Antecedentes Apostólicos – Apóstolos do Século XXI

Postado por César Aquino Bezerra

O moderno movimento apostólico teve início no fim do século XX. Mas, na verdade, os primeiros novos apóstolos não surgiram no fim do século passado, a partir da Nova Reforma Apostólica (NRA). Mais sim mais de um século antes. Os “pioneiros apostólicos” surgiram mais de 150 anos antes.
No artigo anterior, o próprio C. Peter Wagner reconheceu que eles são os precursores da NRA.V – Antecedentes dos Apóstolos do Século XXI Edward Irving (1792-1834), pastor presbiteriano escocês, fundou em 1832 a Catholic Apostolic Church. Seus seguidores eram conhecidos como irvinguitas, e ele é conhecido como precursor do pentecostalismo na Grã-Bretanha.

Crentes começaram a orar pelos dons através dos ensinos de Edward, e muitos da igreja dele e de outras igrejas em toda a Grã-Bretanha começaram a falar em outras línguas e a profetizar.

Em outubro de 1831, a prática desses dons já era parte da adoração na igreja pastoreada por Irving. Irving foi expulso de sua igreja em 26 de abril de 1832, e com 800 membros de sua antiga igreja fundou a Catholic Apostolic Church.

Quando voltou a Londres, por não ter recebido nenhum dom, foi relegado a um papel menor em sua igreja. Irving foi reconhecido como “anjo” (o que representaria um bispo no movimento), enquanto Henry Drummond, J. B. Cardale e Taplin foram declarados “apóstolos”. Houve uma clara decisão de retirá-lo do centro do poder. Em seu esforço para tal, os apóstolos o enviaram para Glasgow, onde morreu.

Edward Irving

Em 1835 já eram 12 apóstolos. A reforma da liturgia levou a igreja a assimilar elementos litúrgicos e arquitetônicos da Igreja Católica e Ortodoxa. A profecia se tornou menos funcional a partir de 1868 e acabou cessando nas igrejas britânicas.
Na Holanda e Alemanha, o “ímpeto” do movimento durou mais tempo. Sob Thomas Carlyle (um dos apóstolos) e outros dissidentes, apóstolos continentais foram escolhidos e o movimento nacionalizou-se.

Ao contrário dos atuais apóstolos que defendem o Ministério Quíntuplo, eles defendiam um Ministério Quádruplo (Apóstolo; Profeta; Evangelista; Pastor ou professor). A Igreja estava dividida em Doze Tribos, definidos de acordo com o caráter espiritual dominante do país e apenas secundariamente geograficamente: cada um dos apóstolos (e seus co-ministros) respondia por uma delas.

O último apóstolo (Francis Valentine Woodhouse) morreu em 1901, e depois o movimento declinou. Muitas igrejas apostólicas são herdeiras de Irving. Abaixo algumas serão citadas, mas existem muitas outras.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal e na Wikipédia}

——————–

A Igreja Nova Apostólica (New Apostolic Church) foi fundada em 1863, separada no Cisma de Hamburgo da Igreja Católica Apostólica (Catholic Apostolic Church), pois acreditavam que o ministério de apóstolo continuava e que não estava restrito aos Doze originais da CAC (anos depois descartaram a hipótese do apostolado ser restrito a apenas doze homens). Em 1897 foi ordenado seu primeiro Apóstolo Maior, Friedrich Krebs. Está presente na Alemanha desde 1879 e na Holanda desde 1897. O nome atual (INA) só foi aprovado em 1920. A INA conta com um Apóstolo Maior (atualmente Wilhelm Leber), Apóstolos de Distrito e Apóstolos. Já passou por muitas cismas, originando outras igrejas, como por exemplo, Old Apostolic Church, as quais também através de cismas dão origem a outras.

Entre suas declarações está: “A afirmação de que o ministério de apóstolo é necessária para a salvação significa que o ministério de apóstolo é indispensável para atingir a salvação em Cristo. A questão da indispensabilidade só se aplica a esse período na história da salvação na qual o ministério de apóstolo está ativo para a preparação da congregação nupcial.”

Outra de suas declarações é: Creio que os batizados com água têm de receber o Espírito Santo das mãos de um apóstolo para obterem a filiação divina, o que os torna membros do corpo de Cristo.

Na INA, todos os apóstolos (Maior, de Distrito, de Distrito adjunto, e apóstolos) entram em descanso ministerial após o 65º aniversário. Havendo fortes motivos para tal, o apóstolo maior pode reduzir a atividade ministerial (por exemplo, em casos de doença), mas também a pode prolongar.

A Igreja Nova Apostólica também está presente no Brasil. A primeira reunião aconteceu em 1928 no bairro de Santana em São Paulo. Em 2002, as regiões Norte e Sul da INA no país foram unidas, dando origem à Igreja Nova Apostólica do Brasil. O primeiro Apóstolo de Distrito para todo o país foi instituído então, Guillermo Vilor.
{informações colhidas na Wikipédia}

—————–

Dowie em suas vestes de Elias, o Restaurador

Em 22 de fevereiro de 1896 John Alexander Dowie (1847-1907), evangelista de cura, fundou nos EUA aChristian Catholic Church (Igreja Cristã Católica), e se tornou o primeiro apóstolo da igreja. Dowie também fundou uma comunidade que seria moldada por sua visão do que seria uma sociedade santa. A comunidade – conhecida como Zion City, localizada ao norte de Chicago – cresceu, alcançando aproximadamente seis mil pessoas durante os anos seguintes. Entretanto, Dowie tornou-se grandemente excêntrico.

Em 1901 Dowie afirmou que era Elias, o Restaurador. Em 1904 exorta seus seguidores a desejarem a restauração completa do cristianismo apostólico e revela que tinha sido comissionado por Deus a ser o primeiro apóstolo dos tempos finais renovados da igreja.

O Movimento de Zion declinou após a doença de seu líder ede problemas financeiros da instituição.Muitos dos seguidores de Dowie aceitaram a doutrina pentecostal. Atualmente a Christian Catholic Church chama-se Christian Community Church.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal}

————————

A Apostolic Church, uma denominação cristã protestante pentecostal da Inglaterra, fundada em 1916 pelos irmãos Daniel Powell Williams e William Jones Williams. Os irmãos Williams se converteram no Avivamento de Galês. Eram membros da Apostolic Faith Church de William Oliver Hutchinson, em Bournemouth (País de Gales), e em 1913 Daniel foi ordenado apóstolo na Convenção em Londres. Isso mostra que existiam outros apóstolos na Apostolic Faith.

Daniel P. Willians

Após desentendimentos, a maioria das igrejas galesas cortaram os laços com a Apostolic Faith Church e deram inicío à Apostolic Church. Atualmente, a Apostolic Church está presente em dezenas de países, incluindo o Brasil (chegou aqui em 1969).
Atualmente, existem representações da Igreja Apostólica em mais de 80 nações. A maior Igreja Apostólica está na Nigéria com cerca de 5 milhões de membros. No Reino Unido, Emmanuel Mbakwe é o atual presidente.

No Brasil, a Igreja chegou através do missionário inglês Caleb Price e sua esposa em 1969. Os primeiros trabalhos se concentraram no centro-oeste de Minas Gerais em Pará de Minas, onde é a sede da Igreja no Brasil. Atualmente, Ap. Flávio Aredes preside o Conselho da Igreja Apostólica no Brasil.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal, na Wikipédia e no site da Igreja Apostólica de Recife}

——————

United Apostolic Church, mais uma das herdeiras do movimento de Irving, é uma dissidência da Igreja Nova Apostólica, pois não concordaram com o cargo de Apóstolo Maior (literalmente Chefe dos Apóstolos), e com a profecia de um desses de que não morreria antes de Cristo voltar (ele já morreu é claro, em 1960, 9 anos depois da profecia). Foi fundada em Düsseldorf, Alemanha, em 1956, e nove igrejas em vários países (Austrália, África do Sul, Alemanha, Holanda, Brasil, França, Índia, Filipinas, Suíça) são membros da UAC. É atualmente liderada por 10 apóstolos. Entre as igrejas podemos citar, a Apostolic Church of South África, a Apostolic Church of Queensland (Austrália) e a Igreja Evangélica Apostólica (Brasil).
{informações colhidas na Wikipédia}

————————

Salt_Lake_Temple,_Utah_-_

Sem contar, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) foi fundada em 1830 por Joseph Smith Jr., atualmente presidida pelo Apóstolo Thomas S. Monson. Ela é dirigida pelo Quórum dos Doze Apóstolos, que são seguidos pelo Quórum dos Setenta Apóstolos. Os apóstolos mórmons são reconhecidos como tendo a mesma autoridade dos Doze Apóstolos do Cordeiro.


 

 

 

Apóstolo Joseph Ayodele Babalola nasceu em 1904, e morreu em 1959. Nigeriano, fundador da Christ Apostolic Church (Igreja Apostólica de Cristo), conhecida popularmente como Aladura. De família anglicana, após uma visão começou a pregar, e depois de expulso de lá, se juntou à Faith Tabernacle em Lagos (1930). Um avivamento promovido por ele, em Oke-Oye, durante dois meses, é considerado o maior já acontecido na Nigéria.

Rivalidades na liderança e disputas doutrinárias sobre assuntos como o batismo infantil, a poligamia, a cura espiritual versus medicina convencional, levou à divisão do Faith Tabernacle em 1939. A fração de Babalola formou a CAC.

Reconhecido como profeta com dom de cura, o Apóstolo Babalola e a CAC foram alguns dos pioneiros da Igreja Independente Africana. Por sua postura ofensiva contra os cultos tradicionais e o islamismo, foi diversas vezes detido. A CAC e seus descendentes veem o Apóstolo Babalola da mesma forma que os Apóstolos bíblicos, como Pedro e Paulo.

——————————-

O Movimento Chuva Serôdia (Latter Rain Movement), teve início no Canadá em 1948 com os pastores George Hawtin, Ern Hawtin, P. G. Hunt, Herrick Holt e Milford Kirkpatrick, e logo se espalhou nos EUA, pregava, entre muitas coisas, a restauração dos ministérios de apóstolo e profeta. Considerado herético, causou divisão dentre de várias igrejas, e levou avivamento a muitas outras.
Muitos dos princípios da Chuva Serôdia tornaram-se parte vital para a renovação carismática nos anos 60 e 70 nos EUA.
Deu origem a muitos outros subensinos. Um deles foi o Movimento Manifestação dos Filhos de Deus, também considerado uma heresia. Ele se dividiu em dois grupos principais: The Walk (O Caminho, do apóstolo John Robert Stevens) e Body of Christ (Corpo de Cristo). Entre suas muitas doutrinas, muitas heréticas, também cria na restauração do ministério quíntuplo. Foi ele que levou à heresia do “Somos deuses”.
O Chuva Serôdia foi influenciado pelo profeta William Branham, e influenciou, por exemplo, os Profetas de Kansas City e Paul Cain.
{informações colhidas no Dicionário do Movimento Pentecostal}

045

Rev. Ângelo Medrado, Bacharel em Teologia, Doutor em Novo Testamento, referendado pela International Ministry Of Restoration-USA e Multiuniversidade Cristocêntrica é presidente do site Primeira Igreja Virtual do Brasil e da Igreja Batista da Restauração de Vidas em Brasília DF., ex-maçon, autor de diversos livros entre eles: Maçonaria e Cristianismo, O cristão e a Maçonaria, A Religião do antiCristo, Vendas alto nível, com análise transacional e Comportamento Gerencial.
Siga-nos