Categorias
Artigos

O que é um Cristão?

 

Pergunta Bíblica sobre o que é um Cristão?

O que é um Cristão?

Resposta: O Dicionário Webster’s define um Cristão como “uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.” Enquanto este é um bom ponto de partida para entender o que é um Cristão, como em muitas definições seculares, entretanto, ela falha em comunicar a verdade bíblica do sigificado de ser Cristão.

A palavra Cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16). Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividade e fala eram como Cristo. A expressão foi inicialmente usada pelas pessoas não salvas de Antioquia como um apelido desrespeitoso para debochar dos Cristãos. Significa literalmente: “pertencente ao partido de Cristo” ou um “aderente ou seguidor de Cristo”, o que é bem similar à forma como o Dicionário Webster’s a define.

Infelizmente, com o tempo a palavra “Cristão” perdeu uma grande parte de seu significado e é geralmente utilizada para descrever alguém que é religioso ou tem altos valores morais ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Jesus Cristo. Muitas pessoas que não acreditam em Jesus Cristo se consideram Cristãs simplesmente porque vão à igreja ou vivem em uma nação “Cristã”. Mas ir à igreja, servir aos menos afortunados que você, ou ser uma boa pessoa não fazem de você um Cristão. Como disse um evangelista certa vez: “Ir à igreja não faz de você um Cristão mais do que ir a uma oficina faz de você um carro.” Ser um membro de igreja, freqüentar os cultos regularmente e trabalhar para a igreja não podem fazer de você um Cristão.

A Bíblia nos ensina que as boas obras que fazemos não são capazes de nos tornar aceitáveis para Deus. Tito 3:5 nos diz que “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” Então, um Cristão é alguém que foi renascido por Deus (João 3:3; João 3:7; 1 Pedro 1:23) e colocou a sua fé e confiança em Jesus Cristo. Efésios 2:8 nos diz que “pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Um verdadeiro Cristão é alguém que se arrependeu do seu pecado e colocou sua fé e confiança somente em Jesus Cristo. A sua confiança não é em seguir uma religião ou um conjunto de códigos morais, ou uma lista de faças e não-faças.

Um verdadeiro Cristão é alguém que colocou a sua fé e confiança na pessoa de Jesus Cristo e no fato de que Ele morreu na cruz como pagamento por nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos para obter vitória sobre a morte e dar vida eterna a todos os que Nele crêem. João 1:12 nos diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” Um verdadeiro Cristão é de fato um filho de Deus, uma parte da verdadeira família de Deus, e alguém que recebeu vida nova em Cristo. A marca de um verdadeiro Cristão é o amor pelos outros e obediência à palavra de Deus (1 João 2:4; 1 João 2:10).

Fonte: Got Questions

Categorias
Artigos Vídeos

Fiéis acusam o programa Fala Que Eu Te Escuto, da Igreja Universal de defender a homossexualidade

 

O programa conduzido por pastores da denominação focalizou-se no tema: “A cada 36 horas, um homossexual é assassinado no Brasil: reflexo da crescente intolerância, da falta de segurança ou pura crueldade?”, foi a pergunta tema.

Os telespectadores que ligavam para o programa emitiam suas opiniões e em seguida eram inquiridos pelos apresentadores a responderem se o assassinato de homossexuais está relacionadas à crescente intolerância, à falta de segurança ou por pura crueldade. Para falar sobre homofobia, o programa convidou personalidades do mundo artístico assumidamente homossexuais, ativistas gays e travestis, mas não realizou entrevistas com autoridades policiais para que falassem sobre inquéritos a respeito das mortes ou perseguição a homossexuais.

A edição do Fala Que Eu Te Escuto gerou intensas críticas de telespectadores que não gostaram da direção do programa, eles reclamaram que a pergunta principal não tinham outras opções, como por exemplo, se um dos motivos dos assassinatos pudessem estar relacionados a crimes passionais ou envolvimento com drogas. Os telespectadores também reclamara do relatório apresentado como prova das mortes já que o usado pelo programa foi feito pelo Grupo Gay da Bahia e não por um orgão oficial do governo, além dele não ter detalhes sobre a causa mortis dos vitimados e se elas relacionavam-se ao ódio ou ao preconceito contra gays. O relatório apenas lista mortes por tiros, facadas, canivetes, tesouras, dentre outras.

O programa evangelístico da Igreja Universal também exibiu imagens da Parada Gay, onde era possível ver alguns homossexuais se beijando e trocando carícias na avenida Paulista. Os travestis (homens que se vestem de mulher) eram citados com o pronome feminino.

O programa Fala Que Eu Te Escuto foi ao ar no dia que se iniciou o julgamento sobre o reconhecimento e equiparamento da união estável gay à união heterossexual. Para alguns o programa foi uma defesa ao homossexualismo devido a Igreja Universal ser ligada ao governo PT, partido de Marta Suplicy.

Vídeo: Fala Que Eu Te Escuto sobre homosseuxualidade

Fonte G+

Categorias
Artigos

O cristianismo como objeto de consumo .

 

Imagem do avatarPor Luis Cappeletti (perfil no G+ Social) em 6 de maio de 2011

O cristianismo como objeto de consumo .

Segundo uma pesquisa, mostra que o brasileiro está tratando a religião como objeto de consumo: adere a uma igreja segundo necessidades de momento, podendo mudar de crença de acordo com suas contingências.

Há dos fatores que devem ser levados em conta aqui. Uma é o tipo de oração que fazemos hoje. Cada vez mais oramos por motivos egoístas e consumistas e, não, por virtudes e vitória sobre a tentação. Embora o problema venha desde os tempos apostólicos, todos estão enxergando a generalização e o agravamento da questão. Pregadores de grandes auditórios e uma boa quantidade de livros estimulam essa prática, enquanto Tiago afirma categoricamente: “Quando [vocês] pedem, não recebem porque pedem mal, pedem coisas para usá-las para os seus próprios prazeres” (Tg 4.3). Nunca se orou tanto como hoje, inclusive no Brasil. Todavia uma boa parte dessas orações são como as orações dos pagãos a seus deuses. Não pedimos a Deus coisas que nos fariam luz do mundo e sal da terra, como amor, paciência, espírito de perdão, sabedoria, humildade, pureza, ousadia, generosidade, mansidão, fé e poder espiritual. Essas são, na verdade, as nossas maiores necessidades. E, além do lucro pessoal, essas virtudes ajudam a trazer o reino de Deus a terra.

O outro fator é a assustadora evidência da paganização do cristianismo e a busca de “santuários poderosos”. Se num centro espírita consigo me comunicar com os mortos e se ali obtenho cura para minha enfermidade, nada me impede de trocar o catolicismo pelo espiritismo. Se em Aparecida consigo uma graça mui desejada e até hoje negada em outros lugares de peregrinação, daqui para frente irei sempre a Aparecida.
Se numa igreja carismática pentecostal me livro de meus pesares, por que não deixar a igreja tradicional?
Se na Igreja Neopentecostal há mais milagres do que na Igreja Pentecostal, por que não me transferir para lá?
E se a Igreja Pentecostal tornar-se mais poderosa que a Igreja Neopentecostal, o que me impede de voltar para a lá?
A igreja que oferece mais será a minha igreja — argumentam muitos novos e alguns velhos cristãos hoje em dia.
É o cristianismo como objeto de consumo !

Orkut

Imagem do avatar

Por Luis Cappeletti (perfil no G+ Social)

Nasci em P.Alegre,estudei eletrotecnica Escoal Parobé,Trabalhei nas Lojas Renner,JH SAntos,Arapuã,Bom Lar,Banco Sulbrasileiro,Livraria Concordia,Livraria Juerp,Livraria Luz e Vida. Ordenado pastor em 1998, Igreja Biblia Aberta. Atualmente Pastor titular da Igreja do Nazareno em Jardim Algarve e editor do Jornal Emanuel