Categorias
Noticias

Igrejas evangélicas viram alvo de bandidos em SP

 

Igrejas evangélicas viraram alvos de ladrões, que levam não só dinheiro do dízimos como celulares, joias e carros.
Nos últimos seis meses foram pelo menos 11 roubos e 13 furtos, segundo levantamento da reportagem. Muitos com relatos de violência contra pastores e obreiros, alguns com bandidos se disfarçando de fiéis.
Assustados, responsáveis pelos templos já deixam as portas de vidro trancadas durante as orações e têm instalado câmeras de vigilância e grades nos portões e portas. "A gente fica atento e se tranca. Enquanto isso, ladrões ficam livres lá fora. É assim que funciona", diz o pastor Marcos, da Igreja Universal do Reino de Deus do Jaguaré, zona oeste de São Paulo.
A igreja foi assaltada em março depois que um ajudante foi rendido. Em julho, o portão principal da igreja foi reforçado e foram compradas câmeras que gravam toda a movimentação externa do prédio. "Temos alarme interno, mas aqui não passa viatura da Polícia Militar", lamenta Marcos.
Pânico. Em outro caso, no mesmo mês, um estudante de 18 anos que estava sentado na Universal do Reino de Deus da Estrada de Guarapiranga, na zona sul, viu-se obrigado a entregar o celular às 10 horas, após ser ameaçado com um revólver. Há casos em que os ladrões partem para agressão. Como ocorreu no Capão Redondo, zona sul.
O filho do pastor e dois seguranças que se revezam 24 horas por dia na porta do templo de uma unidade da Assembleia de Deus foram trancados no banheiro, em julho, e apanharam por quase meia hora. "Eu vi tudo, mas me escondi na cantina que tem a porta de aço", contou um funcionária. "Depois disso colocamos grade na porta e janela. Tá parecendo uma prisão" Por conta do crime, o templo agora também tem mais câmeras e um segurança a mais. Em outra Assembleia de Deus, no Cambuci, zona sul, religiosos foram rendidos por um grupo armado. Bandidos levaram celulares e um carro importado.
Para o bispo Carlos de Castro, presidente do Conselho dos Pastores do Estado de São Paulo, ainda é cedo para tomar alguma providência na cidade de São Paulo e os casos de roubos são ainda mais comuns fora da capital. Mais prevenido, o pastor David Sales, responsável pela Assembleia de Deus (Ministério Madureira) de Itapevi, na Grande São Paulo, modificou a estrutura de segurança de parte dos templos da região. Dos 40 existentes, cinco já teriam sido alvo de bandidos. "Colocaram alarmes internos e câmeras", contou. Na visão do pastor, o alvo nos templos são aparelhos de som. "Esses equipamentos depois são vendidos no mercado de usados."
Investigadores que trabalham nas regiões que registraram roubos em igrejas na capital disseram à reportagem que não se trata de uma quadrilha em atuação, mas sim grupo isolados que agem por oportunidade. No 51º Distrito Policial (Butantã), onde ocorreram dois casos este ano, a secretária do delegado se recusou a dar informações. E a Secretaria da Segurança Pública (SSP) também não respondeu ao pedido de informações sobre os casos do 51º DP.
Já a Polícia Militar informou, em nota, que não identificou um problema generalizado, mas casos pontuais em alguns bairros da cidade. Nesses locais, a prevenção é feita especialmente com radiopatrulhamento, policiamento comunitário e policiamento com motos (Rocam). É o caso do bairro do Jaguaré.
Números. Balanço feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000 mostra que 1,66 milhão de moradores da capital se apresentaram como evangélicos. A assessoria do vereador Carlos Apolinário (DEM), que é evangélico, estima que na cidade existam cerca de 8 mil templos. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras foi procurada e disse que a Secretaria de Finanças teria o número de igrejas. Mas a pasta alegou que não tem o controle de igrejas abertas, uma vez que elas não pagam impostos.
TRÊS PERGUNTAS PARA…
Nilton Migdal, ESPECIALISTA EM SEGURANÇA
1.Os crimes em igreja estão em evidência?
O bandido mudou a ideia de assalto, de roubo. Agora eles preferem onde tem gente para levar mais. Por exemplo, na praia, antes as casas vazias eram invadidas. Não é o que acontece agora.
2. O que as igrejas podem fazer para evitar ataques?
Usar cofre boca de lobo (com abertura só para a entrada de dinheiro) e colocar mais seguranças na porta quando tiver um grande evento. Eles podem verificar se alguém entra armado e são um fator de inibição.
3.E as orientações aos frequentadores?
As igrejas podem orientar que fiquem atentos e não ostentem muitas coisas de valor.

Data: 27/9/2010 08:36:48
Fonte: Estadão

Categorias
Noticias

BANDIDADA NÃO PERDOA NEM IGREJAS

 

Igrejas se tornam alvos e igrejas não cuidam da segurança

Na última semana três homens armados roubaram o dízimo e oferta de fiéis do Centro Evangelístico Internacional (CEI) em Icaraí,em Niterói. Ocrime ocorreu durante o culto pela manhã. O fato mostra quanto às igrejas ainda pecam na segurança de seus templos.

Os criminosos renderam quatro obreiros que recolhiam as doações e levaram cerca de R$ 15 mil. A polícia vai investigar se os criminosos foram os mesmos que no último dia 8 de agosto, roubaram os dízimos e ofertas de fiéis da Primeira Igreja Batista, no Centro.

Neste domingo, a dupla de bandidos teria assistido ao culto num dos últimos bancos e, quando os obreiros teriam passado as sacolas para as ofertas, acabaram rendidos. Um comparsa num Astra branco aguardaria na esquina, para agilizar a fuga.

Cerca de mil pessoas estavam no templo religioso na hora do crime, por volta das 11h40, mas ninguém ficou ferido.Ao saber do roubo, o pastor Douglas Freitas, que ministrava o culto, informou o ocorrido aos participantes e pediu para que os fiéis sustassem os  cheques que foram ofertados. Para o religioso, casos como estes estão se tornando comuns.

“Há pouco mais de um ano, aconteceu outro roubo como este. Quando iam depositar o dízimo do culto, responsáveis pela igreja foram cercados no estacionamento e tiveram o montante levado”. Segundo o religioso, desde então a igreja solicitou reforço no policiamento da região.

Além dos assaltos

Se o cuidado para não ser assaltado é uma prática para toda a sociedade, há cuidados específicos a serem realizados pelos evangélicos dentro dos templos. O supervisor financeiro e especialista pós-graduado pelo MBA em Engenharia Econômica e Financeira da UFF Héber Marinho, garante que até na hora de dizimar é importante ser prudente. “Entendo que a igreja como corpo de Cristo se reúne para prestar culto, mas há um outro lado, que é o da igreja como instituição. Esta, apesar de ter um tratamento fiscal diferenciado, não deixa de ser uma organização que tem seus bens, direitos e obrigações”, diferenciou ele.

O especialista alerta para o fato de que há várias maneiras de ajudar a diminuir o grande fluxo de dinheiro vivo durante os cultos, e o perigo de transportá-lo posteriormente até o banco. Uma boa dica é para que os membros dêem preferência à entrega de seus dízimos e grandes ofertas por meio de cheque nominal à igreja, transferência bancária ou ainda depósito em conta corrente.

Mais um alerta é para a não-divulgação do fluxo mensal de entradas e saídas da igreja. “Muitas denominações têm a tradição de colocar esse balanço (de entrada e saída de dinheiro) nos murais das igrejas. Isso não é aconselhável. Infelizmente, a membresia não costuma ir aos cultos administrativos. Esse é o melhor momento de falar das contas da casa, sem ter exposição desnecessária”, lembrou o especialista.

DICAS DE SEGURANÇA:

– Antes de sair com o carro da garagem ou estacionamento, ou de entrar, observe se há pessoas estranhas próximas ao veículo.
– Preste atenção se há um carro com alguém dentro, nas proximidades.
– Antes de estacionar, observe se não há ninguém próximo de onde irá parar. Prefira locais onde tenha facilidade de sair com com o carro. Prefira estacionar antes do acesso à garagem ou imediatamente após. Assim, terá facilidade de sair, sem precisar ficar muito tempo manobrando o carro.
– Ao retornar de seu destino, antes de chegar ao carro, olhe se não há pessoas estranhas encostadas no veículo.
– Entre rápido no carro, evite falar ao celular enquanto abre a porta. Esteja atento nesse momento.

Data: 21/9/2010
Fonte: Com Revista Enfoque e O Fluminense

Quem confia no Senhor, não se abala

Pr - CópiaLouvado seja Deus.

Salmos 125:1

“ Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”

O ser humano, na possibilidade de conseguir novas coisas que a vida oferece, procura de vários modos alcançar o seu objetivo. Ou seja, através do seu trabalho, jogos, loterias dinheiro, poder  e etc…Está sempre depositando sua confiança em algo que se sobrepõe a sua capacidade de realizar, sempre deseja algo a mais do que pode alcançar ou realizar.

Mas como diz a Palavra de Deus, a confiança, a fé, deve ser desenvolvida não como uma tentativa, pois, normalmente, quando isso ocorre a única certeza que podemos ter é a de errar, pois acertar é “ zebra “.

Assim aprendemos que se depositarmos nossa confiança em Deus e só Nele obteremos, assim,  a certeza de que conseguiremos as coisas que desejamos, pois esta é uma promessa de Deus.

“ Buscai primeiro o Reino dos Céus e toda a Sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”….

Quando praticamos a fé, não necessitamos de sacrifícios porque Deus é Fiel e temos assim a condição inabalável como o monte de Sião e nenhuma força poderá nos abalar.

Se deseja uma oração, coloque seu nome na opção “pedido de oração” no menu ao lado e centenas de pessoas estarão orando por você. Creia, a oração é a chave da vitória.

Que Deus te abençoe neste dia.

27-5-16-a 006

 Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.