Polícia quer a interdição de templo que bloqueou a via Dutra

DE SÃO PAULO

A Polícia Rodoviária Federal em São Paulo informou nesta quarta-feira que vai pedir ao Ministério Público que entre com uma ação contra a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Inauguração de igreja causa congestionamento na Dutra

No dia 1º, a inauguração de um templo da igreja, às margens da via Dutra, causou um megacongestionamento que chegou até a rodovia de acesso ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

Segundo a PRF, será pedida "a interdição do local para os próximos eventos por entender que seu funcionamento representa violação do direito de ir e vir bem como coloca em risco a segurança e vida das pessoas que circulam nas rodovias Dutra e Hélio Smidt".

Jorge Araújo-1º.jan.12/Folhapress

Trânsito congestionado na via Dutra no dia da inauguração da Igreja Mundial do Poder de Deus

Trânsito congestionado na via Dutra, em Guarulhos, no dia da inauguração da Igreja Mundial do Poder de Deus

O congestionamento provocado pela inauguração do templo chegou a parar 22 km da Dutra, no sentido São Paulo, entre o km 201 e o km 223. No sentido Rio, o congestionamento foi do km 222 ao km 229.

Para embasar o pedido à Promotoria, a PRF elaborou um relatório que aponta a "inviabilidade e risco do funcionamento do templo no local" –o endereço oficial é a av. Monteiro Lobato, 4.492. Serão incluídos vídeos da concessionária NovaDutra mostrando o megacongestionamento e os principais problemas encontrados.

Entre os problemas, houve ônibus de fiéis que estacionaram no acostamento da rodovia. A PRF afirma não ter sido comunicada sobre a dimensão da inauguração –um ofício informou público de 30 mil pessoas– e nem sobre os ônibus e a incapacidade de estacionamentos particulares comportarem os veículos.

O pedido de interdição foi acertado hoje em reunião da PRF com a Secretaria de Transportes de Guarulhos, o Comando da PM, a NovaDutra e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A PRF deve se reunir com o Ministério Público na semana que vem. O próximo grande evento no templo, segundo a PRF, está marcado para o dia 13.

Procurada por telefone, uma atendente da igreja disse que não havia nenhum representante da entidade na tarde desta quarta-feira para comentar o caso.