Por que se olha debaixo da cama depois de ver um filme de terror?
“150 Pequenas Experiências de Psicologia” é uma delicia de livro. Escrito pelo doutor em psicologia Serge Ciccotti, o especialista traz ao leitor informações e curiosidades presentes em nosso cotidiano e muito úteis para compreender melhor nossos semelhantes e a nós mesmos.
Toda a obra trabalha à margem da psicologia científica e sua pesquisa sobre a maneira que nos comportamos em nossa vida. Os tipos de comportamento englobam as mais diversas situações, como “por que achamos a boneca Barbie tão bonita?“, “o impacto da multidão sobre as decisões dos árbitros” e “por que, nos restaurantes, os últimos lugares são os piores?”.
Cada “achado” do livro é separado por temas gerais, como “Percepção, atenção, memória e inteligência”, “Julgamentos, atribuições e explicações” e influências sociais, poderes e manipulação”, e as situações são apresentadas em textos curtos e objetivos, com referências teóricas, conclusão e dicas para quem quer se informar sobre determinado comportamento humano.
Entre as 150 explicações do psicólogo, você se diverte, aprende e se conforma com algumas esquisitices e manias da sociedade.
Leia um trecho da explicação de “por que achamos a boneca Barbie tão bonita?”
Um dos modelos da boneca Barbie
*
Atração física e teoria da evolução
Tenha você filhos ou não, certamente conhece a famosa boneca Barbie… E quer você a adore ou a deteste, é preciso admitir que existe um consenso que lhe atribui uma grande beleza (Algumas mulheres chegam até mesmo a se submeter a múltiplas operações para parecer-se com ela).
Por que achamos essa boneca tão bonita? Magro (1997) conseguiu desvendar esse famoso mistério efetuando o seguinte estudo…
— Magro preparou vários esquemas e fotografias e os mostrou a 495 pessoas. As imagens representavam seres humanos com características físicas diversas (diferentes formas de rostos, de segmentos corporais etc.). Os participantes deviam avaliar os diferentes traços e dizer o quanto eles eram atraentes.
Os resultados mostraram que as pessoas detestavam: batatas da perna curtas, pernas arqueadas, caninos grandes (sobretudo quando pontudos), gengivas proeminentes, dedões curtos, palmas longas, dedos tortos, pescoços pequenos, maxilares prógnatos.
Em compensação, os participantes apreciavam: pessoas altas, pernas longas, porte esbelto, pescoços longos, lábios vermelhos e encurvados, olhos grandes, ombros quadrados, dentes alinhados e não espaçosos, dedos retos, pele lisa e desprovida de pelos, testas retas, barrigas planas, palmas do pé flexíveis. por MARCELO JUCÁ
da Livraria da Folha
Uma resposta em “Por que achamos a boneca Barbie tão bonita?”
Por que achamos a boneca Barbie tão bonita? https://t.co/6JAtaWTImS