Categorias
Noticias

IGREJA MUNDIAL DE PORTAS FECHADAS

 

Prefeito de Guarulhos veta alvará de funcionamento da Impd

O prefeito Sebastião Almeida de Guarulhos cassou a licença de funcionamento do templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, em Cumbica. A informação é do vereador Geraldo Celestino (PSDB) que ingressou na Justiça com uma Ação Popular, questionando a legalidade do alvará concedido para o funcionamento e solicitando a interdição do empreendimento.

No processo, o parlamentar questiona a falta de estudos de impactos viários e medida mitigadora para a infraestrutura do entorno.

A ação da prefeitura antecipou-se à decisão judicial. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a motivação da suspensão do alvará é a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do templo da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Em nota, a prefeitura sustenta que “a Igreja poderá retomar as atividades depois de apresentar todos os requisitos legais solicitados pela Prefeitura. Vale ressaltar que a licença foi concedida mediante a um protocolo apresentado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, referente a um pedido de vistoria de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sob o nº 014420. Normalmente, o Corpo de Bombeiros vai ao local antes do evento para confirmar se as estruturas do imóvel apresentam condições para realização do mesmo. Portanto, a licença é fornecida sem o AVCB, mas sua validade está condicionada à emissão do documento por parte do Corpo de Bombeiros.”

Críticas

O vereador, que está sendo alvo de críticas pela decisão de pedir na Justiça a interdição do templo, comemorou a decisão da administração municipal. “Isso mostra que meus questionamentos tinham fundamentos técnicos e estavam corretos. Ao contrário do que muitos insinuaram em nenhum momento se tratou de questão religiosa”.

Categorias
Noticias

Igreja faz vigília e trava de novo a Via Dutra em Guarulhos

Contrariando a justiça, multa estipulada em caso de desobediência é de R$ 100 mil; congestionamento chegou a 5 km

14 de janeiro de 2012 | 1h 51

Ricardo Valota, do estadão.com.br

SÃO PAULO – Não teve jeito. Mesmo com determinação judicial que proibia a realização de uma vigília em frente ao templo, na Avenida Monteiro Lobato, em Guarulhos, na Grande São Paulo, milhares de fiéis da Igreja Mundial do Poder de Deus se reuniram na noite de sexta-feira, 13, bloqueando a via e causando congestionamento desde as 20 horas na pista expressa (única existente no trecho) sentido Rio da Rodovia Presidente Dutra.

Segundo a concessinária NovaDutra, as filas de carros parados na Via Dutra chegaram a 5 quilômetros às 22h15, entre os quilômetros 219, onde há o acesso à Avenida Monteiro Lobato, e 224. O tráfego só foi normalizado – com o término do congestionamento – às 23h30, em razão do horário, quando automaticamente diminui a quantidade de veículos que passam pela região. A vigília deve terminou por volta das 4h30 deste sábado, 14, horário em que os primeiros ônibus com os fiéis começaram a deixar o local. A expectativa era de que o trânsito travasse novamente, mas no sentido São Paulo, pois boa parte dos coletivos fretados voltou para a capital paulista e pegou retorno no quilômetro 222, onde a pista expressa passa por obras de ampliação.

A Justiça paulista proibiu a vigília marcada para começar às 23 horas desta sexta-feira e estipulou multa de R$ 100 mil caso o evento ocorresse.  Há duas semanas, na inauguração do templo, que não tem alvará de funcionamento por parte da Prefeitura de Guarulhos, o congestionamento chegou a 8 quilômetros na região, com milhares de pessoas e centenas de ônibus bloqueando a avenida.

Texto atualizado às 6h55

Categorias
Artigos Noticias

Igreja Mundial desrespeita ordem judicial e complica trânsito na Dutra

 

DEH OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Apesar da suspensão, por ordem judicial, da vigília programada para iniciar na noite desta sexta-feira (13) no templo da Igreja Mundial do Poder de Deus próximo da via Dutra em Guarulhos, fiéis da religião foram até o local e provocaram congestionamento nas proximidades, devido ao grande volume de veículos.

Segundo a Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia, o congestionamento começou por volta das 20h e atingiu o pico por volta das 22h15, quando a fila de veículos chegou a cinco quilômetros, estendendo-se do trecho de acesso ao megatemplo – na avenida Monteiro Lobato, altura do quilômetro 219 – até o quilômetro 224. Por volta das 23h30, o trânsito foi normalizado.

Jorge Araújo-1º.jan.12/Folhapress

Trânsito congestionado na via Dutra no dia da inauguração da Igreja Mundial do Poder de Deus

Trânsito congestionado na via Dutra, em Guarulhos, no dia da inauguração da Igreja Mundial do Poder de Deus

Nenhum representante da religião foi localizado para comentar o não cumprimento da decisão judicial, motivada por uma ação popular devido aos transtornos provocados na Dutra na inauguração do templo, em 1º de janeiro, quando a rodovia ficou paralisada por seis horas, comprometendo o acesso ao aeroporto de Cumbica.

A proibição da realização do megaevento foi requerida à Justiça pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB) e concedida pelo juiz Rafael Tocantins Maltez. O magistrado estipulou ainda multa de R$ 100 mil à igreja em caso de desrespeito à sua decisão.

Após congestionamento, igreja prepara novo evento hoje na Dutra
Justiça suspende evento em megatemplo na Dutra

"Certo que existe a liberdade de consciência religiosa e o direito de exercício de culto e respectiva liturgia. Contudo, em tal direito não está incluída a instauração de caos em local situado em cidade-chave para a população do Estado de São Paulo", afirmou o juiz.
Na decisão, o juiz afirma que a própria igreja divulga que o templo tem capacidade para 150 mil pessoas, embora o alvará de funcionamento estipule público máximo de 30 mil.

ESTACIONAMENTO

Para tentar reduzir os efeitos do evento, a Prefeitura de Guarulhos informou mais cedo que iria disponibilizar cerca de mil vagas de estacionamento para ônibus fretados.

O plano, que inclui ainda 3.100 vagas para carros, foi apresentado na quarta-feira (11) durante uma reunião de administração com representantes da igreja, polícias rodoviárias Estadual e Federal, Infraero (estatal que administra o aeroporto), Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

No dia 1º, ônibus com fiéis estacionaram no acostamento da rodovia, prejudicando o tráfego e a segurança dos motoristas e pedestres.
Na quarta, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar as responsabilidades pelo congestionamento.
Após pedido da Polícia Rodoviária Federal, a Promotoria ainda recomendou à Justiça a interdição do templo.