Cientistas descobrem oficina artística usada há 100 mil anos

 

Lugar servia para fabricar e armazenar ocre, o primeiro pigmento para pintura da história

13 de outubro de 2011 | 19h 29

Efe

Concha de caracol marinho com depósito para ocre encontrada na África do Sul - Divulgação

Divulgação

Concha de caracol marinho com depósito para ocre encontrada na África do Sul

Um grupo de pesquisadores descobriu na África do Sul uma oficina artística criada há 100 mil anos por humanos primitivos. O lugar serviu para fabricar e armazenar ocre, o primeiro pigmento para pintura da história.
O uso do ocre, uma tinta feita essencialmente de terra tingida, já havia sido datado em 60 mil anos. O estudo publicado na última edição da Science, no entanto, mostra que os humanos primitivos não só utilizavam o ocre há muito mais tempo como também estabeleceram um método para sua produção e armazenamento.
Os pesquisadores, coordenados por Christopher Henshilwood, do Instituto da Evolução Humana na Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, na África do Sul, descobriram a oficina artística pré-histórica em 2008, na Caverna Blombos, na Cidade do Cabo.
No armazém primitivo encontraram ferramentas para martelar, pedras afiadas para fazer pó de ocre e duas conchas de caracol marinho que foram utilizadas para guardar uma mistura vermelha rica em ocre e que foi misturada com medula de animais e carvão.

Categorias
Noticias

Pastor Evangélico Faz Parte do Triângulo Amoroso no Filme com Camila Pitanga

 

Por Amanda Gigliotti|Repórter do The Christian Post

Camila Pitanga interpreta uma ex-prostituta no livro marcado por um triângulo amoroso inusitado entre um fotógrafo, uma mulher deslumbrada e um pastor evangélico,escrito por Marçal Aquino.

O filme “Eu receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios” de Beto Brant e Renato Ciasca foi exibido pela primeira vez no Festival do Rio, nesta terça-feira.

O filme é uma adaptação da obra de Marçal Aquino que apresenta um triângulo amoroso entre Cauby (Gustavo Machado), um fotógrafo de passagem pelo interior da Amazônia, a deslumbrante Lavínia (Camila Pitanga) e seu marido, o pastor Ernani (Zécarlos Machado).

Lavínia é uma ex-prostituta que se divide entre dois amores. Ela tem uma fase prostituta e uma fase militante por uma causa social. “Foi difícil viver essa dualidade”, disse Camila segundo o UOL.

Segundo o autor do livro Marçal Aquino, a ex-prostituta é uma mulher absolutamente deslumbrante, porém instável, que tem, no mínimo, dupla personalidade.

Ela é casada com um pastor evangélico envolvido com as lutas sociais locais, o Pastor Ernani, que no passado, tirou Lavínia das ruas e das drogas.

O fotógrafo Cauby recupera-se de um trauma numa pensão no Pará e é caracterizado como um homem que aprendeu todas as regras de sobrevivência do submundo.

No entanto, sua vida se transforma em um inferno quando encontra Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani.

"Nunca acreditei no diabo", diz ele, "apenas em pessoas seduzidas pelo mal".

Antônio Pitanga, pai da atriz, faz uma participação especial como um pastor. “Já tinha feito novela e teatro com ela e é sempre emocionante. Não vejo as cenas sensuais como nudez”.

O trama passa por temas como machismo e homossexualidade adicionados a muito erotismo e diálogos ácidos e reflexivos.

A obra foi elogiada por Marçal Aquino sobre como os diretores adaptaram a ideia de seu romance ao cinema.

"O livro é marcado por esses encontros físicos da personagem. é um triângulo amoroso inusitado”.

“é uma história amorosa/sexual, e o filme traduz isso à perfeição com a Camila, o Gustavo e o Zecarlos”, ressalta o escritor.

Categorias
Artigos

QUEM BEBE COCA-COLA ESTÁ PECANDO

 

Pr Jhonatan, da Vale da Benção, que cristão deve cuidar da saúde

Por: Redação Creio

É de praxe. Após Escola Bíblica Dominical, o almoço de domingo tem que vir acompanhado de um refrigerante e não é qualquer um, a maioria opta por uma Coca Cola bem gelada. Mas o comportamento faz mal para a saúde. Para o pastor Jhonatan, da Vale da Benção, quem bebe refrigerante está pecando. E antes que os críticos de plantão arrumem questionamentos contra o credenciado pastor, ele defende: “Quem bebe Coca-Cola bebe água suja está pecando, pois não está cuidando do corpo, que é templo do Espírito Santo”.

A declaração foi feita durante o Café da Convenção Batista Nacional durante a EXPOCRISTÃ no mês de setembro. O líder do Ministério Vale da Benção disse que este cuidado com a saúde é a fórmula para longevidade. “Estou seguindo as orientações de Daniel 1 dando preferência por legumes”, declara. Com 80 anos e energia de dar inveja aos mais jovens, pastor Jhonathan é um exemplo do cuidado que todo líder deve ter com o corpo.

O efeito negativo do refrigerante no organismo foi alvo de um estudo americano. Chegou-se a conclusão que as pessoas que bebem grandes doses diárias de refrigerante podem ter sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda do nível de potássio no sangue. Uma gestante que bebia três litros de refrigerante por dia apresentava cansaço, perda de apetite e vômitos, enquanto outra, que consumia até sete litros diários (antes da internação), sofria de debilidade muscular. Após deixar de beber refrigerante e tomar potássio, as duas pacientes se recuperaram.

Moses Elisaf, da Universidade de Ioannina, na Grécia, explica que o excesso de refrigerante reduz o nível de potássio no sangue, o que provoca transtornos do ritmo cardíaco. Esses transtornos podem até matar. Porém, antes de chegar a esse extremo, a redução do potássio provoca debilidade muscular, palpitações e enjôos.

A redução do potássio é provocada por três componentes muito presentes em certos refrigerantes: glicose, frutose e cafeína.

Data: 12/10/2011