Categorias
Estudos

PORQUE PRECISAMOS OUVIR Á VOZ DE DEUS ???

Por Leandro Borges

“Quanto mais falam mal de vocês mais você cresce, isso é sinal que você está sendo lembrado”.

( Rev. Flamarion Rolando – Superintendente e Pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“Fé é o pássaro que canta enquanto o dia não clareou”.

( Pr. Silmar Coelho – Escritor e Pastor na Igreja Metodista Wesleyana ).

“Não tenha uma visão medíocre da vida, onde você começa não determina onde você terminará. Seja um valente que não recua !!!

( Pr. Carlos Cezar – Deputado Estadual e Pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular ).

“E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: – Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá”. (Gênesis cap.2 vers.16,17).

“A mulher respondeu: – Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos”. (Gênesis cap.3 vers.2,3).

Deus usa vários métodos para se comunicar conosco. Ele fala por meio de Sua Palavra e do Espírito Santo, bem como por intermédio de pessoas e por meio das circunstâncias. Deus possui propósitos específicos para compartilhar Seus pensamentos conosco. Ele deseja que compreendamos a verdade, para que ela possa moldar nossa vida e para que sejamos capazes de compartilhar as boas-novas com outros.

Se Deus tem uma intenção particular ao comunicar-se com Seus filhos, devemos perguntar a nós mesmos o que acontece quando somos negligentes para ouví-lo.

Observando as duas passagens do livro de Gênesis citada acima no começo da matéria, encontramos uma evidência disso logo no início da Bíblia no relato de Adão e Eva. Sabemos que Deus falou de modo claro com o primeiro homem, instruindo-o a não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. A questão é que o homem e a mulher entenderam perfeitamente, mas não lhe obedeceram. A desobediência deles marca o começo do problema causado pelo pecado do homem, o que tem sido um flagelo para a humanidade ao longo da história.

Cada pessoa que nasceu depois da queda, com a única exceção do Senhor Jesus Cristo, veio ao mundo com a natureza pecaminosa de Adão. Você e eu nunca conhecemos uma pessoa perfeita. Todo pecado e todo sofrimento, dor, problemas, guerras, pertubações, derramamento de sangue, e violência, teve sua origem na queda do homem no jardim do Éden. E infelizmente, o que ocorreu à primeira família séculos atrás tem se repetido de um modo ou de outro com todas as famílias desde então.

Assim como aconteceu com Adão e Eva, uma vez que tenhamos recebido instruções de Deus, pelo que lemos ou ouvimos, também somos responsáveis por seguir-las. Podemos evitar muita dor e muitos problemas se darmos ouvidos ao que Deus nos comunica. Nossa negligência em ouvi-lo tem repercussões severas. Ao estudarmos, podemos identificar 6 consequências se caso ignorarmos as instruções de Deus.

1ª CONSEQUÊNCIA “Podemos acabar dando ouvidos a vozes erradas”:  Vemos que Eva tinha ouvido perfeitamente a ordem de Deus claramente. No entanto, mesmo tendo entendido, ela começou a ouvir uma outra voz.  Quando Satanás apareceu incorporado em uma Serpente, ele falou diretamente com a mulher, e ao mesmo tempo, fazendo uma espécie de jogada psicológica no qual resultou em uma total confusão mental na cabeça de Eva, principalmente quando Satanás disse: “É assim que Deus disse…?”.

A forte e rápida jogada psicológica e sedutora feita por Satanás, fez com que Eva cai-se em pecado, assim como qualquer pessoa hoje que para de ouvir de Deus e dá ouvidos á Satanás.

Considere quantas vozes ouvimos em determinado dia. O que lemos e ouvimos continuamente bombardeia nossa mente, nosso coração e nosso espírito. Com a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, a internet, as opiniões de amigos e de colegas de trabalho, somos assediados com filosofias totalmente vãs, errôneas e totalmente mundanas. Precisamos escolher se vamos ou não dar ouvidos a elas. Quando deixamos de dar atenção à Palavra de Deus ou de continuamente lembrar a nós mesmos os princípios revelados nas Escrituras, começamos a ouvir as vozes erradas, e afastarmo-nos de Deus.

2ª CONSEQUÊNCIA “Tomamos decisões que são atraentes à nossa carne”:  Satanás nunca nos tenta oferecendo crescimento espiritual, uma vida de oração mais dedicada ou maneiras mais eficazes de compartilharmos nossa fé. Ele sempre apela à nossa carne, e não ao espírito. Não há nada de errado com desejos naturais que nos foram dados por Deus, mas Satanás perverte nossos anseios legítimos e tenta-nos para levar-nos à queda.

Assim como ele fez com Eva, a jogada feita por Satanás apela para 3 anseios que temos, relacionados aos apetites humanos, à beleza e à sabedoria. Depois ele os distorce para que, em vez de simplesmente desejarmos usufruí-los, comecemos a cobiçá-los de tal forma que sejamos controlados por eles. Assim, o que o Senhor nos deu para usufruirmos com liberdade acaba escravizando-nos.

Contudo, ao confiar no Espírito Santo, podemos ter a sabedoria e o direcionamento para manter nossos desejos dentro dos parâmetros que Deus designou.

3ª CONSEQUÊNCIA “Damos desculpas para nossos erros e colocamos a culpa nos outros”:  Quando Deus perguntou a Adão porque ele se encontrava escondido, Adão imediatamente culpou Eva e indiretamente Deus por ter-lhe dado Eva como esposa. Eva, por sua vez, culpou a Serpente. Nem Adão e nem Eva poderiam isentar-se de culpa porque ambos conheciam a ordem de Deus e eram responsáveis por suas escolhas e atitudes. Além disso, o diabo não poderia forçá-los a fazer nada.

Podemos consertir em ceder à tentação, mas, no fim das contas, somos responsáveis por nossa decisão. O problema é que as pessoas responsabilizam a todos, dos pais aos colegas de trabalho e até a própria sociedade, menos a si mesmas por suas escolhas atitudes, decisões e fracassos. Contudo, precisamos reconhecer que “passar a bola” para outro não resolve nada e que somos responsáveis diante de Deus por nossas escolhas e nosso comportamento.

4ª CONSEQUÊNCIA “Sofremos as nossas próprias Consequências”:  Todas as partes envolvidas na queda do homem tiveram de enfrentar o resultado de sua desobediência. Satanás foi condenado à destruição final. Depois, Deus anunciou que a mulher seria dominada pelo homem e que ela sentiria dores no parto. O Senhor também declarou que o homem teria de sair do Éden e trabalhar arduamente para se sustentar. Além disso, toda a humanidade um dia experimentaria a morte.

Algumas pessoas olham para esse castigo, e veem apenas dureza. Todavia, Deus além de manifestar justiça, pela punição do pecado de Adão e Eva, providenciou uma maneira para que eles pudessem ser perdoados e purificados. Se o Senhor não tivesse feito nada para remediar a situação, a humanidade estaria agora desesperançosa e eternamente separada Dele. Observe que em (Gênesis cap.3 vers.21) diz; “E o SENHOR Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem”.

No primeiro livro da Bíblia, vemos não apenas a justiça de Deus, mas também a Sua graça fazendo por Adão e Eva o que eles de modo algum poderiam ter feito por si mesmos. Eles não teriam sabido o que fazer nem como fazê-lo.

Se você nunca aceitou Jesus como seu Salvador pessoal, está tão desamparado quanto Adão e Eva estavam logo após a queda. O único jeito de seus pecados serem perdoados é você aproximar-se da cruz de Cristo. A expiação de nossos pecados se dá estritamente pela graça do Deus todo-poderoso. Vemos que na história de Adão e Eva, a graça é representada pelo derramamento de sangue do animal sacrificado e pelas peles para cobrir a nudez do homem e da mulher, providenciados por Deus.

5ª CONSEQUÊNCIA “Fazemos com que os outros ao nosso redor sofram”:  O pecado e a infelicidade resultante dele estenderam-se da primeira mulher ao primeiro homem quando ela deu o fruto proibido. A angústia continuou a espalhar-se à medida que o pecado envenenou a família deles. A Bíblia registra que o filho primogênito de Adão e Eva, Caim, assassinou Abel, seu irmão mais novo.

Na primeira família da terra, vemos assassinato, ciúme e discórdia. E, ao longo dos séculos, Satanás, de uma forma ou de outra, tem disseminado a discórdia, a desordem e o derramamento de sangue em todas as famílias por toda a nação mundial. Todos nós somos afetados porque o pecado não é algo isolado. Em outras palavras, se você e eu pecarmos contra Deus, vamos ferir outra pessoa.

6ª CONSEQUÊNCIA “Deixamos de aproveitar o melhor que Deus tem a oferecer”:  Quando Deus criou Adão e Eva, Ele tinha em mente que eles vivessem no Éden com toda a absoluta perfeição. Naquele lugar, Deus tinha que suprir qualquer necessidade que eles tivessem; além disso, eles não sentiam vergonha nem culpa. Observe que em (Gênesis cap.2 vers.25) diz: “Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha”.  Contudo, a primeira família escolheu desobedecer ao Senhor e, como resultado, sofreu consequências terríveis, incluindo a expulsão de seu ambiente perfeito.

Embora o pecado tenha se espalhado a toda a humanidade, temos boas-novas: Você pode ter seus pecados perdoados. Mas você precisa aceitar o Senhor Jesus como seu Salvador.

Não importa se você é um pastor, um líder ministerial, ou uma ovelha. Toda pessoa precisa guardar as palavras de Deus e as doutrinas bíblicas. Com frequência e regularidade, passe tempo meditando no Palavra do Senhor, participe da comunhão e louvor, amplie seu conhecimento bíblico e aplique à sua vida e a vida de suas ovelhas, princípio por princípio.

Se você sempre renovar seu coração e sua mente com a verdade de Deus, resistirá às vozes que competem com Deus. Quando isso for difícil, o Senhor moverá céus e terra para atrair sua atenção. Ele ama você a esse ponto !!! Ele faz qualquer coisa por você !!!   Seja feliz !!!

QUE DEUS TE ABENÇOE…

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.