de cobre em um campo, e escavações de prova posteriores encontraram restos de cerâmica e de uma cerca de madeira.

O acampamento romano de Olfen foi supostamente construído no início da ocupação da Germânia na margem direita do rio Reno, na época das campanhas bélicas de Druso, na última década antes do começo de nossa era.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.