curiosidades Noticias

Líderes ortodoxos culpam drag queen barbada por enchentes nos Bálcãs

A região tem sofrido com fortes chuvas que deixaram mais de 40 mortos e provocaram 3.000 deslizamentos de terra

por Leiliane Roberta Lopes

• gospelprime

Líderes ortodoxos culpam drag queen barbada por enchentes nos Bálcãs
Religiosos culpam drag queen barbada por enchentes nos Bálcãs

A drag queen barbada Conchita Wurst, 25 anos, está sendo acusada por líderes religiosos dos Bálcãs de ser a responsável pela forte enchente que devastou a região nas últimas semanas. O patriarca de Montenegro, Amfilohije, disse que a enchente não é coincidência.

“Deus enviou as chuvas como um aviso para que as pessoas não apoiem o pecado”, disse ele se referindo a cantora que ganhou o concurso Eurovision. O patriarca da Igreja Ortodoxa da Sérvia, Irinej, também falou sobre pecado e vícios dizendo que a “tempestade é o castigo divino” para a região. “Deus está limpando os nossos pecados”, disse ele que estendeu a culpa para a comunidade gay.

Os líderes religiosos citados falaram em entrevista ao jornal “The Telegraph”, a reportagem citou que a igreja ortodoxa russa descreveu Conchita, cujo nome real é Thomas Neuwirth, como uma “abominação” após a repercussão de sua vitória. Sobre a premiação, a igreja teria afirmado que se trata de “um passo a mais para a rejeição da identidade cristã na cultura europeia”.

Destruição e riscos de explosões

A região Bálcãs é formada pelos países Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, República da Macedônia, Montenegro, Sérvia, Kosovo, Croácia, Romênia, Eslovênia e Áustria. Nos últimos cinco dias choveu na região o esperado para três meses, causando 40 mortes. Esta é a pior inundação que aconteceu nos últimos 120 anos.

Só na capital da Sérvia, Belgrado, foram encontrados 12 mortos. Na Bósnia o número de vítimas chegou a 19 pessoas e acredita-se que esta quantidade de corpos cresça com o passar dos dias em todos os países da região. Além das mortes e dos prejuízos das fortes chuvas há riscos das milhares de minas terrestres da Guerra da Bósnia serem deslocadas.

Os conflitos entre sérvios, croatas e muçulmanos que aconteceu entre 1992 e 1995 deixou diversos explosivos terrestres que podem ser deslocados a centenas de quilômetros até o Mar Negro. São cerca de 120 mil minas com explosivos na Bósnia, o que tem preocupado ainda mais as autoridades.

Fora isso ainda há o problema com os deslizamentos de terra, foram mais de três mil em toda a região dos Bálcãs nos últimos dias, devastando cidades e aldeias. Dezenas de milhares de pessoas tiveram que deixar suas residências e muitas precisaram da ajuda de helicópteros por estarem presas nos telhados de suas casas.

2 respostas em “Líderes ortodoxos culpam drag queen barbada por enchentes nos Bálcãs”