Paula Bianchi
A partir desta sexta-feira, as festas que cultuam Iemanjá nas praias do Rio de Janeiro serão consideradas Patrimônio Cultural Carioca.
O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), foi publicado hoje no "Diário Oficial" e ressalta que o sincretismo religioso é uma forma de expressão da cultura afro-brasileira que precisa ser preservada.
O texto também lembra que apesar de terem caráter religioso específico as festas para a divindade "agregam cidadãos de diferentes identidades religiosas, irmanando-os num mesmo propósito de fraternidade solidária e identificação cultural".
Caberá ao Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural inscrever as festas em homenagem a Iemanjá nas praias do Rio como bem cultural de natureza imaterial.
Fonte: Folha de S. Paulo
Divulgação: www.juliosevero.com
Uma resposta em “Festas de Iemanjá no Rio viram Patrimônio Cultural Carioca”
Gostaria de pedir oração em prol dos nossos irmãos baianos para eles não ficarem adorando o diabo iemanjá pensando que é uma santa, sendo que na verdade é um diabo do candomblé. Que Deus desapareça com esse diabo imundo de nosso país. Que Deus desapareça também com os diabos cosme e damião, esses enxu-mirins que vivem atormentando a vida de nossas crianças. Que Deus desapareça também com os diabos são jorge, são Cipriano, santa bárbara e santo antônio. Em nome de Jesus. Amém.
Que Deus mande fogo na Associação LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros e simpatizantes). Que Deus desapareça com os diabos dessa associação satânica.Em nome de Jesus. Amém.
Que Deus desapareça com a seita satânica – maçonaria de nosso País, que Deus não deixe essa imundície prosperar no Brasil. Em nome de Jesus. Amém.
Que Deus continue abençoando poderosamente todos os servos do Senhor contra a inveja lançada, que Deus blinde os servos do Senhor contra a inveja e o olho gordo em nome de Jesus. Amém. Que Deus aumente o salário dos dizimistas da casa do Senhor para que Eles possam dizimar ainda mais, em nome de Jesus.