Categorias
Artigos

Filipinos e chilenos são os povos que mais acreditam em Deus

 

PorAna Araújo | Repórter do The Christian Post

Um estudo americano divulgado na última quarta-feira, 18, mostrou que os povos que mais acreditam em Deus são os filipinos e os chilenos, onde a religião predominante ainda é a católica.

  • Igreja

    (Foto: REUTERS/Fiorenzo Maffi)

    Religiosos se reúnem em templos

Relacionado

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto NORC, da universidade de Chicago, e se baseou em estudos internacionais realizados em trinta países em 1991, 1998 e 2008.

A análise concluiu que 94% dos filipinos "sempre" foram fiéis a Deus, seguidos pelos chilenos (88%) e americanos (81%). Já nas últimas posições aparecem os alemães da antiga Alemanha Oriental (13%) e os checos (20%).

Um alerta preocupante revelado no relatório é que a crença em Deus vem diminuindo no mundo, com exceção da Rússia, Eslovênia e Israel.

O país com o maior número de ateus é a antiga Alemanha Oriental, com 59% da população descrente, seguidos dos demais países escandinavos e integrantes do bloco comunista do leste europeu, com exceção da Polônia.

Estados Unidos, Israel e Chipre dividem a lista dos 5 países com maioria dos moradores crentes à Deus, em terceiro, quarto e quinto lugar respectivamente. A maioria dos países “com fé” são nações em desenvolvimento e com forte presença católica, segundo o relatório.

Curta-nos no Facebook

Outra conclusão do estudo é a maior presença da fé entre os idosos. Os que já passaram dos 68 anos acreditam na existência de Deus, enquanto esta porcentagem cai para 23% entre as pessoas entre as pessoas de 27 anos ou menos.

Já no Brasil, uma pesquisa realizada pela Instituição Ipsos em abril do ano passado mostrou que 84% dos brasileiros acreditam em Deus, e que 28% acreditam no paraíso e no inferno.

Outro dado interessante envolvendo os brasileiros religiosos revelado por uma pesquisa da Datafolha, divulgada no final de 2011, é que 59% dos brasileiros acreditam em Deus e na teoria de Darwin, ao mesmo tempo.

A teoria em questão é que o homem tenha sido desenvolvido ao longo de anos por um processo natural, e não criado por Deus, como diz a Bíblia.

Dos 41% restante, 8% acreditam que a criação do homem não teve interferência divina, e os demais acreditam na criação feita por Deus, há menos de 10 mil anos atrás.

Por Pastor Ângelo Medrado

Pr. Batista, Avivado, Bacharel em Teologia, PhDr. Pedagogo Holístico docente Restaurador, Reverendo pela International Minystry of Restoration - USA - Autor dos Livros: A Maçonaria e o Cristianismo, O Cristão e a Maçonaria, A Religião do Anticristo, Vendas Alto Nível com Análise Transacional, Comportamento Gerencial.
Casado, 4 filhos, 6 netos, 1 bisneto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.