Categorias
Noticias

Curandeiros sacrificam boi em estádio da final para abençoar a Copa

ESPORTES

COPA DO MUNDO

A Organização de Curandeiros Tradicionais sul-africanos (THO, sigla em inglês) sacrificou nesta terça-feira um boi a facadas em frente ao estádio Soccer City, em Joanesburgo, que receberá a abertura e a final da Copa do Mundo da África do Sul, para abençoar o torneio, informou a imprensa local. O propósito do ritual era “dizer aos antepassados que o mundo está vindo à África do Sul”, disse ao diário “The Star” Mandla Qeleqele, um membro da organização.

dançarinos tribo áfrica do sul em frente ao Soccer city Curandeiros de tribo da África do Sul em frente ao Soccer City (Foto: agência AFP)

O encarregado de cravar a faca entre os chifres do animal, perante cerca de dois mil curandeiros especializados em medicina tradicional sul-africana, foi o guerreiro septuagenário da etnia xhosa Zakhele Sigcawu, que pertence ao clã Tshawe e viajou a Soweto desde a província do Cabo Oriental.

Segundo Zolani Mkiva, presidente e diretor-geral do Instituto da Realeza Africana, cerca de 300 bruxos ou “sangomas” invocaram os antepassados para que fornecessem sua energia e queimaram “impepho”, uma erva tradicional, para pedir a Deus e aos antepassados que deem à África do Sul um bom Mundial.

Os bruxos tradicionais disseram que escolheram o Soccer City por ser o estádio onde começará e terminará o torneio, e afirmaram que o processo de comunicação espiritual é sagrado. Após sacrifício, os bruxos mais antigos entraram no estádio e cantaram e dançaram com suas vestimentas tradicionais para abençoar também o interior do recinto.

– Nossos estádios estão agora oficialmente benzidos para o torneio de acordo a nossa cultura – concluiu Mkhiva após a cerimônia.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.