O lado místico da Bíblia
1. No sentido de “experiências com o divino que vão além da razão”
A Bíblia está cheia disso:
- Visões e êxtases:
- Ezequiel vê o trono de Deus com rodas cheias de olhos e 4 seres viventes
- João tem a revelação do Apocalipse na ilha de Patmos e vê Jesus com olhos como chama de fogo
- Isaías vê serafins no templo clamando “Santo, Santo, Santo”
- Paulo diz que foi “arrebatado ao terceiro céu” e ouviu palavras inefáveis
- Pedro tem êxtase e vê um lençol descendo do céu com animais impuros
- Sonhos proféticos:
- José interpreta sonhos e tem os próprios sonhos com feixes e estrelas
- Daniel recebe em visão noturna o sonho de Nabucodonosor e tem seus próprios sonhos com 4 animais
- Jacó sonha com a escada até o céu e anjos subindo e descendo
- José, marido de Maria, é avisado por anjos em sonho 4 vezes
- Encontros diretos:
- Moisés na sarça ardente que não se consumia e depois vê as “costas” de Deus no Sinai
- Jacó luta com Deus no vau de Jaboque e diz: “vi a Deus face a face”
- Elias ouve Deus num “sussurro tranquilo” após vento, terremoto e fogo
- Na transfiguração, Jesus fica resplandecente e Moisés e Elias aparecem aos discípulos
- Linguagem simbólica: Números, cores, animais, parábolas.
- O livro de Apocalipse inteiro: mulher vestida de sol , besta que sobe do mar , número 666 , Nova Jerusalém de pedras preciosas
- Zacarias vê cavalos coloridos entre murtas e um candelabro com duas oliveiras
- Daniel vê carneiro e bode como símbolos de reinos
2. Na tradição judaica
O judaísmo desenvolveu a Cabala, que lê a Torá como um texto com 4 níveis de interpretação. O mais profundo é o Sod = “segredo”, a leitura mística. Cada letra hebraica teria poder e significado oculto. Pra eles, a Bíblia é mapa do universo espiritual. Isso já aparece em Ezequiel 1 com a “Merkabah”, o carro-trono místico de Deus.
3. Na tradição cristã
Existe a teologia mística. Nomes como Mestre Eckhart, João da Cruz, Teresa de Ávila liam a Bíblia como caminho de união direta com Deus. A Lectio Divina é uma prática monástica de ler a Bíblia de forma contemplativa, buscando “saborear” Deus no texto.
Paulo mesmo fala de “mistério” mysterion 21 vezes. Alguns exemplos:
- “A vós é dado conhecer os mistérios do Reino”
- “Falamos a sabedoria de Deus em mistério”
- “Mistério de Cristo: gentios co-herdeiros”
- “Cristo em vós, a esperança da glória”
- “Grande é o mistério da piedade”
No grego, mysterion = verdade escondida que só se revela por iniciação/experiência.
4. Mas também não é “só” mística
A Bíblia tem lei , história , poesia , cartas práticas , genealogia . Boa parte é bem pé no chão: “não roubar” , “cuidar da viúva” , “como construir o templo” .
Então a resposta curta:
A Bíblia não é um livro de ocultismo, mas ela é profundamente mística porque trata do encontro entre humano e divino, usa símbolos, e aponta pra realidades que não se explicam só com lógica.
É como um texto que tem porta da frente e porão secreto. Dá pra morar na casa sem nunca descer ao porão, mas quem desce encontra outra camada : “Sobe aqui, e mostrar-te-ei”.
Pr.Ângelo Medrado
