Cerca de 500 Protestam Pela Liberdade de Religiões em São Paulo

Por Ana Araújo|Repórter do The Christian Post

Cerca de 500 pessoas de reuniram em uma caminhada na Avenida Paulista pela liberdade de religiões, nesta terça-feira, 15. A maioria da umbanda e candomblé, dividiram o espaço com cristãos e espíritas.

Mesmo com chuva, eles se reuniram no Museu de Artes de São Paulo (Masp) e começaram a andar. "Nosso objetivo é protestar contra várias ações do poder público que inibem a liberdade de cultos religiosos", afirmou Eduardo Brasil, presidente do Fórum dos Sacerdotes e Sacerdotisas do Estado de São Paulo.

"Estamos vendo a criação de um Estado teocrático aos modos do Irã, onde apenas uma religião existe", afirma Brasil.

Flávio de Yanson, vice-presidente do Fórum, afirma que já sofreu discriminação por causa de sua religião. "Minha casa de cultos foi expulsa pela subprefeitura de Vilma Mariana em um processo que durou cerca dedez anos, com alegação que estava em um local residencial. Contudo, outras religiões fazem seus cultos na mesma região e nada acontece, caracterizando a discriminação",afirma ele em entrevista à Terra.

Outros protestos:

O feriado de Proclamação da República também foi marcado por outros protestos. Em várias cidades do país, grupos aproveitaram a data para protestar contra a corrupção. As manifestações foram organizadas pela internet.

Em Goiânia, manifestantes percorreram ruas do centro da cidade com caras pintadas e carregando faixas de protesto. Eles se concentraram em frente à sede do governo estadual e estenderam pano com desenho de pizzas.

Em Araxá (MG), um grupo saiu pelas ruas com faixas e cartazes. Os manifestantes entregaram panfletos sobre o combate à corrupção para quem passava pela marcha. Também houve manifestação em Divinópolis (MG).

Em Brasília, mesmo com a suspensão da marcha contra corrupção, cerca de 30 manifestantes se reuniram embaixo do Museu da República para protestar. Alguns vestiam camisas bordadas e com adesivos com os escritos "Fora Agnelo", em referência às denúncias envolvendo o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).